LEIA TAMBÉM: Daniel Alves parabeniza 92º aniversário do São Paulo: “Sempre no coração”
Nascido da união de dissidentes do Club Athletico Paulistano e da Associação Athletica das Palmeiras, para mais tarde se tornar "São Paulo Futebol Clube", o Tricolor se tornou um dos alicerces do futebol na capital paulista, com suas cores de origem e o escudo no coração de cinco pontas. O Clube carrega consigo em 92 anos de existência, grandes conquistas e jogadores que deixaram seu legado vestindo a camisa do Tricolor.
9??2?? anos de história!
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 25, 2022
Hoje o nosso amado clube completa mais um ano de existência!
Amor que nos move.
Amor que nos une.
Parabéns, São Paulo!
Parabéns, são-paulinos!#SPFC92Anos#VamosSãoPaulo ???? pic.twitter.com/ns54q6FRUr
Como o novo estatuto do Tricolor diz, no Capítulo I, Artigo 1º: “O São Paulo Futebol Clube (“SPFC”), fundado na cidade de São Paulo em 25 de janeiro de 1930, tendo temporariamente suspendido e retomado suas atividades no ano de 1935, é uma associação de prática desportiva…“. Não havendo, então, qualquer questão sobre o dia em que O Mais Querido foi fundado.
Os fundadores
O Paulistano nasceu na Rotisserie Sportsman (Rua São Bento, nº 61), em 29 de dezembro de 1900. Pouco mais de um ano depois, em 1902, já era vice-campeão do primeiro Campeonato Paulista da história. Ao todo, o Paulistano conquistou 11 títulos paulistas, sendo quatro consecutivos (1916-1919).
Grandes nomes jogaram pelo alvirrubro paulistano: estrelas como Rubens Salles, Mário Andrada, Filó, Araken Patusca e, principalmente, Arthur Friedenreich (El Tigre e Araken defenderiam o Tricolor mais tarde).
Fundada em 9 de novembro de 1902 e sediada inicialmente na Av. Angélica, a AA Palmeiras sempre possuiu forte vínculo com o Paulistano. A afinidade entre os dois times surgiu ainda nas primeiras partidas disputadas entre si, quando o time principal das Palmeiras enfrentava o segundo quadro (time B) do Paulistano. Com o prestígio gerado por esses encontros, o time foi admitido na Liga Paulista em 1904, onde se tornaria, futuramente, tricampeão.
Também em 1904, o clube mudou-se para a Chácara da Floresta, onde construiu o famoso campo. Em 1916, o CA Paulistano doou as arquibancadas do antigo estádio Velódromo. Rapidamente a Floresta se tornou um grande polo esportivo da cidade de São Paulo.
A união dos dissidentes dos CA Paulistano (o clube existe até hoje) com AA Palmeiras resultou no nascimento de um clube de ponta e de berço. Gigante. Detentor, por assim dizer, de 14 títulos paulistas - praticamente a metade do que havia sido disputado até então -, e herdeiro de grandes craques do futebol e de uma bela sede esportiva, na Floresta.
Uma história repleta de suor, lágrimas e conquistas, uma história que recentemente parece meio esquecida por alguns, mas jamais será apagada
— Caio Dominguez (@CaioResenha) January 25, 2022
Um clube movido por milhões que nunca andará sozinho…
Parabéns São Paulo
O clube da fé https://t.co/UMIKU5bMR5
Hoje é o aniversário do maior clube de São Paulo e do Brasil. Parabéns, São Paulo Futebol Clube pic.twitter.com/hZVVqt5MLw
— spfcpics (@spfcpics) January 25, 2022
Conquistas e glórias
Aquele que se tornou TRI campeão Mundial e da Libertadores, também foi HEXA Campeão Brasileiro e BI campeão da Recopa Sul-americana, entre outras tantos triunfos importantes. Dominou o mundo vencendo equipes recheadas de craques, conquistou a américa por duas vezes seguidas e mais tarde, coroou o ano de 2005 com mais uma conquista.
