O São Paulo venceu o Ceará por 1 a 0, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Mas a vantagem que o time leva para Fortaleza poderia ser maior, se o atacante Jonathan Calleri não tivesse perdido um pênalti já na reta final da partida.
O técnico Rogério Ceni admitiu que pensou em colocar Reinaldo, que voltava de lesão após um mês fora e estava no banco, mas que refutou a ideia por conta do longo período de inatividade do lateral esquerdo, além da pressão que poderia sentir ao ir a campo para cobrar o pênalti.
LEIA TAMBÉM: Fernando Diniz pede a contratação de jogador do São Paulo
"Me passou pela cabeça colocar o Reinaldo [para bater o pênalti] sim. Mas ele vinha de 30 dias sem jogar. Me coloquei no lugar dele. Eu não gostaria de bater um pênalti [nessas condições]. Ele entrar e bater sem sentir o peso da bola. Avaliei, pensei e voltei atrás", admitiu Ceni.
A confiança em Reinaldo é justificada por números. Com a camisa do São Paulo, ele bateu 21 pênaltis e errou apenas um. A única vez que o camisa 6 perdeu uma cobrança foi em 2019, contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro. De lá para cá, são 17 tentos consecutivos anotados por Reinaldo em tiros da marca de pênalti. Ao todo, Reinaldo ostenta impressionantes 95,2% de aproveitamento nas cobranças de penalidades.
O pênalti desperdiçado contra o Ceará foi o quarto que o São Paulo errou em 17 cobranças até aqui em 2022. Foi a segunda penalidade máxima que Calleri desperdiçou neste ano. A primeira havia sido diante do Avaí. Já Luciano parou em Tadeu no empate com o Goiás, pelo Brasileirão. Antes, ainda pelo Paulistão, Nikão não converteu diante do Botafogo-SP.
"Na palestra [antes do jogo], definimos que o Calleri era o primeiro batedor, e o Luciano, o segundo. Como o Luciano já tinha saído, e vi o Calleri sendo atendido, pensei que o Nikão fosse bater. A determinação era para que ele ou o Nikão batessem. O Calleri se recuperou, colocou a bola debaixo do braço, bateu, e a bola não entrou. O que nós temos é dar apoio a ele. Ele já resolveu muito para nós. Assim que você demonstra que é um time, quando alguma coisa ruim acontece com o jogador, nós temos de demonstrar como um time que no próximo jogo temos a chance de nos recuperar de um erro que poderia nos dar uma vitória mais tranquila para a gente no dia de hoje", enfatizou Ceni.
O São Paulo volta a campo no sábado (6), às 20h30, diante do Flamengo, pela 21ª Campeonato Brasileiro, no Morumbi. Com 26 pontos, o São Paulo ocupa a décima colocação. Na próxima quarta-feira (10), o time decide com o Ceará quem passa à semifinal da Copa Sul-Americana.
Novo, pênalti, perdido, reabre, debate, substituto, Reinaldo
O Rogério Ceni tem culpa nisso... Na hora que saiu o pênalti ficou todos olhando para o banco para ver quem o RC pedia pra bater ... Isso nao pode acontecer em time profissional .. tem que ter o primeiro, segundo, terceiro e quarto batedores definidos... Dos que estavam em campo eu deixaria Nikao bater ... É o quy melhor pega na bola .... E pra mim ele tem que ser titular pois é um doa poucos que tenta chutar ... Se depender de Igor Gomes e Nestor estamos ******
Bola parada é totalmente diferente de bola rolando.
Muitos atacantes natos não sabiam bater pênalti. Cito alguns: Ronaldo Fenômeno e Luis Fabiano.
Calleri e Luciano tbm não são bons batedores de pênalti. Isso é muito claro. A maioria dos que eles acertaram foram mal batidos.
Tem que ter comando. Principalmente um treinador que manja muito do assunto. Ontem era para o Nikão ter batido. Ele estava com a bola na mão e não sei em qual momento foi tirado dele. Não sei se pressão da torcida (novamente igual o pênalti perdido pelo Luciano), ou se o Calleri que pediu mesmo.
Ontem era nikao...esses caras tem que ser conscientes do potencial especifico de cada um, alem do momento na partida...vaidade nao traz titulos !
Ontem era para fer seixado o Nikao bater o pênalti, estava c confiança de ter feiro o gol..
Quando nao tiver o Reinaldo em campo, Calleri e Luciano nao podem bater pq nao sabem, a comissao tem q avaliar outros jogadores, nao podem erra tanto penalti assim....????????
Na dúvida bate no meio do gol. É difícil um goleiro não pular em um pênalti.
Vcs de app são chatos Luciano perdeu falaram ten que ser calleri ele foi perdeu agr nikao ai se ele perde chama Rogério bando de *************
Penalti é treinamento. O mesmo com cruzamentos. Cadê a comissão técnica para treinar estes fundamentos.
Pra ser treinador tem que visao e previsao, penalti é iqual jogador que faz mil embaixadinho mais no campo nao joga nada, com bola rolando o cara é matador, mais nos penalti não dá, quem tinha que bater era o Nikão, ja tinha feito um, agora bater penalti depois de uma pancada no roto e bater, no caso ele mesmo tinha que desconfiar e passar a bola pra outro
Quem tem que bater e igor gomes
Tem gente falando que o calleri é monstro, me poupe, ele é apenas esforçado , com a bola no pé é fraco, como estamos na draga há muito tempo achamos qualquer um monstro.
Acho que um cara que bateria bem penalti seria o Wellington, pega mto bem na bola bate forte.
Calleri é monstro no Brasil não tem um igual a ele, mas lara bater pênaltis não da, pq não deixaram o Nikão bater será?
Rogério tem que repensar a ordem de batedores, Nikao batia no time anterior, seria melhor ele estar na frente de Calleri e Luciano.
Igor Gomes bate pênalti melhor que caleri e Luciano, nao é possível que ninguem percebe isso. Time grande nao perde pênalti contra ceará, precisamos voltar a ser grandes. Pode renovar com reinaldo so pra ele bater pênalti que ja paga o salário.
O Reinaldo 30 dias parado, bate pênalti melhor que o Caleri, i Caleri e muito ruim batendo pênalti,
Pênalti todos estão sujeitos a perde, ele não erro mais o goleiro pegou. Ambos bate bem ponto final.
Já deu pro Calleri e Luciano pra pênaltis, só podem botar eles se for decisão pq tem outros pra baterem, os caras erraram mais do que acertaram pow, dá chance a outros tipo Nikão ou a pereba do Igor Gomes sei lá, só não dá pro calleri nem Luciano.
Quem tem que bater penalti depois do Reinaldo, é o Igor Gomes. Calleri e Luciano ja erraram mtos pênaltis