publicidade

Tri torna o São Paulo referência mundial

Tricolor poderá ser o primeiro hexacampeão em 38 anos de Brasileirão. Feito demorou mais na Europa

a vitória diante do Fluminense no domingo garante ao São Paulo não apenas mais um título nacional na galeria de troféus do Morumbi, mas também um lugar diferenciado na disputa para ser um dos maiores clubes do mundo, quando o assunto são os títulos.

Dono dos triunfos mais importantes entre os brasileiros, já que é o único a vencer três vezes a Libertadores e o Mundial, o Tricolor tem a oportunidade de ser o primeiro do país a chegar ao hexa do Brasileirão, disputado desde 1971, sendo desde 2003 por pontos corridos.

Entre Espanha, Itália, Alemanha, França e Inglaterra, onde estão os maiores clubes europeus, e os torneios são disputados há mais tempo se comparado ao Brasil, os cinco países contam com 27 hexas.

O equilíbrio de campeões entre eles é grande. Espanha, Alemanha e França contam com cinco clubes que conquistaram seis títulos nacionais. Itália e Inglaterra, com um hexacampeão a mais, estão à frente dos outros três países da Europa.

Se o são-paulino ainda nem comemorou o hexa, também já tem motivos para se empolgar como possíveis títulos nacionais futuros. Para isso, basta olhar para e Europa e ver o quanto os clubes demoraram para atingir seis conquistas.

Na Inglaterra, por exemplo, onde o torneio nacional passou a ser disputado em 1889, Arsenal e Manchester United, clubes tradicionais do país, demoraram 57 e 76 anos, respectivamente, para atingir o feito. Hoje o primeiro tem 17 troféus e o segundo soma 13 em sua história.

Na Itália, a Juventus demorou 36 anos para chegar ao hexa e, agora, já soma 27 títulos no país. Milan e Inter foram mais além e passaram dos 50 anos de campeonato italiano para chegar a seis conquistas do torneio. Hoje já ultrapassaram a marca dos 15 e só não superam a Juventus.

Alemanha e França são os países que mais se assemelham com o Brasil. Os alemães demoraram 33 anos para fazer o primeiro hexa do país, enquanto os franceses chegaram a 41.

Ser tricampeão consecutivo de um nacional também é outro feito que pode ser alcançado pelo Sampa, e que o coloca em uma lista seleta de vencedores. Nos mesmos cinco países europeus citados acima, 17 clubes alcançaram esta façanha, destaque para Real Madrid (ESP), Saint-Étienne (FRA) e Bayer de Munique (ALE), que chegaram a esta seqüência mais de uma vez.

– Um tricampeonato nacional é muito importante, ainda mais em uma competição tão disputada como é o Brasileiro. Se conquistarmos esse título, ele tem de ser tão valorizado quanto a Libertadores pela forma como a equipe brigou esse ano – analisou o capitão Rogério Ceni.

Próximo de mais um título, novamente o Tricolor fica em evidência mundialmente e se equipara aos maiores. Isso com 38 anos de Brasileirão. Se continuar assim, o destaque pode ser ainda maior no futuro.

No Paulistão, três chances para o tri
Na primeira oportunidade de conquistar o tri, o São Paulo poderia ter emplacado um penta. Venceu o Estadual em 1945 e 1946, mas o Palmeiras barrou a seqüência ao conquistar em 1947. Em 48 e 49 o Tricolor voltou a vencer duas vezes seguidas, mas o Palmeiras novamente interrompeu. Em 72 e 93, nova chance de três títulos consecutivos e o Alviverde barrou outra vez. Em 82 foi o Corinthians quem terminou com o sonho.

As lutas pelo tri:

O quase tri mais lamentado
Depois de vencer a Libertadores em 92 e 93, o São Paulo chegou à final da competição em 94, mas foi derrotado nos pênaltis pelo Vélez Sarsfield (ARG). Teria a chance de ser tri mundial.

1977: Campeão
Nas cobranças de pênaltis, o Tricolor derrotou o Atlético-MG em pleno Mineirão e levou a competição.

1986: Bicampeão
Novamente de pênalti, a decisão só aconteceu no início de 1987. Desta vez a vítima da conquista foi o Guarani.

1991: Tricampeão
O quarto título foi especial. O Tricolor bateu o Bragantino e levou a taça.

2006 e 2007: Tetra e penta
Após 15 anos de jejum, o São Paulo venceu dois nacionais em seqüência.

2008: Hexa?
O Tricolor pode tornar-se o único tri consecutivo do Brasil, e primeiro hexa.

Corrigida às 14h24

VEJA TAMBÉM
- ADEUS! Wellington Rato acerta com rival e não joga mais pelo São Paulo
- ALTA VALORIZAÇÃO! São Paulo avalia situação de Esteves, lateral do Vitória, após bom Brasileirão
- SAÍDA DE LATERAIS! São Paulo intensifica busca e quer lateral destaque após saída de Rafinha e Moreira


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 12 9

Comentários (3)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.