Oficial: Ney Franco não é mais técnico do São Paulo (Fonte: GE)
Ney Franco não resistiu à derrota para o Corinthians por 2 a 1, na última quarta-feira, pela Recopa Sul-Americana, e, nesta sexta-feira, dia em que completou um ano no São Paulo, foi demitido.
A decisão não foi unânime. O diretor de futebol Adalberto Baptista era contra a demissão, mas acabou sendo voto vencido.
Ele sai com um título (Copa Sul-Americana) e fracassos no Paulistão e na Libertadores. Sob seu comando, o time disputou 79 partidas, conquistou 41 vitórias, 16 empates e 22 derrotas - aproveitamento de 58,6%. Com ele, saem Éder Bastos (auxiliar) e Alexandre Lopes (preparador físico).
No clássico contra o Santos, domingo, no Morumbi, o auxiliar técnico Milton Cruz comandará a equipe interinamente. A diretoria já corre atrás de um substituto e Muricy Ramalho, tricampeão brasileiro pelo tricolor, em 2006, 2007 e 2008, é o nome mais cotado.
Desentendimentos e falta de padrão tático
Substituto de Emerson Leão, Ney Franco teve sua contratação anunciada no dia 5 de julho do ano passado. Chegou respaldado pelo bom trabalho na seleção brasileira sub-20, onde conquistou os títulos sul-americano e mundial da categoria. Foi considerado a peça ideal para dar uma nova cara ao time e ainda trabalhar com os garotos revelados no CT de Cotia.
Durante todo o período, o treinador não conseguiu dar padrão de jogo à equipe. O crescimento no segundo semestre ocorreu muito mais por causa do ótimo momento de alguns jogadores, como Jadson, Osvaldo e Lucas, do que por crescimento tático. Além do mais, logo no começo do seu trabalho, o técnico se envolveu em polêmica com o capitão Rogério Ceni. Em partida contra a LDU de Loja, do Equador, pela Copa Sul-Americana, o capitão, gesticulando bastante, pediu a entrada de Cícero. O treinador não gostou, colocou Willian José e ainda mandou o recado na entrevista coletiva realizada na ocasião:
- Eu sou o treinador, quem decide sou eu.
Logo depois, o goleiro deu uma entrevista e minimizou a polêmica. Desde então, a relação entre eles se tornou apenas profissional.
Ney Franco não conseguiu fazer a equipe mostrar bom futebol em 2013 (Foto: Site Oficial / saopaulofc.net)
Taticamente, Ney Franco demorou meses para perceber que a equipe necessitava de mais um volante. Quando se rendeu às evidências e colocou Wellington, o Tricolor se encontrou, foi o melhor time do segundo turno do Campeonato Brasileiro e conquistou a Copa Sul-Americana.
O time que havia terminado 2012 voando iniciou 2013 em ritmo de tartaruga. Com uma curta pré-temporada, os tricolores atingiram o objetivo inicial e passaram pela fase preliminar da Libertadores ao despacharem o Bolívar, da Bolívia. Na fase de grupos, porém, a campanha foi muito ruim. Em seis jogos, o time venceu duas partidas, empatou uma e perdeu três. Classificou-se como pior segundo colocado e, nas oitavas de final, foi atropelado pelo Atlético-MG, com direito a goleada de 4 a 1 no Independência.
Ganso não deslanchou com Ney Franco
(Foto: Divulgação/ Site Oficial do São Paulo)
O ''pepino'' Ganso
A contratação de Paulo Henrique Ganso se tornou um enorme pepino para o treinador, que sofria com a pressão da torcida e da diretoria para escalar o meio-campista que, dentro de campo, não rendia o esperado. A cada jogo, Ney ocasionou a eliminação na Libertadores.
No Campeonato Paulista, o time não ganhou nenhum clássico, mas terminou com a melhor campanha da fase de classificação. Na semifinal, derrota nos pênaltis para o Corinthians e nova eliminação.
Muito pressionado pela torcida, Ney Franco era respaldado pelo diretor de futebol Adalberto Baptista, que convenceu o presidente Juvenal Juvêncio a dar uma nova chance ao comandante. Na ocasião, sete jogadores foram afastados: Fabrício, Cortez, João Filipe, Luiz Eduardo, Henrique Miranda, Cañete e Wallyson. Isso azedou ainda mais a relação do treinador com o elenco, já que Fabrício era muito querido pelos companheiros. O experiente volante foi afastado porque se queixou da falta de oportunidades.
