publicidade

[ESPECIAL] Relembre a trajetória do São Paulo Futebol Clube no título mundial em 2005

(Foto: Conteúdo/UolEsportes)


Por: Igor Souza


Campeão da Taça Libertadores no ano de 2005, o São Paulo partiu para o Japão em busca do tri campeonato mundial interclubes. A missão não seria fácil, de fato, mas algo dentro de nossos corações fazia transcender o amor e a confiança pelo clube e pelo time do São Paulo Futebol Clube.



O São Paulo embarcou no Aeroporto de Guarulhos as 20h45 no horário de Brasília, do dia 05 de dezembro de 2005 e chegou em Tóquio, capital do Japão, apenas no dia 07. A estreia do Tricolor estava marcada para o dia 14 de dezembro, contra o vencedor do duelo entre: Al Ahly, do Egito, e Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Vitória do favorito no duelo, o Al-Ittihad venceu pelo placar mínimo de 1-0 e foi o adversário do São Paulo na semifinal do torneio.

Time cascudo, o São Paulo comandado pelo técnico Paulo Autuori sabia das dificuldades que o São Paulo iria enfrentar já no primeiro jogo e escalou o time da forma como vinha jogando nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro daquele ano:

Rogério Ceni; Lugano, Fabão e Edcarlos; Cicinho, Júnior, Mineiro, Josué e Danilo; Amoroso e Aloisio.

Relembre os melhores momentos da vitória do Tricolor



Jogo duro, Al-Ittihad não foi presa fácil para o São Paulo naquela “manhã”. Com gols de 2x Amoroso e 1 um gol de pênalti do M1TO, o São Paulo vencia o time Saudita e estava classificado para a grande final do Mundial em 2005, contra a máquina Liverpool.

O Liverpool, naquela época campeão europeu depois de uma final magnifica em Istambul, contra o Milan, no épico empate em 3x3 após sair perdendo por 3x0, chegava como o grande bicho papão do mundial e mostrou isso no jogo contra o Deportivo Saprissa, da Costa Rica, vencendo facilmente por 3x0 e chegando há 11 jogos sem saber o que era levar um gol.

18 de dezembro de 2005, o grande dia chegou. São Paulo e Liverpool iriam duelar forças valendo o título mundial de clubes daquele ano, o Brasil parou, a torcida do São Paulo madrugou e de alguma forma estavam junto com o clube, ali, dentro de campo; em cada passe, em cada chute, em cada pique do Cicinho na lateral. O time escalado pelo técnico Paulo Autuori era o mesmo da semi-final: Rogério Ceni; Lugano, Fabão e Edcarlos; Cicinho, Júnior, Mineiro, Josué e Danilo; Amoroso e Aloisio.



Relembre o M1T0 conversando com os atletas no vestiário, antes da partida



O jogo começa. O bicho papão do mundial se assusta ao ver um São Paulo com ímpeto, menos técnico é verdade, mas que não deixava de acreditar em cada lance, em cada bola, não tinha jogada perdida. O São Paulo entrou naquele jogo, sabendo que era uma chance de ouro, sabendo que era possível, sabendo que jogava não só por eles e pela família, mas por cada torcedor.

“Caiu a invencibilidade do Liverpool”, afirmava Galvão Bueno, no dia 18 de dezembro de 2005, em Yokohama-Japão, após o baixinho mineiro aparecer como um elemento surpresa e marcar o gol do título contra o Liverpool, time inglês que não sabia o que era levar gols há mais de 1.000 minutos (11 jogos).

Relembre o gol do Mineiro na final



Naquele instante o São Paulo tinha concepção da importância de fazer um jogo defensivamente sólido e sabia das dificuldades que iria encontrar dentro da partida, o Liverpool foi pra cima, com ímpeto, o bicho papão queria vencer aquela partida a qualquer custo, mas parou em um cara que além de ser um grande ídolo e um grande homem, era um grande goleiro: Rogerio Ceni.

Relembre os melhores momento e as defesas do goleiro naquela decisão em Yokohama



O arbitro da partida, Benito Archundia, o São Paulo sagrava-se campeão do mundo no ano de 2005. Um time com competência e sorte de campeão naquela final. Bola no travessão do M1T0, um goleiro como homem do jogo, 3 gols do adversário sendo bem anulados pela arbitragem e um herói improvável. O São Paulo conquistava o mundo e fazia o coração de cada torcedor bater descontroladamente em todos os lugares, regiões e moradias espalhadas pelo planeta.




Quando o capitão, Rogério Ceni, ergue a taça, a sensação é a mesma até hoje: ORGULHO. Um time que lutou com as ferramentas que tinha, que fez o coração de cada são paulino pulsar incessantemente durante 90 minutos. O São Paulo não ganhava apenas mais um título, marcava o nome na história: o único clube brasileiro que venceu 3 vezes o Mundial de Clubes. Aquele momento jamais será esquecido, aquele dia jamais será esquecido – eu com 8 anos de idade sai correndo como se fosse a primeira vez que tinha comemorado um gol na vida, mas entendi que não era o primeiro, era o mais importante – o São Paulo bateu no “bicho papão Liverpool.

O clube retornou ao Brasil na terça-feira, dois dias depois do título, e contou com uma recepção calorosa da torcida no Aeroporto de Guarulhos, dois trios elétricos estavam à disposição do elenco. No primeiro foi designado para imprensa e fotógrafos. No segundo, só os jogadores, que foram ovacionados pela massa. Uma "multidão incalculável". Foi assim que a Polícia Militar classificou a festa da torcida do São Paulo na chegada do Tricolor ao Brasil em 2005.





Fotos: Arquivo Lance!



E pela terceira vez na história, o mundo do futebol estava pintado com as cores vermelho, preto e branco. Um sentimento sem explicação, que cada um de nós sabemos o quão especial foi. Independente de qualquer linha que eu escreva não será o suficiente para expressar. O São Paulo Futebol Clube proporcionava uma das maiores alegrias de nossas vidas.




São Paulo, Tricolor, Liverpool, Mundial

VEJA TAMBÉM
- Zubeldía fica encantado com descoberta de Dorival
- Zubeldía é sincero e explica decisão de cortar James no São Paulo
- São Paulo pode trocar jogador com o Internacional


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 4 0

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qua - 21:30 - Zorros del Desierto -
    Cobresal
    Cobresal
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Manoel Barradas
    https://media.api-sports.io/football/teams/136.png
    Vitoria
    1 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade