Luiz Cunha caiu por falta de apoio à base. Na opinião dele
Luiz Cunha deixou o cargo de diretor de futebol do São Paulo por não concordar com a contratação de Cueva. Ele queria todo o foco na vinda de Maicon. O que nos leva a três perguntas:
1) O São Paulo não tem dinheiro para contratar os dois?
2) O São Paulo tem dinheiro para contratar os dois e Cunha não foi avisado disso.
3) O São Paulo tem dinheiro para contratar os dois – e mais dois, como Bauza falou – e Cunha não quer contratações.
Eu aposto na terceira opção.
No São Paulo, entre diretores e torcedores, há uma fé cega em que todos os problemas do time serão resolvidos com jogadores da base. É algo que vem de longe. Em 2010, Juvenal disse que, em um ano, os 11 titulares seriam jogadores da base.
É lógico que, no futebol de hoje, a base é cada vez mais importante. É lógico que um clube como o São Paulo, sem caixa e com dívidas, tem de apostar em seus garotos.
O que não é lógico é apostar na panaceia da base. Pensar que ali está a salvação técnica do elenco.
Luiz Cunha é um defensor da tese. Quando perguntei a ele sobre um substituto para Calleri, ele disse que não seria preciso. Kardec assumiria o posto e Pedro estava ali, para ser a opção. Ora, Pedro era reserva no sub-20. Reserva de Joanderson, sobre quem eu tenho muitas dúvidas.
Ele é defensor exacerbado de Luiz Araújo, o artilheiro do sub-20 no ano passado e que disputou algumas partidas pelo Novorizontino. Vê o jogador como pronto. E, tenho certeza, vê Cueva como um entrave à ascensão de Luiz Araújo.
Ou seja, a tal integração da base com o profissional pressupõe caminho aberto para que os jovens cheguem e joguem. Não pode haver dificuldades maiores para eles. Eu considero um erro. Se Luiz Araújo treinar melhor que Cueva, jogará. Bauza e nenhum outro treinador vai escalar o pior. Se Luiz Araújo sentir-se intimidade e jogar menos que Cueva, fica de fora.
A integração deve servir ao clube, ao elenco, ao time. E não aos garotos da base.
Eles devem subir. Muitos merecem. E, em cima, mostrar seu valor. Futebol não é como medicina ou engenharia, onde um bom aluno será um bom profissional. Futebol de base é diferente. As dificuldades de se confirmar o sucesso são muito diferentes. Lembremos de Ademílson, um goleador implacável na base. Um fenômeno. Subiu para o profissional e não cresceu. Enfrentou zagueiros maiores e mais rápidos do que os de seu tempo na base e não deu certo.
E a base, com cuidado, tem sido utilizada. No último jogo, estavam em campo ou no banco os seguintes jogadores: Auro, Lucão, Lucas Kal, Matheus Reis, João Schmidt, Artur, Lucas Fernandes e Luiz Araújo.
Eu duvido que a contratação de Cueva impossibilite a confirmação de Maicon. Se isso acontecer, será um erro enorme de Leco.
O grande mérito de Luiz Araújo foi a recuperação de Michel Bastos, que estava muito abatido pelos ataques da torcida. Quanto ao resto, era um trabalho em construção. Ele não deveria ter interrompido, por compromisso ético e emotivo com jogadores da base. Com sua saída, a integração continuará?
Fonte: http://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2016/06/07/luiz-cunha-caiu-por-falta-de-apoio-a-base-na-opiniao-dele/
- MAIS DOIS REFORÇOS: São Paulo acelera por Newton e zagueiro
- REINVENÇÃO! A ascensão de Arboleda e sua reintegração no São Paulo
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
- VAI ESPERAR! São Paulo adia decisão sobre executivo e mantém Rafinha no comando
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo
Notícias
Como a camisa do São Paulo foi parar com Ferris Bueller? Diego Fernandes explica
DÍVIDA! Ex-São Paulo é preso por atraso em pagamento de pensão alimentícia
Justiça nega pedido de Julio Casares e mantém investigação sobre sua gestão no São Paulo
MAIS DOIS REFORÇOS: São Paulo acelera por Newton e zagueiro
DE RUI COSTA A ARBOLEDA: São Paulo vive semana de reviravoltas e inicia nova fase na temporada
REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
REINVENÇÃO! A ascensão de Arboleda e sua reintegração no São Paulo
São Paulo: Atualizações sobre as Negociações de Domingos, Newton e Arthur no Mercado da Bola
Astro de cinema marca presença com camisa do São Paulo em Escócia x Brasil na Copa
Ex-atacante do São Paulo é detido por inadimplência em pensão alimentícia
Ex-astro do São Paulo é detido por irregularidades em pensão alimentícia
Leandro Guerreiro, ídolo do São Paulo, é detido por falta de pagamento de pensão alimentícia
São Paulo reintegra Arboleda ao elenco e defesa ganha força
SEGUE NA MIRA! São Paulo intensifica negociações e apresenta nova proposta por Domingos Duarte
TÁ DE VOLTA! São Paulo oficializa retorno de Arboleda e reforça defesa para a temporada
FOI PRESO! Ex-atacante do São Paulo é preso nesta quarta-feira: entenda
MOMENTO DELICADO! Arboleda se desculpa por ausência e revela desafios com saúde mental
VAI SER TITULAR? Volante paraguaio do São Paulo luta por espaço na seleção e vê concorrência de palmeirenses crescer
Vídeo: RAFINHA FECHA SEGUNDO REFORÇO NO SÃO PAULO! DIRETOR TAMBÉM CONTA QUE TEM MAIS DOIS REFORÇOS CERTOS!
CLÁSSICO! São Paulo mede forças com o Corinthians pelo Paulistão Feminino Sub-20
BUSCA POR ZAGUEIRO: São Paulo mantém busca por zagueiro mesmo após volta de Arboleda
ACERTO PRÓXIMO! São Paulo avança por Newton e aguarda desfecho
VAI ESPERAR! São Paulo adia decisão sobre executivo e mantém Rafinha no comando
MELOU? Tricolor se acerta com atacante, mas anúncio oficial depende da liberação de clube russo
DE VOLTA? Lateral recebe oportunidade de Dorival e será analisado na intertemporada do São Paulo
Arboleda Abre o Jogo sobre Suas Lutas Pessoais e Sumiço no São Paulo: "A Paixão pelo Futebol Havia se Perdido"
SE MANIFESTOU! Zagueiro abre o jogo e justifica afastamento no São Paulo: "precisava de um tempo"
FORA DO RISCO! São Paulo vence o Fortaleza e garante permanência na elite do Brasileiro Sub-20
São Paulo define futuro de Arboleda após longo debate
São Paulo conquista vitória crucial sobre Fortaleza e se afasta da zona de rebaixamento no Brasileiro Sub-20