[OFF]Homens do Batalhão de Choque cercam Aldeia Maracanã e índios prometem resistir
Homens do Batalhão de Choque cercam Aldeia Maracanã e índios prometem resistir
Aldeia indígena fica no local, que será removido para as obras de modernização do Maracanã para a Copa das Confederações-2013 e Copa do Mundo-2014
Homens do Batalhão de Choque cercam o Museu do Índio (Foto: apn.org.br)
Homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar cercam na manhã deste sábado o antigo Museu do Índio, no entorno do Maracanã, que será demolido para a construção de um estacionamento, como parte das obras de modernização do estádio para a Copa do Mundo-2014 e a Copa das Confederações-2013. Índios estão no local temendo que os policiais inicem a desocupação do local.
Na localidade há uma aldeia indígena que terá de ser removida. A demolição do prédio vai ficar a cargo da empresa vencedora da licitação, Compec Construções e Locações, que receberá R$ 586.058,95 pelo serviço. O Governo do Rio, porém, precisa de um mandado judicial da Justiça Federal para retirar os cerca de 150 índios que hoje moram no local, renomeado de Aldeia Maracanã.
Além dos índios e dos policiais, muitos simpatizantes do movimento dos índios e diversos veículos de imprensa, inclusive internacionais, estão no local. O cacique Urutal Guajajara, de uma das etnias indígenas que ocupam o lugar, disse que os índios estão prontos para resistir a uma possível ordem de desocupação, ainda não confirmada pelas autoridades.
- O Batalhão chegou aqui por volta das 5h e disseram que receberam uma ordem para vir para o local e que estão aguardando uma ordem judicial. Dependendo da ordem que vier, nós vamos resistir. O Estado está atropelando a constituição federal. É uma ação que fere a nossa constituição. Nós estamos aqui e somos defensores de um patrimônio da união - afirmou o cacique.
- Cerca de 150 pessoas estão lá dentro prontas para defender nossos direitos - completou.
O tenente comandante da operação que está no local não confirma que tipo de ação vai acontecer e que segue aguardando uma ordem judicial. Recentemente, o Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural (CMPC) se opôs à demolição do antigo Museu do Índio, ressaltando o valor arquitetônico do prédio. Está marcada para este domingo no local a realização do Congresso Nacional da Frente Internacional dos Sem Teto (Fist)
A reforma do Maracanã deve ser concluída em sua totalidade no dia 15 de abril, data limite estipulada pela Fifa. Cobertura, gramado, cadeiras e toda parte interna estarão prontos em 28 de fevereiro. O estádio receberá três jogos da Copa das Confederações e sete da Copa do Mundo de 2014, inclusive a final de ambas competições.
Fonte: lancenet de hoje
- Cabe no Tricolor? São Paulo tentou a contratação de Gustavo Scarpa, do Atlético-MG
- São Paulo rescinde contrato com fornecedora de alimentos após investigações do MP
- QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL? Saiba os destaques da partida de ontem pelo São Paulo!
- Luciano sente a coxa e vira dúvida no São Paulo
Notícias
Lesão seria? São Paulo atualiza situação de Luciano após deixar clássico com dores!
Mercado da bola do São Paulo por um novo Camisa 10! Crespo já pediu e Massis vai buscar!!
Carrasco dos rivais! Calleri alcança marca histórica em clássicos e assume liderança no São Paulo
Cabe no Tricolor? São Paulo tentou a contratação de Gustavo Scarpa, do Atlético-MG
RESCINDIU CONTRATO: São Paulo rompe contrato após identificar saques irregulares em serviços do clube
Calleri marca no clássico e amplia números contra rivais
Técnico avalia empate e liga alerta para possível lesão
São Paulo rescinde contrato com fornecedora de alimentos após investigações do MP
Calleri encerra jejum em clássico e salva o São Paulo
QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL? Saiba os destaques da partida de ontem pelo São Paulo!
Crespo vê Lucas e Calleri liderarem reação do São Paulo
Lucas Moura evolui, mas ainda busca espaço no São Paulo
São Paulo cai de rendimento e empata com o Santos na Vila
O Programa de Afiliados da TEMU: Um Guia Completo para Aumentar sua Renda e o Engajamento dos Usuários
Crespo condiciona retorno de Alisson ao desempenho nos treinos
Crespo valoriza empate, mas vê São Paulo superior na Vila
Calleri celebra retorno e expressa sua satisfação após voltar a marcar
Luciano sente a coxa e vira dúvida no São Paulo
EMPATE NA VILA?! São Paulo reage no SanSão, cresce no segundo tempo e soma ponto fora
TABELA ATUALIZADA! São Paulo consegue empate no clássico; veja a tabela
FALHA NO CLÁSSICO! Erro no San-São revolta torcida do São Paulo e gera críticas nas redes
GOOOOOOOOOOOOOOOOL! SÃO PAULO EMPATA CLÁSSICO
Nova Era no São Paulo: Harry Massis demite a própria filha da base feminina do São Paulo
Lembra dele? Ex-Atacante do São Paulo que fez história se torna técnico em time do Rio de Janeiro!
Tricolor escalado!! Confira os titulares do São Paulo para enfrentar o Santos
São Palo enfrenta Santos em 4° clássico do ano e tenta engrenar sequencia de vitórias!
Pediu desculpas! Árbitro do San-São admite termo impróprio e pede desculpas a jogadores
Artilheiro do São Paulo completa 10 anos de sua estreia no Tricolor!!
Reforço na area! Lucas Ramon é oficializado pelo São Paulo e destaca parceria com Danielzinho
São Paulo reencontra o Santos e tenta embalar na temporada