Veja abaixo quando o tricolor deve entregar o novo núcleo de reabilitação esportiva fisioterápica e fisiológica, em que fase está o projeto, os valores que devem ser gastos e o planejamento para a construção. Saiba todos os detalhes de como o São Paulo Futebol Clube busca voltar a ser referência.
Para que o São Paulo priorizasse o Reffis, foram necessários anos de profissionais apontando falhas e dessa vez não foi diferente. Foi sob cobranças - respaldadas pela diretoria - públicas do treinador Hérnan Crespo em coletiva após a partida contra o Sport, válida pelo campeonato brasileiro, em que aproveitou a oportunidade para motivar as oscilações de resultados às constantes lesões passadas pelos jogadores em seu elenco e que uma eventual falta de modernização e investimentos no Reffis seria corresponsável pela situação.
A diretoria de futebol concordou com o treinador, acolheu seu discurso e disse priorizar a solução para que o mais breve possível sejam feitas as compras de novos equipamentos e total remodelagem do setor. Carlos Belmonte chegou a admitir a defasagem atual ao comentar que já são quase 20 anos desde a inauguração do núcleo em 2003 quando ainda era referência mundial na área.
O presidente Júlio Casares recém recuperado da COVID concedeu entrevista ao jornalista Jorge Nicola foi questionado sobre quais providências a gestão pretende tomar e o mandatário garantiu que ainda neste semestre o Reffis será totalmente renovado e a entrega total entre obras, novos equipamentos e instalações será entre dezembro deste ano e início de 2022.
Projeto, orçamento e execução do planejamento
O projeto do novo Reffis está na fase de planejamento ainda onde são escolhidos com dirigentes, comissão técnica e especialistas do setor quais serão os equipamentos que serão comprados, quais instalações serão ampliadas e quais serão reformadas. Após completar esta etapa de decisões, o valor para cada etapa é descoberto e a diretoria já se movimenta em busca de parcerias.
Por exemplo, a Brahma foi uma grande parceria do São Paulo na obra de modernização dos vestiários e setor de imprensa no estádio do Morumbi, os corredores exibem o nome da marca que financiou a maior parte do valor da reforma. Para o Reffis, algo parecido em algumas etapas é esperado, porém não há certeza se com a Brahma ou algum parceiro específico do ramo.
O grande X da equação desta reforma é realmente o orçamento, segundo o presidente. É esperado que se gaste de 15 a 30 milhões de reais. Em 2019, o então diretor executivo de futebol Raí chegou a apresentar um projeto em parceria com uma empresa francesa apontando que o tricolor necessitava com urgência reformular o núcleo de recuperação dos jogadores, mas a conversa não foi levada adiante pelo ex presidente Leco e o assunto morreu.
Fique ligado na série de reportagens especiais que a equipe do SPFC.Net fará sobre a situação financeira atual do São Paulo no ano 2021: o que diminuiu de dívidas, quais metas foram batidas financeiramente e no futebol, se há déficit ou superávit e o que esperar das movimentações da gestão.
Layla Reis
VEJA TAMBÉM
- LUCAS FORA! Atacante deve assumir titularidade de Lucas indisponível em duelo decisivo
- VAI ANULAR? FPF reconhece: resposta final sobre erro em pênalti na decisão contra o Palmeiras
- DE SAÍDA? Fim da linha para atacante do São Paulo, a caminho de rival no Brasileirão