A imprensa esta acabando com o futebol brasileiro - Por Airnani

A imprensa esta acabando com o futebol brasileiro - Por Airnani

airnani

Nunca na história desse país, tivemos tantos canais e programas esportivos focados em esporte.
Fora isso tivemos o crescimento da internet.
Na TV a cabo temos 3 SPORTVs, 3 ESPNs, 2 FOXs e uma BAND Sport.
Na radio, programas esportivos eram comuns nas AM. Hoje esses programas invadem o FM.
Na TV aberta, que antes tinhamos apenas mesas redondas de domingo à noite, agora temos programas diários na hora do almoço.
Isso poderia ser algo positivo, poderia aumentar o interesse do futebol, poderia aumentar o número de torcedores no Estádio e poderia criar grandes ídolos.
Mas, o efeito foi contrário.
Todos sabem que quantidade e qualidade não caminham juntos.

Infelizmente assim como não existe renovação de dirigentes esportivos, técnicos, na TV continuamos nos deparando com Alberto Helena Jr., Claudio Carsugi, Paulo Cesar Vasconcellos, Juca Kfouri, José Trajano, Chico Lang, Mario Sergio Pontes de Paiva, Galvão Bueno, Milton Neves, Flavio Prado.
Esse jornalistas não evoluem mais sobre técnica, preparação física, tática.

Muitos deles criticam inovações nas regras, o uso de tecnologia, dizendo que isso acabaria com o bate-papo nas padarias na segunda-feira.
Dizem que em outras épocas os clubes entravam em campo dia sim e dia não e os jogadores não reclamavam.

Ora, o mundo mudou, o ser humano mudou, o futebol mudou, a preparação física mudou, mas a imprensa não.

A imprensa reclama que os jogadores de hoje ganham muito dinheiro. E a imprensa? Será que os Miltons Neves da década de 60 ganhavam tanto com Merchan? Será que ex-jogadores comentaristas tem salário com o de Neto? E Datena?

A imprensa influencia e muito os torcedores. Com programas diários, é necessário comentar tudo, pois falta novidade e falta inovação no conteúdo dos programas.

Na quinta rodada, os jornalistas já querem apontar quem vai brigar pelo título, quem vai brigar ela sulamericana, quem vai brigar para não cair.

Com 3 partidas, já querem definir se um jogador é craque ou não.

A cronica esportiva vive hoje uma ansiedade nunca vista anteriormente.

Criticam a base do São Paulo por ter deixado escapar jogadores como David Luiz, Hulk, mas se esses tivessem subido para os profissionais, em seus primeiros jogos teriam sidos massacrados pela imprensa.

Não é a toa que jogadores como Diego Costa, Cacau, Emerson Sheik, Marcos Sena, Liédson, Pepe, Deco, Thiago Motta, Amauri, Thiago Alcantara jogaram por seleções em outros países.

Se estivesse aqui, Diego Costa seria considerado trombador, sem técnica, um jogador comum. Marcos Sena seja um volante comum, Emerson Sheik firuleiro, Pepe um zagueiro violento, Thiago Motta, um volante lento.

Mas, o futebol mudou. Hoje, um grande jogador não depende somente de técnica. Precisa ser bom na preparação física. Ademir da Guia, teria dificuldades em jogar contra o Bragantino em Bragança.

David Luiz, Hulk, William, Fernandinho, Maxwell, Luiz Gustavo, Oscar, Dani Alves, Maicon, Dante, jogaram a Copa do Mundo, representaram o país dentro de casa, sem saber como é a pressão de jogar diante dessa torcida e principalmente ser comentado diariamente por essa imprensa que deprecia, que ridiculariza seus jogadores.

A única emissora que tenta promover o futebol, a Globo, é tratada como vilã. Ora, é fácil falar que a Globo esta acabando com o futebol brasileiro, dando mais receita para Corinthians e Flamengo.

Mas e os outros canais? Como não pagam nada, eles estão ajudando o equilibrio dos clubes? Quando ridicularizam o elenco do Palmeiras, o esquema do Mano Menezes, da fase de Leandro Damião? Eles estão afastando o interesse do público.

Cobra estrutura dos clubes, mas alguém já viu o amadorismo do programa Os Donos da Bola? Estou citando esse programa, pois o apresentador critica tudo. Um cara que cuspiu em cara de juiz, dizia que fumava antes do treino, que vivia fora do peso, e que um dia teve que jogar no Matsubara pois não tinha mercado, quer falar o que? A carreira dele teve no máximo 1 ou 2 anos. Como ele pode criticar um jogador? Como ele pode falar de Ganso? Como ele ousa falar de Pato? Neto teve chances no Palmeiras, no São Paulo e no Santos. Mas, só jogou um campeonato brasileiro pelo Corinthians. Só.

Enfim, tá na hora, de mostrar a evolução do futebol, tá na hora de mostrar um pouco o trabalho de longo prazo dos times, de mostrar coisas boas. Certamente isso ajudará muito o futebol brasileiro, aumentar a audiencia, fazer mais jogadores despontarem.

Ao invés, de mostrar quanto tempo um jogador não marca, de expor a vida pessoal desses jogadores, de falar de boca cheia que times estão sem patrocinadores nas camisas....

tá na hora da imprensa se sentir responsável pelo atual momento do futebol brasileiro.

Com tantos programas dando destaque a brigas políticas, mostrar repetitivamente um jogador trombando no juiz, de analisar erros de arbitragem, de criticar esquema de jogo, tá na hora, de fazer programas que traga patrocinadores para eles e para os clubes.

Veja o nível dos patrocinadores do 3° tempo, e de outros tantos programas.

Quem quer patrocinar um esporte que é tão criticado? Que só mostra o lado ruim? Não tá fácil para nenhum clube arrumar patrocinador. A não ser quem é patrocinado pela Caixa, o resto dos patrocinadores, estão preferindo não associar suas marcas....

Afinal deve ser duro para uma marca patrocinar um clube, que é massacrado por uma pessoa chucra como Neto.

Avalie esta notícia: 31 9
VEJA TAMBÉM
- Ele ta chegando? São Paulo chega a cordo e se aproxima de anúncio de craque!
- Brasil x Marrocos na estreia da Copa do Mundo!!! Confira onde assistir!
- São Paulo recebe propostas por Maik após afastamento e avalia saída do lateral
- Suíça chama Nicolas Bosshardt, e joia do São Paulo ganha experiência internacional na Copa
- NEGÓCIO FECHADO! Com redução salarial, São Paulo fecha primeiro reforço a pedido de Dorival


URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo


Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 17:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Botafogo
Botafogo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net