Pq Luciano não joga de segundo atacante?
Algum especialista em esquemas táticos sabe explicar o pq o Zubeldia não coloca o Luciano na posição onde ele mais rende? É algo relacionado a marcação e recomposição? Pq imagino que devam ter times que jogam dessa forma com dois atacantes
Avalie esta notícia:
22
7
VEJA TAMBÉM
- Melou: Cebolinha recebe sondagens, mas custo impede investida do São Paulo- Craque no Tricolor? Aboubakar mira o Brasil para 2026 e São Paulo monitora situação do atacante
- Após crise e debandada na diretoria, São Paulo reage, vence e encosta no G8
- Cabe no Tricolor? Craque internacional negocia com clubes brasileiros e pode disputar o Brasileirão de 2026
- Crespo alerta para ano difícil e fixa 45 pontos como objetivo inicial do São Paulo em 2026
Recordando;
Luciano virou meia com Rogério Ceni!
Quando Luciano chegou no São Paulo, ele era escalado com atacante com o Diniz e fez uma excelente temporada, artilheiro de Campeonato Brasileiro e tudo.
Com a chegada do Ceni, o Luciano foi "inventado como meia" e o Luciano desde então tem assumido esse papel.
"Com esses 4 atacantes ele acha melhor recuar o Luciano pra não ficar esse buraco no meio"
É justamente com o Luciano jogando no meio que surge um buraco enorme
Tem uma galera dizendo que foi o Luciano que escolheu jogar de meia e tals, mas não. No ano passado foi perguntado algo relacionado a isso pra ele e o Luciano disse "eu sou segundo atacante".
Depois o Ceni disse em outra entrevista que o Luciano é meia.
Então se dependesse do Luciano ele jogaria mais adiantado. É só pra galera parar de falar que ele manda no time e ele que escolheu jogar como meia, essas bobagens aí.
Na minha percepção o São Paulo sabe que precisa de um camisa 10 e por isso foi atrás do James, e também do Pato no ano passado. A diretoria sabia que o Luciano não estava rendendo e foi atrás de um camisa 10, foram atrás do James e do Pato por isso. Mas já que nenhum dos dois deram certo, vamos continuar com o Luciano então.
O Zubeldia tá louco pra fazer um meio de campo estilo Real Madrid do Zidane (que por coincidência também sacou o James daquele time). Pablo Maia, Alisson e Thiago Mendes seriam Casemiro, Modric e Kross (não estou comprando qualidade e nem tamanho de carreira, mas sim características) do Zubeldia, essa parece ser a ideia inicial dele, mas dois se machucaram e o terceiro não vai vir, então de novo a alternativa é:
Luiz Gustavo, Marcos Antônio (ou Nestor) e... Luciano k
Entendam que o Luciano como meia é necessidade de elenco, é o plano C, D ou E.
Porque ele é paneleiro , além de querer ser titular ainda quer escolher posição e jogar de meia
Entendo que seja por uma questão tática, os nossos laterais apoiam muito (ou deveriam rs) a defesa, com isso fica dificil abrir mão dos pontas, pois além de assumirem a responsa de atacar pelos lados, ele tbm auxiliam demais os nossos laterais na defesa, só reparar nos jogos como o Lucas se aproxima do Igor e o Ferrerinha do Welligton quando odversário ta no ataque.
Nesse sentido fica dificil abrir mão desse 4-2-3-1, e por isso na minha humilde opinião o Luciano deveria ser banco (e não porque ele é ruim), mas sim pq o Lucas deveria atuar pelo meio, e na ponta direita deveria dar oportunidade para jogodores mais leves e rapidos, como Erick ou Willian Gomes. Sem contar que neste calendário apertado, ter um jogador como Luciano no banco que pode entrar descansado no decorrer das partidas pode ser uma carta na manga bem interessante para o time.
Porque Lucas e Ferreirinha são mais pontas, mais atacantes, então o meio fica muito aberto com Luciano no ataque, como o próprio Zubeldia falou é como jogar com 4 atacantes. Com esses 4 atacantes ele acha melhor recuar o Luciano pra não ficar esse buraco no meio
Em nossos primeiros jogos com o Zubeldía, o Luciano vinha sendo escalado como segundo atacante num 4-4-2, porém já faz um tempo que o esquema utilizado é o mesmo do Dorival (4-2-3-1) onde o Luciano joga no meio dessa linha de três.
Eu, particularmente, acho um grande despercício... poderíamos muito bem voltarmos com o 4-4-2, tendo dois atacantes na referência, sendo Luciano e Calleri, com dois pontas abertos de velocidade (temos Lucas, Ferreira, Erick e William Gomes) e dois volantes.
Já que não temos um meia, esse seria o melhor esquema a se utilizar... dependendo do andamento da partida, aí sim entrar com jogadores de mais condução/controle de bola, como Nestor, Rato e Araújo.
Cara todo mundo sabe que o Luciano é melhor segundo atacante, só que para ele ser um segundo atacante o time precisa ter aproximação, caso fique esperando a bola chegar ele e o calleri morre de fome, nenhum treinador desde o Diniz conseguiu fazer o time aproximar linhas e assim o Luciano não precisa sair de próximo da área.
O Diniz usava dois meias não dois pontas, onde esses dois meias, estavam sempre juntos com o segundo volante para criar e assim toda jogada criada tinha o Luciano e o Brenner para finalizar.
Como os outros técnicos jogam com pontas, o meio fica vazio para criação, obrigando o Luciano a sair de segundo volante para poder criar se não a bola não vai chegar, e isso geralmente não vem dando certo
Luciânus se acha craque, é só um bagre que as vzs, muito raramente decide um jogo, geralmente faz o terceiro gol quando ganha de 3x0, nas decisões sempre pipocou
Porque na época do Rogério o time não tinha um meio campo e o Luciano tava sendo sondado por um time árabe. Então o clube sem dinheiro chamou ele para renovar o contrato e quando ele falou que tava pensando em sair ofereceram a 10 pra ele como um agrado a mais além do salário pra ver se ele aceitava e deu certo, renovou até 2026 e improvisaram ele no meio e até hoje ele joga porque não tem outro, não é uma questão tática e sim porque não tem outro meio campo. Houve uma tentativa, trouxeram o James, mas este se mostrou de início descontente por não jogar com a camisa 10 e arrumaram a 55 pra ele pois 5+5=10. Daí trouxeram Ferreirinha que joga de ponta e o André Silva para reserva do Calleri mas não trouxeram outro meia.
Se existe um "falso 9", nesse esquema do Zubeldía o Luciano faz a função de um "falso jogador".
Todo mundo acha que ele vai fazer alguma coisa em campo mas não faz nada.
Se existe o "falso 9", posição que o esquema necessita de um centroavante mais móvel e que ajude na construção das jogadas, o Luciano está inventando o "falso 10", aquele que circula o campo todo, menos nas pontas. Eu particularmente não gosto do Luciano fazendo esse papel de meia armador, principalmente, quando ele vem buscar a bola na primeira linha defensiva. Ele pega a bola, aciona os volantes e não tem velocidade para prosseguir com a jogada, resumindo, o ataque fica com um à menos. Não sou tecnico de futebol, mas não duvido que isso acontece porque o Luciano tem um problema muito grande: "Desobediencia tecnica". Mas eu já disse em outro post, o Luciano como segundo atacante é acima da média.
Acho que na última partida o Luciano falou sobre isso. Ele disse que joga onde o técnico colocar, Que prefere de segundo atacante como o zubeldia vem escalando porque os gols saem mais fácil. A culpa de onde o Allison joga não é dele, Foi o Filho do Dorival que testou e deu certo. A Melhor fase do Gallopo no SP foi jogando de 9 e a culpa não foi dele. Foi do Rogério. A mesma coisa se aplica ao Luciano, Normalmente o jogador joga onde o técnico escala. O erro está em não Substituir o Jogador
pq inventaram que ele é 10, ja queria fz isso mas o diniz brecou. Como segundo atacante nivel seleção(tanto que no unico ano que foi virou artilheiro do brasileiro com igor gomes e lizieiro de meia), mas como meia é bem medíocre
"O Luciano está jogando na posição do Ganso, mesmo não sendo um meia que pifa o atacante pra fazer gol"
Exatamente isso. Luciano tem as características exatas de um segundo atacante, como escrevi abaixo. Não é um meia. Não rende na posição que o Ganso jogava.
Quando Ganso e Calleri jogaram com a Bauza a Libertadores 2016, o quarteto era Ganso no meio, Kelvin e Michel Bastos nas pontas e Calleri no ataque. O Luciano está jogando na posição do Ganso, mesmo não sendo um meia que pifa o atacante pra fazer gol, Luciano é mais finalizador, por isso, a equipe cria pouco, depende mais do Lucas e Ferreirinha.
"Luciano é o tipo de jogador que flutua ali no ataque. Ele sempre está ali entre os volantes e zagueiros adversários..."
Sim, por isso ele é um segundo atacante.
É isso que um segundo atacante faz.
Ele joga um pouco mais recuado do que o centroavante principal, ajuda a criar jogadas e a distribuir a bola para os outros atacantes ou meio-campistas.
Ele é móvel, desloca por várias áreas do campo, puxa a marcação e cria espaços para os companheiros.
Deve ter boas habilidades de finalização.
Dar passes decisivos para outros jogadores.
Ajuda a pressionar a defesa, dificultando a saída de bola e forçando erros.
Tem que ser capaz de agir lados do campo mas também pelo meio.
Se movimenta entre as linhas de defesa e meio-campo do adversário, aproveitando os espaços e desequilibrando a defesa.
miguel@_tricolor eu acho que ele as vezes até se coloca nessa posição saca? Luciano é o tipo de jogador que flutua ali no ataque. Ele sempre está ali entre os volantes e zagueiros adversários....A maior prova disso é a quantidade de gols que ele marca....Portanto no papel ele não é atacante mais na prática pode perceber q ele atua bastante ali na frente.....saudações tricolores brother....
Prefiro Luciano de segundo atacante tambem, mas pra ter um time decente ou joga com 2 atacantes ou joga com 2 pontas e 1 centroavante, por exemplo se colocar Calleri e Luciano no ataque esquece ferreirinha na ponta, pra mante-lo teria que fazer 3-5-2 e colocar ele de ala, sabe-se la se vai render longe do gol
Porque o SPFC joga com 2 pontas, só existe um atacante de área nesse esquema (4-2-3-1 ou 4-3-2-1). Luciano tinha que disputar posição com o Calleri, só que inventou ele no meio pra jogar.
Porque o senhor Luciano gosta de jogar como meia. Ele manda no time.
Sobre um camisa 10, o sonho do Zubeldía é um camisa 8 armador.
Um volante que marque bem e tenha um passe de qualidade (estilo Alisson mas um pouco melhor).
Por isso não acho que a diretoria vai procurar um camisa 10 estilo Arrascaeta - mesmo que tenha muito menos qualidade.
A prioridade é que seja mais marcador mesmo.
Naquele SP do Diniz tinha outra situação: o ataque funcionava em triângulo. Os atletas saía da defesa fazendo toques curtos e a movimentação triangular tornava muito difícil conseguir executar uma marcação - estilo Chicago Bulls anos 90.
Então tinha a questão de qualidade de passe, mas o posicionamento dos atletas em triângulo também facilitava muito a infiltração na área adversária e a bola chegar até o atacante.
Um camisa 10 hoje faz falta e não precisa ser craque até por que craque hoje não existe,mas um cara que saiba da dinâmica no meio campo ,o Veiga mesmo não é craque já foi até emprestado,voltou e o português encaixou ele no time,o meia tem que ter noção de acelerar o jogo quando precisar e cadência quando a necessidade, São Paulo não tem ninguém assim e também está muito atrasado em contratações semana que vem começa os mata mata com esse elenco não briga por títulos infelizmente
Melhor fase do Luciano foi jogando junto do Brener, abastecido por Sarah e Daniel Alves,a verdade é uma só não temos um 10 e os técnicos tem que improvisar, infelizmente o James não vingou que vá atrás de outro,o Corinthians falido como tá ,trouxe o Rojas,(não pagou e foi embora) e agora trouxe o tal de garro que é bom de bola, incrível como São Paulo não olha o futebol sul americano
Zubeldía joga com 4 atacantes e sem ninguém no meio de campo para organizar o jogo e ditar o ritmo.
Antes o Alisson tinha essa função.
Mas o motivo para ele estar usando essa formação que já afundou Ceni e Carpini, é um mistério.
Na verdade, esse é um ponto interessante mas que OS GÊNIOS NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA LER.
Perguntaram ao Carpini recentemente o que ele faria de diferente no SP. Então ele respondeu:
"Eu gostaria de ter me mantido FIEL ÀS MINHAS IDEIAS".
O que isso quer dizer não sei, mas acho estranho ele ter insistido tanto no sistema com 4 atacantes, e Zubeldía também estar indo por esse caminho (mesmo sabendo que no 3-4-3 e no 3-5-2 por exemplo, o SP talvez tenha feito suas melhores pasticas no ano).
Talvez tenha dedo de alguém do clube influenciando nessa decisão de manter 4 atacantes.
Alisson não é um jogador de passe amigo? Me desculpa mas acho o Alisson um dos poucos volantes atuantes no Brasil que faz essa função de sair propondo o jogo por passes seja curto ou longo. E só ver as estatísticas dele.
