publicidade

Volante Luan fora do São Paulo

De acordo com as notícias, São Paulo ainda tinha 2 vagas para inscrições de possíveis contratações no Paulista. Essas contratações não ocorreram, e o SP inscreveu Iba e Nestor (que provavelmente não irá voltar a jogar no Paulista). Deixando Luan de fora, até mesmo dos inscritos.

Alguém sabe o que aconteceu? O cara era uma revelação, assim como o Pablo Maia em 2021, e foi praticamente descartado, sendo preterido por um jogador da base que nunca jogou e outro que está lesionado e não volta cedo.

Está sendo negociado? Alguma treta interna? Alguém viu algo?
Avalie: 9 14

Comentários (32)

https://culturafc.wordpress.com/2020/04/03/numeros-nao-mentem-mas-enga nam/

Essa matéria do GE não é argumento. Isso que ele tá falando não é técnico, é mais uma curiosidade. Se fosse vdd, o Luan valeria 10x mais no mínimo. Mereceria um salário de 2 milhões tranquilamente. Sinceramente não sei quem é mais burro. Vc que não entende ou eu que não consigo explicar algo tão óbvio. Mas vc ta falando beateira. Enfim, não vamos sair do lugar nesse assunto. Vida que segue. Vou deixar uma matéria pra vc. Tem um tópico específico sobre isso

22/02/2024 21:14:55 vlsp

O Luan é um jogador jovem, mas com histórico de jogador veterano... Cara se machuca muito, só vive acima do peso e não procura evoluir na parte tática... Quando o Ceni falou o episódio das cadeiras na piscina, atletas tratando meio período ( ele se referiu ao Luan e até ao Luciano, que passou mó tempo no DM no sapatinho)... Por mim, nem teria renovado com ele. Agora, ele simplesmente "sentou" encima do contrato que tem...

bronze
22/02/2024 04:20:28 Karakakiko

Eu achei muito interessante essa análise feita pelo Globo Esporte:

"Aproveitamento do São Paulo sobe mais de 30% com Luan titular

Luan jogou 35 vezes na temporada. O São Paulo, contando com o meio-campista em campo, somou 20 vitórias, dez empates e cinco derrotas. O APROVEITAMENTE DO 66% DOS PONTOS SERIA SUFICIENTE, POR EXEMPLO, PARA COLOCAR O TRICOLOR NA VICE-LIDERANÇA DO BRASILEIRÃO.

Sem o meio-campista, o aproveitamento do São Paulo despenca. Em 2021, a equipe de Hernán Crespo atuou 17 vezes sem o camisa 13. São quatro vitórias, seis empates e sete derrotas, com apenas 35% dos pontos conquistados contando Paulistão, Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro."

Fonte:
https://ge.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/aproveitamento-d o-sao-paulo-sobe-mais-de-30percent-com-luan-titular.ghtml

bronze
21/02/2024 21:10:08 Karakakiko

Com o volante LUAN dentro de campo, Tricolor tem 77,1% de aproveitamento; sem o camisa 13, índice cai para 30,5%

https://jogada10.com.br/sao-paulo-se-apega-ao-aproveitamento-incrivel -de-luan-para-vencer-a-primeira-no-brasileirao/

Você está certo, realmente vale a pena trabalhar para RECUPERAR O JOGADOR!

21/02/2024 06:21:22 Jhonatan Lopes

Dizem que depois que renovou, para de se cuidar, qualquer foto que vc pegar dele vai vê-lo gordo e fora de forma, deve comer lanche todo dia

20/02/2024 21:36:44 TricolorFanatico533

Acho que o Luan deve ter uma lesão crônica! Não deve mais ser capaz de jogar futebol em alto nível! Virou um "mico" para o clube!

Cara, a gente nem tá discutindo futebol. A gente tá discutindo lógica. Pergunta pra um matemático, alguém que manja de lógica e estatística: no futebol eu posso relacionar (causa / efeito) a presença de um jogador com o aproveitamento do time? Vê oq ele fala. Estatística são ótimas pra fazer análise, mas essa especificamente é tosca

Karakaliko estou falando de futebol que é uma dinâmica diferente de outros esportes mais engessados, com jogadas ensaiadas, movimentos repetidos e limitados, onde até a mecânica do movimento é estudada (um arremesso no basquete). Futebol são 11 atletas com muito mais liberdade e infinitas variáveis. Não tem lógica esse tipo de análise e nunca vi alguém sério usando isso. Não faz sentido, não é racional, dizer que foi em razão da presença do Luan que o aproveitamento do SPFC melhorou em 30%

bronze
20/02/2024 15:35:37 Karakakiko

Luiz Felipe Camargo de Carvalho

E se você acompanhar qualquer analista de futebol que não seja "tosco", você vai ouvir ele dizendo: "com tal jogador em campo o time ganhou x partidas e sem ele em campo o time perdeu x partidas". Ninguém mais faz análises sérias sem levar em conta o rendimento do time com aquele atleta em campo.

