4-3-3 com Diego C/Luan é melhor que 3-5-2
Falei em outro post que o problema do Brasil não é copiar o esquema tático, mas o perfil e a formação tática/técnica decadente dos jogadores. No geral, o 4-3-3 organiza melhor os jogadores dentro de campo, mas o que importa realmente é a função de cada jogador no campo. Então o 3-5-2, aclamado por muitos torcedores, por si só, não resolve os problemas defensivos do SPFC. Se tivesse 4 zagueiros escalados contra o Vasco, e todos eles marcassem a bola no escanteio, teria tomado o gol do mesmo jeito.
Geralmente, o 4-3-3 é mais solido que o 3-5-2 por 2 motivos. 1º - É melhor defender com 1 homem na cabeça da área, como geralmente se joga no 4-3-3, que com 3 zagueiros em linha. 2º - É melhor defender com uma linha de 5 no meio (4-3-3), do que com uma linha de 5 na zaga (3-5-2). No 4-3-3, os pontas fecham no meio pra defender, já no 3-5-2, os dois laterais fecham na zaga pra defender.
No ataque, 1 linha defensiva de 5 no meio está mais perto do gol adversário que 1 linha de 5 na defesa. Além disso, no 4-3-3, o jogador de cabeça de área começa as jogadas entre os zagueiros. No 3-5-2, um dos zagueiros do lado tem que começar avançando com muita qualidade, como joga a Atalanta, por exemplo. Ou seja, precisa de jogadores que saibam fazer as funções. Então é ilusão achar que o SPFC ou outro time deve ser refém de esquema, seja o 3-5-2 do passado de glória ou mesmo 4-3-3 da atualidade. O que resolve é analisar o elenco, montar o time, e treinar daquele jeito, porque esquema por esquema, pouco resolve.
Falando do SPFC, em 2018 se tinha uma defesa sólida, mas com 2 primeiros volantes no meio. Em 2019, tentando jogar pra frente, mas sem muita criatividade tática, o Cuca escalou um meio de campo de mobilidade, sem nenhum homem firme defensivamente na frente da zaga. Não resolveu o ataque, mas não comprometeu defensivamente, já que o SPFC foi a melhor defesa do campeonato. Só SPFC e Flamengo jogaram assim.
Em 2020 o Diniz trouxe melhores ideias táticas pro ataque no começo do ano, e a defesa funcionava bem, com a devida intensidade exigida dos homens de meio. Só que teve a parada, e o time voltou morto fisicamente e desconcentrado, tomando 7 gols em 3 jogos. A solução dele foi povoar o meio escalando mais um jogador no setor pra prender a bola. O problema é que o Liziero errou tudo que tentou nos 2 jogos, e não ofereceu nada ofensivamente. O Luan não ofereceria mais ofensivamente, mas deixaria o time mais sólido, pelo menos.
Mas minha opção nesse momento, seria escalar o Diego Costa, no meio, na frente da zaga. Ele já jogou nessa posição da base, e tem boa formação. Além do mais, é zagueiro de origem, e muito firme por sinal. Mas é claro, a gente não tem informação sobre a condição física dos jogadores.
Alguns podem dizer que não seria bom queimar jogadores, mas, no SPFC, treinador não se pode dar o luxo de ser paciente não, infelizmente.
Eae, galera? Como você iria contra o Bahia? Lizieiro, Luan, Diego Costa, ou nenhum deles? Abs,
- Reinaldo reclama da arbitragem após vitória do São Paulo sobre o Mirassol
- São Paulo faz mudanças estratégicas e irá poupar seis jogadores na Sul-Americana
- Luciano quebra o silêncio e defende Roger após vitória do São Paulo
- MELHORES MOMENTOS! Confira os lances e o gol do São Paulo na vitória contra o Mirassol!
Notícias
Jornalista critica a diretoria do São Paulo e faz desabafo
Qual sua opinião? Ex-São Paulo critica arbitragem em vitória do Tricolor
São Paulo adota nova estratégia para rotacionar o elenco; Entenda!
São Paulo faz mudanças estratégicas e irá poupar seis jogadores na Sul-Americana
Jornalista defende Roger Machado após sequência de vitórias no São Paulo
TE CONQUISTOU? Roger Machado ganha fôlego no São Paulo após duas vitórias e tenta conquistar torcida
São Paulo conquista vitória crucial e alivia pressão sobre Roger Machado
ENTRE OS ÍDOLOS? Luciano se destaca e ultrapassa lenda tricolor com gol na vitória sobre o Mirassol
MERECE UMA CHANCE? Após vitória, jornalista defende Roger Machado em meio a críticas
Roger Machado se pronuncia após críticas da torcida na vitória do São Paulo sobre Mirassol
São Paulo deve poupar titulares e ir com reservas contra o Millonarios pela Sul-Americana
Luciano defende Roger Machado após vitória sobre o Mirassol
Luciano quebra o silêncio e defende Roger após vitória do São Paulo
Luciano faz história no São Paulo e supera marca de Rogério Ceni
Luciano marca contra o Mirassol, é substituído por dor na panturrilha e comenta situação
Reinaldo reclama da arbitragem após vitória do São Paulo sobre o Mirassol
Roger destaca evolução do São Paulo após vitória sob pressão: "Estamos em Construção"
Torcida do São Paulo se divide entre vaias e apoio a Roger Machado durante vitória sobre o Mirassol
MELHORES MOMENTOS! Confira os lances e o gol do São Paulo na vitória contra o Mirassol!
Confira a tabela! São Paulo vence o Mirassol e abre vantagem no g4!
Com gol de Luciano o São Paulo vence Mirassol e alivia pressão sobre Roger Machado!
GOLLLLLL DO SÃO PAULO!! O Tricolor abre o placar; Confira
Tricolor escalado!! Confira os titulares do São Paulo para enfrentar o Mirassol no Brasileirão!
Como atual craque do São Paulo, Danielzinho salvou o Marília e ajudou em o salto da A3 para o Paulistão
SÃO PAULO X MIRASSOL: Saiba onde assistir!
Com volta de Bobadilla e força máxima Roger Machado define titulares! Confira a provável escalação!
São Paulo enfrenta o Mirassol em Campinas em busca de paz com a torcida e fim de tabu
São Paulo recusou proposta da Europa por Gustavo Santana e atacante segue sem espaço
Desfalque certo: Ferreirinha fora do confronto do São Paulo contra o Mirassol
São Paulo busca reabilitação em confronto decisivo contra o Mirassol após três derrotas consecutivas