LEIA TAMBÉM: Pablo passa em teste como substituto de Antony: “Diniz me dá muita confiança”
Waldir Peres de Arruda é considerado um dos mais importantes goleiros do futebol brasileiro. Defendeu o São Paulo de 1973 a 1984 e a Seleção Brasileira em três Copas do Mundo (1974, 1978 e 1982). Jogou nas décadas de 1970 e 1980, e foi considerado em boa parte desse tempo um dos melhores goleiros do Brasil.
Seu título mais marcante foi seu segundo pelo tricolor que veio nos pênaltis: o Campeonato Brasileiro de 1977, decidido apenas em 5 de março de 1978. Ele começou o campeonato em um rodízio com Toinho, em que cada um disputava três jogos, mas retomou o posto de titular na reta final. Na final, o São Paulo, que tinha dez pontos a menos que o adversário, o Atlético-MG, empatou por 0 a 0 no Mineirão, tanto no tempo normal como na prorrogação. Nos pênaltis, o goleiro são-paulino manteve-se frio e catimbou bastante. Nessa época, foi considerado um dos três melhores goleiros em atividade no Brasil.
Pelo São Paulo, ainda ganhou os Campeonatos Paulistas de 1975, 1980 e 1981. O ex-goleiro veio a falecer no ano de 2017.
Nascido no dia 10 de janeiro de 1965, em Porto Feliz (SP), Zetti jogou nos juvenis Toledo (PR), Palmeiras, Londrina e Guarani (SP), antes de se tornar profissional no Palmeiras em 1986. O goleiro sofreu fratura de tíbia e perônio e ficou vários meses afastado dos gramados. Quando Zetti retornou aos treinamentos, o goleiro Velloso brilhava como titular da meta do Verdão. Após ficar encostado no Palestra Itália, ele se transferiu em 90 para o São Paulo.
No Tricolor do Morumbi, Zetti desbancou o titular Gilmar Rinaldi e se tornou em um dos maiores ídolos da torcida são-paulina nos anos 90, conquistando os Paulistas de 91 e 92, o Brasileiro de 91, os Mundiais Interclubes de 92 e 93, as Libertadores de 92 e 93 e a Recopa Sul-americana em 93 e 94. Sendo decisivo em todas as competições.
Em 94, ele participou da seleção brasileira que conquistou a Copa dos Estados Unidos. Era o reserva imediato de Taffarel. Depois de sete anos gloriosos no São Paulo, o goleiro foi jogar no Santos. Mas ficou marcado na história do tricolor.
Qual outro duelo de ídolos você quer ver aqui no SPFC.NET? A discussão acontecerá toda sexta-feira
LEIA TAMBÉM: [COMENTE]: Força máxima, poupar ou entregar? Na sua opinião o que o Tricolor deve fazer no domingo?
São Paulo, duelo, ídolos, waldir peres, zetti
VEJA TAMBÉM
- NOVO MORUMBI! São Paulo planeja novo Morumbi para março de 2025; confira os detalhes
- São Paulo fecha mega patrocínio para o centenário e Zubeldía sonha com a Libertadores! Confira os preparativos
- BRILHANDO NA EUROPA! Zagueiro que saiu na última janela brilha na Turquia e gera debate sobre seu valor