publicidade

São Paulo relembra título histórico do Campeonato Paulista de 1970 e fim do jejum

Nesta quinta-feira, o São Paulo relembrou a conquista do Paulistão de 1970. O título encerrou um jejum de 13 anos do Tricolor e marcou o nono troféu estadual do time.


O clube do Morumbi não ganhava um campeonato oficial desde 1957, quando faturou o paulista. Em 1970, a diretoria contratou, então, dois nomes de peso: os uruguaios Pablo Forlán e Pedro Rocha. O último acabou não participando da conquista história e só atuou pelo Brasileirão.



Nas três primeiras rodadas, a equipe treinada por Zezé Moreira ganhou apenas um jogo e, após atuações medianas, foi vaiada pela torcida. Entretanto, tudo mudou com o retorno de Gérson, que havia sido tricampeão do mundo com a Seleção Brasileira. Sob o comando do meio-campista, que ainda sofreria com lesões em seguida, o São Paulo reagiu e terminou o 1º turno com apenas uma derrota, para consagrar a nova era do Estádio do Morumbi.

O bom desempenho seguiu no returno e, na penúltima rodada, o time ganhou do Guarani, em Campinas, após arrancada na tabela.



No Brinco de Ouro da Princesa, em 9 de setembro de 1970, Toninho Guerreiro abriu o placar para o Tricolor aos 27 do primeiro tempo. Sete minutos depois, Paulo ampliou a vantagem. Já na etapa complementar, aos 22, Vágner marcou para os donos da casa, mas a partida terminou com vitória do São Paulo.

Para o confronto decisivo, Zezé Moreira escalou: Sérgio; Pablo Forlán, Jurandir, Roberto Dias e Gilberto Sorriso (Tenente); Édson e Nenê; Paulo, Terto (Benê), Toninho Guerreiro e Paraná.

Já na rodada final, para coroar o título, o Tricolor venceu o Corinthians no Morumbi pelo placar mínimo. A partida também marcou o recorde de público daquela edição de Campeonato Paulista: 79.483 torcedores vibraram das arquibancadas.

Ao todo, o São Paulo disputou 18 jogos na competição: foram 12 vitórias, três empates, três derrotas e 27 pontos somados. Ponte Preta e Palmeiras, com cinco a menos, vieram em seguida na tabela.




VEJA TAMBÉM
- CARTADA FINAL! Contratação de atacante da Premier League pelo São Paulo tem desfecho final
- FAZ O PIX! São Paulo vê oportunidade de lucro com chegada de novo jogador ao Palmeiras
- DE SAÍDA? Bobadilla perde protagonismo no São Paulo em 2025 e diretoria busca negociação pelo atleta


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 1

Comentários (5)
09/09/2021 16:49:01 Nelson Galhardo

Este goleiro era chamado de São Sérgio o cara pegava muito timao , Jurandir , Roberto Dias,Forlam Toninho guerreiro ,fera ,Gerson o canhotinha de ouro era uma seleção .

09/09/2021 15:38:35 Mauro Augusto Almeida

Timaço!

09/09/2021 13:14:20 Jose Feitosa

O Paulo citado na escalação, era o Paulo Nani. ótimo time, mesclado de bons jogadores e alguns craques.

09/09/2021 12:58:34 Imc Saste

O uniforme é lindo! Sem nada escrito..

09/09/2021 12:46:08 Terrier

Eu estava lá naquela noite de 1970 em Campinas vendo o São Paulo se tornar campeão após 13 anos.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.