Nada fez o São Paulo se encontrar. Antes da parada do Campeonato Brasileiro para a Copa das Confederações, o time perdeu para o Goiás por 1 a 0, no Morumbi, e o treinador escutou a torcida pedir a volta de Muricy Ramalho. Após intertemporada realizada no CT de Cotia,o Tricolor fez um amistoso e perdeu por 1 a 0 para o Flamengo, em Uberlândia. O último ato de Ney Franco foi a derrota por 2 a 1 para o Corinthians, resultado que complicou bastante a conquista da Recopa Sul-Americana.
Insatisfação com auxiliar-técnico
Além da insatisfação com o treinador, o elenco do São Paulo tinha sérias restrições ao auxiliar do técnico, Éder Bastos, responsável pela maioria dos treinos realizados no CT da Barra Funda. Ney Franco também não tinha boa relação com Milton Cruz, funcionário do clube há 15 anos e que é o responsável pelas contratações. Milton é amigo pessoal de Muricy Ramalho, que deverá voltar com tapete vermelho estendido com a missão de colocar a casa em ordem.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/07/tricolor-demite-ney-franco.html
- TRETA! São Paulo vive turbulência política após empresário pedir saída de Olten Ayres
- Scarpa ou Igor Gomes? São Paulo avalia dois nomes que podem mudar o time de Dorival
- MELHORA! São Paulo vê zagueiro evoluir em recuperação durante intertemporada
- NOVA ROTA! Reunião com lideranças é feita para traçar novos rumos no SPFC após saída de Rui Costa
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo
Notícias
Confira como foram os reforços do São Paulo no primeiro semestre de 2026
Sabino avança em tratamento e corre no gramado da Barra Funda.
Empresário que quer transformar São Paulo em SAF entrega camisa a astro de Hollywood
Com eleição para presidente do São Paulo para o final do ano entenda a situação política do clube!
HÁ 55 ANOS! São Paulo celebra aniversário do título paulista de 1971 contra o Palmeiras
LEMBRA DELE? Interminável, ex-São Paulo assina com time da 2ª divisão de Goiás
IGNORADO! Campeão mundial é "esquecido" por perfil oficial do SPFC; ação gerou desconforto público
SAF? Camisas, astros de Hollywood e investidores: a estratégia de Diego Fernandes para a SAF do São Paulo
FOI MAL: Copa do Mundo reduz chances de venda de Bobadilla pelo São Paulo
Reunião da diretoria do São Paulo é adiada após recusa de conselheiros
São Paulo acelera mercado: Newton perto, Domingos Duarte avança e Arthur Chaves esfria
DE NOVO? Hoffenheim rejeita nova proposta do São Paulo e trava chegada de Arthur Chaves
Ministério Público mantém investigação sobre gestão do São Paulo após rejeitar recurso do clube
ELEIÇÕES! Bastidores políticos do clube se movimentam por sucessão presidencial
NOVA ROTA? São Paulo pode mudar estratégia após negativa por zagueiro do futebol europeu
TRETA! São Paulo vive turbulência política após empresário pedir saída de Olten Ayres
NOVA CASA! Ex-São Paulo, Hernán Crespo negocia com tradicional clube argentino
Hoffenheim recusa oferta do São Paulo por Arthur Chaves
LIDERANÇAS RECUSAM! São Paulo adia reunião política após baixa adesão de conselheiros
CRISE NOS BASTIDORES! São Paulo marca reuniões para definir rumos após saída de Rui Costa
JOGOU CONTRA AUSTRÁLIA! Meia do SPFC faz sua participação em empate na Copa do Mundo
Arboleda volta, Domingos Duarte avança e São Paulo reavalia contratação de Arthur Chaves
PACTO ENTRE JOGADORES: Jogadores do São Paulo fecham pacto por virada no Brasileirão e Sul-Americana
Europa leva promessa do São Paulo; Henrique Bell é anunciado na Áustria
REFORÇOS INTERNOS! São Paulo tem novidades no elenco e treino em dois períodos
Scarpa ou Igor Gomes? São Paulo avalia dois nomes que podem mudar o time de Dorival
MELHORA! São Paulo vê zagueiro evoluir em recuperação durante intertemporada
FORÇA EXTRA! São Paulo fortalece elenco feminino com novas Aquisições em draft de projeto social
NOVA ROTA! Reunião com lideranças é feita para traçar novos rumos no SPFC após saída de Rui Costa
BOA NOTÍCIA! Sabino avança na recuperação e volta ao gramado no São Paulo