Ah, o torcedor são-paulino se orgulha de tantas histórias e glórias. Aquele que sofre, que inflama, que chora aos 90 minutos de pura emoção, com o sentimento pulsando no coração, o grito de gol e de campeão. Esse é o mesmo torcedor que vibrou, mas também sofreu e chorou. A fase ruim chegou. E ela chega até mesmo para os mais vitoriosos.
Há 92 anos, às 14 horas do dia 25 de janeiro de 1930, na Praça da República, nº 28, começou a assembleia de fundação do São Paulo Futebol Clube.
— Somos São Paulinos (@somosaopaulinos) January 25, 2022
O dia que minha alma nasceu. Parabéns ao maior clube deste país, o Tricolor Paulista! ???? pic.twitter.com/ti13kvo15n
Após conquistar a América, ser campeão mundial e levantar tantas taças de campeonatos importantes, o Clube que estava acostumado a alcançar grandes feitos, se deparou com o dia 12 de dezembro de 2012 - o último dia do grito de "É campeão!" em um campeonato oficial - a taça da Copa Sul-americana. O torcedor não imaginava que aquele seria o primeiro dia de nove anos de jejum.
Passaram-se anos e o São Paulo não se encontrava mais no pódio. O torcedor se encontrou em um abismo onde os 90 minutos eram de emoção, mas também de aflição por tanto tempo sem as conquistas. É verdade que eventuais tropeços servem de trampolim para momentos de aprendizado e construção de algo melhor no futuro, mas o São Paulo Futebol Clube não conseguia se reencontrar.
A partir de 2013, técnicos como Paulo Autuori, Muricy Ramalho, Juan Carlos Osorio, Doriva, Milton Cruz, Edgardo Bauza, Ricardo Gomes, Dorival Junior, Diego Aguirre, Fernando Diniz não conseguiram levar o Tricolor às conquistas. Batendo na trave no Campeonato Paulista em 2019, sem a tão sonhada Copa do Brasil chegando somente à semifinal, a doída eliminação na segunda fase da Libertadores e a “perda” do Brasileirão caindo do 1º lugar para o 4º, em 2020.
Mas, mesmo com toda a angústia de nove anos sem nenhum título, o torcedor são-paulino conheceu um homem que chegou para mudar a história atual e as prateleiras do Clube: Hernan Crespo. O treinador chegou sem muita expectativa e com poucas conquistas em seu currículo, mas conseguiu realizar a melhor campanha, sendo o melhor time em quase todos os quesitos do Paulistão 2021. Um elenco competitivo e, comandado por ele, conseguiu devolver a alegria a aquele torcedor que estava machucado e com saudades de cantar: "É campeão!". Como ele mesmo dizia: “Onde não chegar as pernas, vai chegar o coração”. O grito veio: após nove anos o São Paulo acordou e voltou a levantar a taça conquistando o Paulistão.
Rogério Ceni, ídolo e ex atleta do próprio Tricolor Paulista, chegou com o objetivo de repetir sua carreira vitoriosa pelo São Paulo, agora como treinador do Clube. Com reforços experientes para esta temporada de 2022, o torcedor espera reviver grandes momentos, seja nas arquibancadas, seja onde estiver.
Deixe sua mensagem de FELIZ ANIVERSÁRIO ao Tricolor do Morumbi em mais um ano de vida! VIDA LONGA!
São Paulo, Mensagem, Aniversário, 92 anos, SPFC
VEJA TAMBÉM
- ELE FICA? Calleri toma possível decisão sobre ida ao Flamengo; Confira
- ADEUS DO ÍDOLO? Segundo jornalista, Flamengo está buscando a contratação de Calleri, do São Paulo; Entenda
- FALA, PROFESSOR! Zubeldía elogia William Gomes e faz comparação com volante da seleção argentina