Por que o São Paulo não consegue emplacar um técnico?

Por que o São Paulo não consegue emplacar um técnico?

mlkelder@live.com

Por Arnaldo Ribeiro, blogueiro do ESPN.com.br



Essa pergunta está na mesa há algum tempo, na cabeça de são-paulinos e não são-paulinos. O episódio envolvendo a queda-não queda de Paulo César Carpegiani apenas reforçou a dúvida: por que diabos um clube com boa estrutura, bons jogadores e que paga um dia não consegue se acertar quando o assunto é treinador de futebol?

Analisando os últimos acontecimentos (desde a queda de Muricy Ramalho, o último a ficar mais de um ano no comando do time) cheguei enfim a uma conclusão. O São Paulo não consegue emplacar um treinador porque esse simples mortal precisa se encaixar entre as ideias de Juvenal Juvêncio, presidente do clube, e de Rogério Ceni, goleiro, capitão e líder da equipe.

E daí? E daí que essa missão não é para um mortal. É para alguém especial (e isso não é nenhuma analogia em relação ao Special One Jose Mourinho...) - e sinceramente esta figura não existe por aqui...

Juvenal Juvêncio talvez seja, ao lado do colorado Fernando Carvalho, o dirigente brasileiro que mais entenda de futebol, das qualidades e dos defeitos técnicos de um jogador. Não por acaso, desde que assumiu o comando são-paulino, é o responsável (com a ajuda do auxiliar Milton Cruz) direto pelas contratações que o São Paulo. Ele nunca permitiu que um treinador da equipe escolhesse livremente os atletas para a montagem do time.

Rogério Ceni talvez seja o atleta que mais entenda de jogo, de tática, no futebol brasileiro. Sabe, mesmo, mais do que muito técnico. É o sujeito que, em todas as partidas, dá as últimas mas, orienta substituições.

Ora. Como encontrar um treinador que passe pelo crivo de Juvenal e Rogério ao mesmo tempo? Impossível, né? Por mais que Juvenal tenha poder de veto e Rogério não, qualquer técnico no São Paulo precisa ter o aval do dirigente e o respaldo ''intelectual'' do capitão para triunfar.

Neste cenário um técnico trivial não serve. Nem um técnico comum. Nem um bom técnico. Não pode ter o perfil usual. Um Cuca. Um Dorival Júnior. Um Celso Roth. Um Tite. Precisa ser alguém diferente, acima dos mortais.

Juvenal tentou uma cartada diferente, quando trouxe Ricardo Gomes. Deu no que deu. Inovou mais uma vez com Sérgio Baresi. Nem preciso comentar... Fez nova tentativa com Paulo César Carpegiani, outro técnico que foge (e muito) do lugar comum. Não deu certo... De novo

E Juvenal não enxerga opções no mercado. Rogério, muito provavelmente, também - mas não vai expor publicamente isso. Enquanto o São Paulo tiver dois ´jurados´ tão implacáveis, cada um ao seu estilo, com o seu poder, será difícil um treinador vingar no Morumbi.

Vale lembrar o seguinte. Quando voltou ao São Paulo, em 2006, Muricy era um técnico ''comum''. Deu no que deu... Um técnico ''comum'', com a estrutura do São Paulo e jogadores como Rogério Ceni, Rhodolfo, Casemiro, Lucas e Luís Fabiano, não é capaz de triunfar? Eu ouso dizer que sim...

Avalie esta notícia: 3 4
VEJA TAMBÉM
- 3 Milhões para festa junina!! São Paulo aprova orçamento para 2026 com diferença de 5 votos e conta com gastos suspeitos
- Adeus da joia? São Paulo avalia proposta do Botafogo por Pablo Maia no mercado
- BOMBA NO TRICOLOR: São Paulo deve realizar troca tripla com o Botafogo
- São Paulo avança por Joaquín Correa e negocia troca com Ferraresi
- São Paulo avança por Joaquín Correa e negocia troca com Ferraresi




Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net