Agora, que existem muitas variáveis existem, só que calcular todas elas é impossível. Por isso eles primeiro naquela que mais importa: quando o jogador está em campo o time ganhou mais vezes, ou perdeu mais vezes? Como os campeonatos são por pontos, ao menos a fase de grupos, o que importa são os pontos.

E praquem acha que isso é invenção modernoa, o Luxemburgo, em um dos seus melhores momentos, quando conquistou a tríplice coroa pelo Cruzeiro, ele já dizia: "tem jogador que nós contratamos porque sabemos que ele, sozinho, garante x pontos ao longo de um campeonato". Agora, quantas variáveis você acha que o Luxemburgo utilizou para chegar a essa conclusão? Apenas uma: o cara rende pontos ou não?

Só que, ao ouvir isso, muitas pessoas pensam que o técnico está falando sobre atacantes que fazem gols decisivos, só que muitas vezes a defesa é ainda mais importante. Quem lembra do SP tricampeão brasileiro com Muricy sabe que, quando o time fazia um gol podia comemorar a vitória - porque o sistema defensivo garantia aqueles 3 pontos. Era muito eficiente.

bronze
20/02/2024 14:59:46 Karakakiko

Luiz Felipe Camargo de Carvalho

"Essas análises de creditar aproveitamento do time em razão da presença de um jogador são bem toscas".

Na sua cabeça pode ser tosca, mas no mundo dos esportes é utilizado largamente. Quanto maior o nível do profissionalismo no esporte, mais essa estatística de desempenho é observada.

Se você acompanhar a NBA, por exemplo, esporte extremamente rico e levado muito a sério, em todo jogo é feita uma análise do desempenho do time quando determinado jogador está em quadra. A análise é simples: com ele em quadra o time sofreu mais pontos, ou fez mais pontos? E enquanto ele não estava jogando, o time sofreu mais pontos, ou fez mais pontos?

Essa análise é feita individualmente, para cada jogador, e assim eles determinam o grau de impacto que cada jogador tem na equipe, se influencia positivamente ou negativamente nos resultados.

Esse é um sistema utilizado largamente pelo scout. Mas certamente você não sabia de nada disso.

17/02/2024 14:26:06 Fernando Arcanjo

Luan eterno ídolo de um jogo só! Grande feito aquele gol na final do Paulista. Nada mais...

16/02/2024 23:47:02 MarcaoSPTricolo

O que acontece nesse clube que cada hora um jogador é descartado. Mais um caso dentre tantos nos ultimos anos

Ano passado quando ele entrou no jogo contra LDU mudou o jogo da água pro vinho. Estavamos sendo amassados e ele no lugar do Gabriel Neves equilibrou o jogo. Tambem sempre vi ele entrando bem nos jogos quando estavamos com o time B no brasileirao.

O que acontece no São Paulo que tem jogador que tem 1 milhão de oportunidades e outros quase não tem? O que acontece no São Paulo que muda treinador e os padrões sempre se repetem?

Sinto cada vez mais que tem diretor ou comissão técnica interferindo.

16/02/2024 23:42:42 MarcaoSPTricolo

O cara era cotado a times europeus e seleção brasileira e termina dessa forma.

Era um dos melhores volantes do Brasil, será que desaprendeu a jogar?

Imagina daqui uns 2 anos simplesmente jogamos fora Pablo Maia pq é "baladeiro". Clube tem que trabalha pra evoluir esse tipo de jogador com potencial gigante e não ver a carreira ser destruída e fodase

Karakakiko. Essas análises de creditar aproveitamento do time em razão da presença de um jogador são bem toscas. No futebol, com tantas variáveis que podem influenciar os resultados é muito rasa essa conclusão. Vc conseguiu deixar mais tosco fazendo essa simulação do Brasileiro do SPFC campeão

bronze
16/02/2024 23:00:09 Karakakiko

Kaiquecesar123

Empréstimo sem valor estipulador para compra.