Assistências
2
Assistências Esperadas (xA)
0.81
Ações com a bola
78.6
Grandes chances criadas
2
Passes decisivos
0.8
Passes certos por partida
60.4 (91%)
Passes no próprio campo
29.6 (93%)
Passes certos no terço final
30.9 (87%)
Bolas longas
4.9 (71%)
Passes certos cavados
5.4 (78%)
Cruzamentos certos
0.2
Fonte: sofascore
Então,concluindo: Na melhor fase do Luciano como segundo atacante,tínhamos jogadores que preenchiam o meio,que armavam o jogo.Agora temos jogadores que carregam a bola,muitas vezes pelas laterais,e fica esse buraco no meio que o Luciano tenta preencher.
Enquanto a escalação for essa,esse problema vai se manter.Não da pra escalar todo mundo junto(Luciano,Lucas,Ferreira e Calleri) sem um meia,senão Luciano acaba virando esse jogador e não rende nada.
Na melhor fase do Luciano,com o Diniz,tínhamos um meio campo mais técnico.Não tô falando nem de qualidade,mas em características.Daniel Alves,Igor Gomes,Sara,eram jogadores que tinham esse passe pra fazer a bola chegar no Luciano.Hoje temos Alisson,Lucas,Ferreirinha,que não são jogadores de passe,são jogadores que carregam a bola e constroem mais jogadas pra si mesmo através da individualidade do que pros atacantes
Na teoria o Luciano está sendo escalado como um segundo atacante,atrás do Calleri,enquanto Lucas abre pela direita e Ferreirinha pela esquerda.A questão é que na prática ele não consegue exercer essa função porque não tem meia pra fazer a bola chegar,então ele sai muito pra buscar a bola,se distancia do Calleri,se aproxima dos volantes e vira esse "meia" que não rende.
Notícias
River Plate acelera transferência de Galoppo e São Paulo amarga perda financeira, enquanto Tapia e Enzo Díaz ficam definitivos
Luiz Gustavo, do São Paulo, confirma: "Vou seguir em ação até 2026 e ampliar minha carreira"
Maik se destaca no São Paulo e desafia concorrência por vaga de titular no time principal
São Paulo reencontra a vitória com 3 gols de diferença, algo inédito desde o Paulistão
São Paulo aposta na juventude: Pedro Ferreira estreia em jogo decisivo contra o Inter
Melou: Cebolinha recebe sondagens, mas custo impede investida do São Paulo
São Paulo fecha temporada com aproveitamento irregular em casa; pressão aumenta para melhorias
São Paulo quer comprar Enzo Díaz e estuda troca com o River envolvendo Galoppo
São Paulo freia busca por medalhão em 2026 e foca em ajustes cirúrgicos em meio a crise financeira
Craque no Tricolor? Aboubakar mira o Brasil para 2026 e São Paulo monitora situação do atacante
Corinthians derruba São Paulo e enfrenta Palmeiras na final do Paulistão Feminino 2023
Corinthians reage em clássico, elimina São Paulo e se prepara para decidir Paulistão contra o Palmeiras
Corinthians e São Paulo em campo: emoções à flor da pele no confronto do Campeonato Paulista Feminino
Corinthians elimina São Paulo e avança à final do Paulista, onde enfrenta o Palmeiras
SPFC desafia Vitória em duelo decisivo; G-8 em jogo e pressão aumenta nos bastidores
São Paulo quita dívida de R$ 6 milhões da era Calleri e busca alívio do transfer ban urgentemente
Casares admite: um ano sem sustos em 2026 será um avanço significativo para o clube
Corinthians e São Paulo femininos se enfrentam; escalações confirmadas e onde assistir ao clássico
Cotia na final! São Paulo atropela Atlético-MG e vai a final da Copa do Brasil
Maik desponta como destaque entre defensores sub-20 do Brasileirão, liderando estatísticas ofensivas em São Paulo
São Paulo na final! Tricolor goleia Atlético-MG e garanti vaga na final da Copa do Brasil Sub-20
Pedro Ferreira: Cotia celebra a estreia do nono jogador em 2025 e São Paulo ganha nova esperança
Sonho da Libertadores vivo? Após vitória sobre Internacional, São Paulo continua vivo por vaga na Libertadores
Orçamento milionário para 2026? São Paulo procura investimento milionário para reforços em 2026
Cotia brilha em 2025! Joia se destaca e se torna o décimo garoto de Cotia a brilhar no São Paulo em 2025
Divida milionária quitada? São Paulo firma acordo para pagar divida milionária com Ex-jogador
São Paulo dá resposta decisiva ao torcedor e supera traumas com vitória sobre o Internacional
São Paulo brilha em campo: Sabino e Luciano se destacam na vitória sobre o Inter com atuações memoráveis
Manifesto pró-Casares expõe racha político e amplia tensão no São Paulo FC
Abel Braga dispara críticas ao elenco do Internacional após derrota de 3 a 0 para o São Paulo