publicidade

Treinador explica escalação do São Paulo e diz: "Não conseguimos mobilizar a equipe como a gente imaginava"

Rogério Ceni em Grêmio x São Paulo — Foto: Pedro H. Tesch/AGIF

O técnico Rogério Ceni, do São Paulo, tratou de usar a entrevista coletiva desta quinta-feira, depois da derrota por 3 a 0 para o Grêmio, para explicar o motivo das mudanças na escalação do Tricolor, que contou com o retorno dos três zagueiros, Gabriel Sara na ala direita e Benítez no time titular.



Ainda durante a entrevista, o treinador repetiu a análise sobre dirigir um “grupo mais calado” e admite que a comissão técnica não conseguiu motivar o time para o confronto decisivo.


LEIA TAMBÉM: Depois de Rojas, São Paulo prepara a dispensa de mais dois atletas do elenco


– Já frisei em outras entrevistas que é um grupo mais calado. No dia de hoje, nós, infelizmente, não conseguimos mobilizar a equipe como a gente imaginava – afirmou Ceni.

Ao explicar a escalação com Gabriel Sara na ala direita, Ceni assegurou que mudou a formação para encaixar Martín Benítez na equipe titular.

– A linha de três é muito costumeira no clube. Eu tentei montar um esquema para colocar o Benítez para jogar, um sistema que beneficiasse ele, com Sara e Welington, um jogador mais jovem para descer pelos lados, e colocando Rigoni e Calleri próximos dele. Além dos dois volantes para proteger ele, só marcando o primeiro volante na hora de recompor – explicou.

– Tentei armar um sistema muito voltado para que ele tivesse conforto dentro do jogo, e a gente tivesse altura, poder defensivo. Sara é o jogador que mais compete para pegar o Ferreirinha na hora de marcar e tem qualidade trazendo para dentro. O Welington tem mais força, chega mais fácil no fundo, com referência na área. Infelizmente não produzimos absolutamente nada no jogo, não tivemos ações ofensivas, não conseguimos neutralizar o Grêmio e nem ter força para criação – encerrou.

O São Paulo ainda não evitou o rebaixamento de maneira antecipada, mas pode se salvar na próxima segunda-feira, a partir das 19h (de Brasília), quando a equipe terá pela frente o Juventude, no Morumbi. Até um empate pode definitivamente afastar o time do risco de queda, dependendo de outros resultados.

Confira mais respostas de Rogério Ceni:
Lado direito da equipe


– Acho que não é o momento para se falar de 2022, temos problemas para resolver esse ano ainda. Vamos tentar resolver na segunda contra o Juventude. Não devemos falar sobre 2022 no dia de hoje.

Derrota como essas tem culpado?

– Somos todos nós. Quem entra em campo, eu que dirijo a equipe, todos têm sua parcela de culpa.

Replicar experiência do Fortaleza, com um elenco mais barato, no São Paulo
– Eu reitero, falar sobre 2022 não acrescenta para nós neste momento. Desde que seja um time mais equilibrado, é possível ser melhor, independente de nomes, é preciso ter mais equilíbrio na sua montagem.

O que espera do torcedor no próximo jogo?

– Tenho certeza que o torcedor vai estar lá, apoiando como sempre. Mesmo depois da vergonha que passamos hoje, ele não vai se afastar, não vai deixar de estar no Morumbi. Passa o combustível para que esse time tenha força para vencer o Juventude e, antes da última rodada, se livrar desse perigo do rebaixamento. Passa pela força que eles dão para os atletas, mesmo em um momento ruim, não tem nem como colocar adjetivos no que produzimos hoje.



O que te fez tentar mudar hoje?

– Nós já jogamos de várias maneiras. Quando cheguei aqui falava do tripé, Igor, Sara e Liziero. Nós jogamos com um quarto homem por dentro. Contra o Inter ganhamos jogando com uma linha de três, ganhamos outros jogos com linhas de quatro. Os dois sistemas foram muito usados. A linha de três é muito costumeira no clube. Eu tentei montar um esquema para colocar o Benítez para jogar, um sistema que beneficiasse ele, com Sara e Welington, um jogador mais jovem para descer pelos lados, e colocando Rigoni e Calleri próximo dele.

– Além dos dois volantes para proteger ele, só marcando o primeiro volante na hora de recompor. Tentei armar um sistema muito voltado para que ele tivesse conforto dentro do jogo, e a gente tivesse altura, poder defensivo. Sara é o jogador que mais compete para pegar o Ferreirinha na hora de marcar e tem qualidade trazendo para dentro. O Welington tem mais força, chega mais fácil no fundo, com referência na área. Infelizmente não produzimos absolutamente nada no jogo, não tivemos ações ofensivas, não conseguimos neutralizar o Grêmio e nem ter força para criação.

O que imaginou mudando a formação?

– O Sara está acostumado a fazer o lado direito, ele vem jogando nessa função na linha de frente. Como ala, teria a mesma liberdade para atacar, com o Arboleda fazendo a cobertura dele. O Sara é o jogador que mais percorre distância, e eu não queria tirar ele desse corredor, de fora para dentro. Não teve dificuldades no treinamento. O primeiro gol sai por ali, mas não é uma falha do Sara. Depois voltamos para o 4-4-2 no segundo tempo, e foi pior. O sistema é importante, claro, mas mais importante que ele é a atitude, a personalidade, o poder de reação. Então hoje posso garantir, podia ser qualquer formação, da maneira que nos comportamos dentro de campo, o sistema fica secundário.

Por que o São Paulo não encontrou mecanismos para evitar a pressão alta do Grêmio?

– Eu acho que nós não tivemos escanteio no jogo, para ver quão mal fomos na partida. Não tenho certeza, mas acho que não tivemos. Mas sofremos contra-ataques porque o Grêmio tem jogadores de velocidade. Quando você tem velocidade, e você está atrás do placar, tenta ter o controle do jogo, perde-se as bolas e os contra-ataques vêm. É claro, quando você está na frente é mais fácil, pode se postar mais baixo, sofre menos contra-ataques.

Treinador, explica, escalação, São Paulo

VEJA TAMBÉM
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Águia de Marabá vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 1 9

Comentários (20)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.