Dentre todas as propostas apresentadas no projeto, a que pode gerar maior impacto no clube é a da reeleição do presidente. Atualmente, o mandato de Julio Casares é único e de três anos. Empossado no início de 2021, ele fica no cargo até o final de 2023.
Para que ele possa se candidatar para mais um mandato, porém, a proposta precisa receber voto favorável de mais da metade do Conselho Deliberativo, o que hoje representa 131 votos (são 260 conselheiros no total, sendo que 160 são vitalícios).
Na última eleição do Conselho Deliberativo, realizada no final do ano passado, a chapa Grafite, liderada por Julio Casares, elegeu 74 conselheiros. A chapa Branca, de Roberto Natel, conseguiu 26 cadeiras.
A reeleição para presidente no São Paulo foi extinta em abril de 2017, quando um novo estatuto social foi aprovado durante a gestão de Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.
Caso o novo texto seja aprovado, essa proposta entrará em vigor a partir do início de 2024.
Veja abaixo outras das principais propostas da reforma estatutária:
Mandato dos conselheiros
Diminuição do Conselho Deliberativo
O projeto também prevê a diminuição do número de conselheiros. De 260, a ideia é que a partir da próxima eleição esse número caia para 200. Isso faz com que a eleição para presidente tenha menos votantes.
No sistema eleitoral do São Paulo, os sócios votam nos conselheiros, que elegem o presidente do clube.
Diminuição dos vitalícios
Na redução do Conselho também está prevista a diminuição do número de vitalícios, que hoje é de 160. No novo projeto a intenção é reduzir para 120.
As vagas de conselheiros vitalícios só são preenchidas quando dez delas ficam abertas, seja por morte ou renúncia. Caso essa parte do texto seja aprovada, o número de substitutos também sofreria alteração.
Atualmente, os conselheiros do São Paulo têm um mandato de três anos. O projeto da nova reforma prevê que eles permaneçam em suas cadeiras por seis anos.
A intenção com essa medida é que o processo eleitoral no clube seja reduzido. No entendimento de parte do Conselho, há muitas eleições para definir uma nova formação do órgão.
A aprovação do projeto, portanto, tornaria mais demorada uma renovação no Conselho.
VEJA TAMBÉM
- ELE FICA? Calleri toma possível decisão sobre ida ao Flamengo; Confira
- ADEUS DO ÍDOLO? Segundo jornalista, Flamengo está buscando a contratação de Calleri, do São Paulo; Entenda
- FALA, PROFESSOR! Zubeldía elogia William Gomes e faz comparação com volante da seleção argentina