Ou vamos esperar o Carpini testar ele como ponta.

bronze
16/02/2024 22:58:29 Karakakiko

Agora, um jogador que sozinho fazia o time ter 30% mais vitórias, é muita coisa. É muito resultado. É a diferença entre a vida e a morte.

O SP fez 53 pontos no Brasileirão 2023. Se ele tivesse um jogador que garantisse 30% a mais de pontos, o clube terminaria a competição com 68 pontos. Palmeiras foi campeão com 70 pontos.

Grêmio ficou em segundo com 68. Atlético-MG ficou em terceiro, com 66.

Com um jogador que garantisse 30% a mais de pontos o SP lutaria pelo título do campeonato brasileiro até a última rodada. E com uma vitória a mais, seria campeão.

16/02/2024 22:57:55 Kaiquecesar123

deveria emprestar seria bom pra todos, ele jogaria e veríamos ele jogando, mas enquanto ele tiver só encostado vai ficar com a lembrança daquele luan que deu o titulo paulista e era um dos melhores marcadores do time

bronze
16/02/2024 22:52:05 Karakakiko

Marcello Verissimo

Mas eu entendo o seu ponto de vista e respeito sua opinião.

bronze
16/02/2024 22:51:07 Karakakiko

Alisson não chegou no SP em baixa, chegou com o estatus de bom jogador. TEVE PROBLEMAS DEPOIS DE CHEGAR NO SP.

Rato não chegou em baixa, chegou com o estatus de bom jogador.

Nenhum deles chegou ao SP sendo chamado de refugo. Não foram contratações bombásticas, nenhum deles é o Messi, mas também não foram contratados como "um jogador em baixa" e que o clube poderia recuperar o futebol deles.

É diferente do Arouca indo pro Santos desvalorizado, trocado por um zagueiro que só tinha uma perna, ou o Jean que foi pro Fluminense com valor de compra fixado em uma penca de bananas (4 milhões), ou ainda o Casemiro, que foi pro Real madrid desvalorizado e também com valor para compra fixado em uma penca e meia de bananas.

E, todos eles arrebentaram depois de saírem do SP.

bronze
16/02/2024 22:46:17 Karakakiko

Cello, bem simples:

Nessa história toda o mais preocupante é que o SP tem um histórico, nos últimos anos, de afundar jogadores, vender ou emprestar, e ver eles arrebentando por outro clube.

Aí alguém pode dizer que isso é normal. Sim, até seria, só que o inverso nós não vamos no SP. Não vemos o clube resgatar o bom futebol de algum jogador que chegue ao clube meio "mal das pernas".

Isso, por si só, já representa um enorme desperdício financeiro.

bronze
16/02/2024 22:35:45 Karakakiko

Sim Cello, bem simples:

Os clubes que tem sucesso são aqueles que conseguem desenvolver um jogador, ou recuperar.

Arouca veio para o SP como melhor volante do Brasil. Rapidamente o futebol dele desapareceu e foi trocado para o Santos. Na Vila Belmiro o técnico recuperou o futebol dele, e por anos foi o melhor volante atuando no Brasil. Chegou até a seleção brasileira.

Jean foi a mesma coisa. Futebol dele no SP começou a morrer. Foi para o Fluminense, o time recuperou o futebol do menino e, por anos, foi um dos melhores volantes do Brasil. Até o Palmeiras, quando se tornou poderoso foi atrás dele e contratou. No Palmeiras continuou arrebentando.

Aquele time do Grêmio, campeão da Libertadores, era formado por muitos jogador recuperados pelo Renato Gaúcho. Vários chegaram ao clube como "refugos", mas voltaram a jogar bola.

Recuperar o jogador Cello, é bem simples.

A não ser que o clube siga o modelo do Manchester City, Flamengo e Palmeiras, e invista fortunas em jogadores (o que o SP não tem bala na gulha para fazer).

bronze
16/02/2024 22:21:30 Karakakiko

Jason__Soberano e Jason_SanPablo

Sobre as qualidades ofensivas do Luan: no SP do Crespo, com Luan em campo o SP fazia mais gols.

Vale lembrar que desde a chegada de Hernán Crespo ao São Paulo Luan passou a ter mais liberdade para também colaborar nas construções ofensivas, se transformando em um meio-campista mais completo e se desvencilhando do rótulo de “jogador marcador”.

Além de ter marcado seus dois primeiros gols como profissional sob o comando do treinador argentino, Luan influencia diretamente na média de gols da equipe. Com o volante em campo, o São Paulo ostenta uma média de 1,92 gol por jogo. Sem ele, a média cai para 1,66.

https://www.gazetaesportiva.com/times/sao-paulo/presenca-de-luan-em-c ampo-influencia-nos-gols-sofridos-e-marcados-pelo-sao-paulo/

bronze
16/02/2024 22:19:03 Karakakiko

4 - É inegável que Luan se transformou em um dos pilares do time de Hernán Crespo. Com o volante em campo, o São Paulo sofreu apenas dez gols em 19 jogos, uma média de 0,52 gol por jogo. Desses confrontos, o jovem revelado nas categorias de base do clube foi titular em 14, o que evidencia sua importância para a equipe.

Responsável por proteger a zaga como primeiro homem do meio-campo, Luan contribuiu para que o São Paulo saísse de campo sem ser vazado em 13 das 19 ocasiões em que atuou. Com sua ausência, o Tricolor passou a ter um desempenho bem diferente: foram 16 gols sofridos em 11 dos 12 jogos sem o volante, o que eleva a média para 1,33 gol sofrido por partida.

https://www.gazetaesportiva.com/times/sao-paulo/presenca-de-luan-em-c ampo-influencia-nos-gols-sofridos-e-marcados-pelo-sao-paulo/

prata
16/02/2024 22:17:35 Jason_SanPablo

Tinha uma epoca que o Luan se escalava, mesmo nos esquemas do Diniz e do Crespo que nao cabia o volante exclusivamente pra marcação o Luan melhorava tanto a equipe que eles eram, por bom sendo, obrigados a escala-lo, dai o cara caiu no limbo, vai saber o que acontece nos bastidores

bronze
16/02/2024 22:15:59 Karakakiko

Marcello Verissimo

Ele não é o "meu melhor volante".

Na época em que o Crespo era o treinador, e o time jogava no 3-5-2, frequentemente ele era apontado por jornalistas, e comentaristas esportivos, como o melhor primeiro volante do Brasil. Você pode pesquisar isso no YouTube.

Pesquise também matérias da época no Google.

Vou te deixar alguns exemplos:

1 - Aproveitamento do São Paulo sobe mais de 30% com Luan titular.
O São Paulo é um com e outro sem Luan. Os números ratificam essa teoria e favorecem quem defende a presença do meio-campista no time titular de Hernán Crespo. Com o Craque do Jogo do último domingo, na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO, o aproveitamento Tricolor na temporada 2021 sobe mais de 30%.
https://ge.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/aproveitamento-d o-sao-paulo-sobe-mais-de-30percent-com-luan-titular.ghtml

bronze
16/02/2024 22:15:44 Karakakiko


2 - "Luan é o jogador mais utilizado por Crespo no São Paulo
4 de mai. de 2021 — Luan vem sendo uma peça indispensável no esquema definido pelo técnico Hernán Crespo. O volante vem sendo o jogador do São Paulo que mais atuou na atual temporada, entrando em campo em 11 de 12 oportunidades, na maioria das vezes como titular, e, aparentemente, convenceu a nova comissão de que seu lugar não é no banco de reservas.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/gazeta-esporti va/2021/05/04/luan-e-o-jogador-do-sao-paulo-mais-utilizado-por-crespo- neste-inicio-de-trabalho.htm?cmpid=copiaecola

bronze
16/02/2024 22:13:18 Karakakiko

3 - Luan, sobre sua evolução com Crespo no São Paulo
22 de abr. de 2021 — Um dos jogadores que mais evoluíram com a comissão técnica de Hernán Crespo foi o volante Luan.
https://www.terra.com.br/esportes/lance/luan-sobre-sua-evolucao-com-c respo-no-sao-paulo-nao-ser-so-marcador,97cc630efa52337a0598538d0810fe5 8vaahujhq.html

16/02/2024 21:06:41 Ricardo_Santi

Não pode criticar, pq ele é cria de Cotia

16/02/2024 20:03:34 Jason__Soberano

Luan é visto como aquele primeiro volante que marca bem,mas não tem qualidade pra sair jogando,e vai perdendo cada vez mais espaço no chamado "futebol moderno".Volante cão de guarda não existe mais.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Qua - 21:30 - -
    Flamengo
    Flamengo
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Sáb - 21:00 - MorumBIS
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    1 2
    X
    Fortaleza EC
    Fortaleza EC
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade