publicidade

Antony, Gabriel Jesus x Lucas Moura

Assisti o jogo entre Manchester x Arsenal ontem e vendo os jogadores brasileiros Antony, Gabriel Jesus, Martinelli eu reafirmo o que eu sempre falei, como o Lucas Moura está enterrando a sua carreira.
Lucas Moura surgiu no futebol brasileiro lá nos anos 2010 como um jogador que seria parceiro de Neymar como protagonistas na Seleção Brasileira, e nós como sãopaulinos depositávamos todas as fichas nele e os torcedores rivais ninguém duvidava da sua capacidade, sabíamos que ali nascia um jogador que iria jogar em alto nível na Europa e que seria titular na Seleção em Copas do mundo. A empolgação era tanta que aos 20 anos o PSG desembolsou uma nota para tirar o jogador do SPFC e colocá-lo no velho continente.
Em Paris, Lucas encontrou um time cheio de estrelas, Ibra, Pastore, Lavezzi etc.. e inicialmente o menino de Cotia passou a jogar pelos lados e mais atrás, dando assistências para Ibra marcar seus gols e ser artilheiro do time. Porém com o passar do tempo, o garoto passou a se contentar em ser apenas garçon, fazer o trabalho sujo para seus companheiros brilharem, tanto é que vimos ele marcar seu primeiro golzinho com a camisa do PSG apenas quase 1 anos após estar vestindo aquela camisa. Ao sair do SPFC, Lucas já estava perdendo espaço na Seleção, foi assim que viu a vaga de titular da Seleção Olímpica ir pro espaço, quando na final contra o México, perdeu a titularidade na ponta direita para o Hulk que era um dos jogadores acima dos 23 anos. Depois em 2013, já jogando como conadjuvante no PSG, vimos seu espaço na amarelinha ir se encurtando na Copa das Confederações, posteriormente perdeu a vaga pro Bernard, isso mesmo, perdeu a vaga na seleção pro fraco Bernard. Lembro que em 2013, muitos torcedores vinham neste mesmo site escrever que ele estava aprendendo na Europa enquanto o Neymar se queimava no Santos, posteriormente o Neymar foi pro Barça e chegou como protagonista lá, mostrando o equívoco que cometíamos.
No PSG Lucas continuou sendo apenas um jogador que fazia o que o técnico pedia, foi perdendo espaço, se contentando em marcar e dar assistência até ser colocado como negociável. Em 2018 foi vendido pro Totteham, que apesar de fazer parte do grupo dos 5 grandes, não consegue brigar por nada na premier ligue. Quando chegou ao time inglês, teve seu ânimos renovados, voltou a ser titular e fez 19 gols na primeira temporada, sendo protagonista com a lesão de Son. Foi assim na Champions de 2019, quando nos presenteou com aquele espetáculo ao conduzir o Totteham a final fazendo 3 gols em um jogo já perdido. Ali ele figurava entre as grandes figuras do futebol europeu, e todos nós dizíamos que o monstro tinha voltado, porém na sua sequencia tinha um Pochetinho, que inexplicavelmente o deixou no banco na final, sendo que ele era o jogador mais inspirado do time, colocou jogar Harry Kane, dono da panela do clube inglês. Após perdida a final, se fosse um jogador com mais personalidade, teria procurado seus agentes e pedido uma explicação ou até tentar sair do clube londrino, pois aquilo foi inexplicável, mas não, como bom menino que é, ficou lá, e da titularidade virou 12 segundo jogador, agora é banco do Richarlisson, isso mesmo, do fraquinho Pombo.
O que isso tem a ver com o Antony e os outros citados?
Bom, o Gabriel Jesus era um dos jogadores mais odiados da Seleção brasileira, boa promessa que fazia seus gols no City, mas seu estilo era outro, viveu bons momentos, foi titular, artilheiro, mas ano passado viu que a carreira estava passando eu deu um passo atrás, indo para o Arsenal, onde é titular e sim, joga um grande futebol novamente. Antony não saiu daqui com o status do Lucas, mas foi para um time que propiciou ele demonstrar o seu futebol. Era titular, arrebentou e subiu mais um degrau na carreira ao ir pro Manchester, ontem ao estrear, marcando gol, e com a mesma característica ousada que surgiu no sub-20 aqui, se coloca como uma das maiores promessas do futebol mundial. Outro que saiu do nada e também jogou muito foi o Gabriel Martinelli, que apesar do gol anulado, joga muito bem no clube londrino.
O que tem a ver com o Lucas? Bom.. nenhuma das 3 promessas tinham a aparente qualidade do Lucas quando surgiram. Antony era reserva do Helinho no Sub 20, subiu e apesar de viver bons momentos, nunca conseguiu fazer os golaços e demonstrar a qualidade do ex-camisa 7 do Morumbi. Gabriel Jesus surgiu em uma época que o Palmeiras tinha um grande time, apesar de jogar muito, nunca teve o status de que seria um dos melhores do planeta. Martinelli surgiu n Ituano, subiu degrau por degrau a sua escadinha, hoje com 21 anos de idade, joga muito mais bola e é titular no Arsenal.
Podemos dizer que Antony subiram degraus menores e um de cada vez, sempre vendo o que seria melhor para a carreira, onde seria titular e teria condições de demonstrar futebol. Gabriel Jesus deu um passo maior, mas quando percebeu que estava perdendo a sua carreira, deu um passo atrás e voltou a ser protagonista.
Bom, o Lucas está na Europa a 10 anos, teve uns 3 anos em que foi titular em seu clube e pode mostrar trabalho - 2013 e 2014 pelo PSG e 2019 pelo Totteham - as outras 7 temporadas foram apenas se contentando em ser coadjuvante e sair do banco e fazer exatamente o que o técnico mandar. A última notícia envolvendo o seu futebol, foi que o Comte disse que ele se daria bem jogando de lateral direito, onde já tem jogado em algumas partidas. Agora pergunto ao vocês, foi para isso que criamos tanta expectativa?
Em 2023 encerra o seu contrato com o clube Inglês, ele tem a possibilidade de voltar a jogar onde seria o dono do time, onde seria dono das arquibancadas, onde poderia escolher a posição. Começaram os rumores, mas, com 30 anos, duvido que queira voltar, vai tentar ficar mais uns 3 anos esquentando banco na Europa, mesmo depois de já ter grana para sustentar até a terceira geração.
Portanto eu digo, eii Lucas, acorda pô! Você é muito maior do que isso!
Avalie: 4 0

Comentários (7)

bronze
06/09/2022 16:53:59 RousseauSPFC

Clebinho133

Clebinho, lá por 2014 eu lembro que fiz um post em que dizia que ele poderia estar indo para o mesmo fim do Anderson ex Grêmio, que de jogador decisivo, meia atacante, se contentou em voltar a marcar que virou volante. O Lucas não chegou a esse ponto, mas não é nem 1/3 daquilo que esperávamos dele.

06/09/2022 08:09:09 TricolorDF100

Não acho que Lucas não teve sucesso na Europa , o cara está a muito tempo lá , foi decisivo e útil nos times que jogou , insucesso é ir e voltar rapidamente tem uma lista grande de jogadores que batem e voltam . O Lucas é um cara com carácter muito forte ele não acha correto cobrar o treinador para ele jogar , pq acha que tem que ser escolhido pelo que faz e não pelo que fala, falou isso na entrevista no bola da vez , Lucas poderia ter mais destaque mas não tinha potencial para melhor do mundo não , sem clubismo . Se voltar com lenha para queimar seria ótimo ele com 31 anos ainda jogaria 3,4 anos tranquilo é um cara que tem ótimo físico e sem vaidades , esse vale a pena trazer sem dúvidas.

06/09/2022 00:10:53 Clebinho133

O Lucas perdeu todo o estilo de jogo dele indo pra Europa.
Foram muito poucas arrancadas e passou a ser um jogador que da o passe pro companheiro. Ficou acomodado ganhando dinheiro e agora a carreira vai acabar.

bronze
05/09/2022 23:38:57 GOISSILVA

Mó textão. Vou esperar sair o filme...
Quanto ao Lucas, no futebol brasileiro ele sobraria e seria o melhor do país, olha o Hulk: velho. Gordo. Sobrando.
Seedorf veio aqui já aposentado e arrebentou.

05/09/2022 17:47:49 Papai_Joel

A verdade, é q depois daquela semifinal de Champions, ele deveria ter saído do Tottenham... Estava em alta, ninguém conseguia entender pq ele não jogou a final depois de ter feito 3 na semi... Acho q depois daquilo, até ele se desanimou no clube.

Agora minha dúvida é... Se ele voltar para o Brasil, vai ser capaz de voltar para sua posição de origem? Pq hoje precisamos de jogador de velocidade e de drible, coisa q não temos

05/09/2022 16:54:47 g.u.g.a.

Acho que tem chances de ser bom pra ele e para o São Paulo sim o negócio, o que me preocupa são 3 coisas:
1) RC será nosso técnico até lá? Pq se sim, pode afundar ainda mais alguém que a tempo não se destaca em uma posição
2) Vai vir pedindo rios de dinheiro?
3) Será que vamos recuperar o jogador em baixa a anos?? O Nosso time é o pior time do Brasil pra fazer isso, pois aqui tanto lesão ou jogador com psicológico ruim só piora

Então sei lá, até torço pra dar certo, mas temos que ter os receios citados pois quase sempre da ruim e a dívida e é a única coisa que fica

bronze
05/09/2022 16:21:32 RousseauSPFC

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias