O tombamento do Morumbi

O tombamento do Morumbi

kanuara42

Eu sempre vejo a galera aí insistindo em falar do Morumbi, do tombamento, de novo estádio e tudo isso é uma aberração sem sentido.

O que vem aqui abaixo é o trecho de uma reportagem de 2007, pouco após a inauguração do já não tão novo estádio do Arsenal, que, caso alguém tenha interessem continuar lendo, tá bem boa a reportagem inteira, recomendo e está aqui: https://bit.ly/2YNiyXO

"Em Islington, ao norte de Londres, fica o estádio do Arsenal. O clube foi fundado por operários de uma fábrica de munições e até hoje o bairro onde fica o Emirates Stadium é relativamente pobre. Para chegar ao estádio, seguindo as placas colocadas desde a estação de metrô, passa-se por um restaurante boliviano, lojas por alugar, um pub que ostenta várias bandeiras do clube e um escritório onde imigrantes africanos podem enviar dinheiro para seus parentes. Contrastando com a vizinhança, o Arsenal é um dos clubes mais ricos do mundo e o canhão, símbolo que remete às suas origens, agora jaz numa parede revestida de mármore.

O Emirates Stadium, um colosso de concreto que mais parece um aeroporto ou um shopping center, custou 400 milhões de libras (1,6 bilhão de reais). Embora comporte mais de 60 mil torcedores, comprar ingresso para um jogo do Arsenal é missão quase impossível. Ingresso garantido, só para os que têm um cartão permanente (o season ticket) que dá direito a assistir a todos os jogos. Custa a bagatela de 990 libras (cerca de 4 mil reais), mas a lista de espera pode demorar até quinze anos. Para ficar na lista, é preciso pagar 45 libras (180 reais). Descendo um degrau na hierarquia pecuniária dos torcedores (ou consumidores?), há os sócios-torcedores. Pagando cerca de 30 libras (120 reais) por ano, eles podem comprar ingressos para todos os jogos – mas só depois de descontados os reservados aos que têm o cartão permanente. Nesse caso, os ingressos custam 40 libras (160 reais), no mínimo. E existe, finalmente, a categoria dos reles mortais, que poderão comprar ingressos só se sobrar algum. Os quatro grandes times (Arsenal, Chelsea, Liverpool e Manchester United) praticamente não vendem ingressos assim, pois os donos do cartão permanente e os sócios-torcedores fazem valer seus privilégios. Para os outros times, ainda é possível comprar um ingresso ou outro para jogos menos importantes."

Eu fiz questão de ir até o google maps e ver a região do estádio e nada, não tem mais nada das coisas que são listadas ali no texto, as pessoas que ali moravam, as pessoas que fundaram o Arsenal e gostavam de fato do clube não existem mais, a região inteira foi elitizada pra poderem vender uma imagem bonita pra nós, idiotas sulamericanos e nossos colegas igualmente idiotas asiáticos, quem consome o futebol europeu somos nós, não os europeus.

O futebol virou um negócio, um pedacinho sujo da indústria do entretenimento que exclui as pessoas que dedicaram uma vida ao time. Quantos aqui do fórum teriam a capacidade de pagar 4 mil reais por ano pra ir aos jogos do teu time? Ou pagar 200 reais pra quem sabe, com sorte, em um jogo pouco importante, conseguir a chance de pagar outros 200 reais pra ir em um São Paulo e CSA?

O futebol europeu é fetichizado, quando na real é isso aí que rola, é um produto, vendido por bilhões, ganhando ou perdendo, pouco importa pra essa gente que frequenta esses estádios, quem é apaixonado pelo time foi expulso das arquibancadas e conseguiu ainda ser expulso até mesmo do bairro onde moravam, eles é que sofrem. E vocês querem que o mesmo role aqui, o sonho de alguns aqui é esse, ou não se importam de não poder mais ver o time jogar, só importa gritar é campeão ou vcs não tao vendo o panorama inteiro.

Financeirização do futebol é uma merda e se o tombamento do Morumbi for servir pra impedir isso, ótimo, sou completamente favorável.

Avalie esta notícia: 2 7
VEJA TAMBÉM
- Impeachment no Casares? Oposição protocola pedido de destituição de Presidente do São Paulo
- BOMBA ATÔMICA: Polícia Civil investiga saques e depósitos suspeitos de dirigentes do São Paulo
- Reforço surpresa? São Paulo avança por zagueiro do Ajax em meio à crise política
- AGORA VEM: São Paulo transforma Marlon Freitas em prioridade absoluta e trata negócio como teste de credibilidade
- COBIÇADO: São Paulo recebe ofertas por Erick e avalia venda em meio à crise financeira




Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net