Carreira de Dorival Jr
Dorival Silvestre Júnior (Araraquara, 25 de Abril de 1962), é um ex-futebolista e treinador de futebol brasileiro.
Atualmente comanda o Atlético Mineiro.
Começou a carreira de treinador em 2003 no Figueirense, faturando o campeonato estadual no ano seguinte. Em 2005, foi para o Fortaleza e também foi campeão estadual. No mesmo ano, também treinou seus ex-clubes, Criciúma e Juventude.
Em 2006, foi campeão pernambucano pelo Sport Recife. Depois assumiu o São Caetano e o deixou em 6º lugar no Paulistão, eliminado da Copa do Brasil pelo Treze PB e em 18º lugar no Brasileirão daquele ano, colocação que rebaixou o time, levando-o à Série B.
Ainda no time paulista, no ano de 2007, Dorival Júnior fez ótima campanha no São Caetano após eliminar o São Paulo nas semifinais do estadual, sendo vice-campeão do Campeonato Paulista ao perder a final para o Santos. Um dia depois da perda do título, Dorival Júnior deixou o Azulão e foi para o Cruzeiro.
No Cruzeiro, pegou o grupo em princípio de crise após a perda do Campeonato Mineiro de 2007 para o maior rival e o colocou entre os favoritos ao título no Campeonato Brasileiro. No entanto, nas últimas 11 rodadas do campeonato o time apresentou uma queda de rendimento, quase não obtendo classificação à Libertadores da América de 2008. Assim, os dirigentes do Cruzeiro optaram pela não-renovação de seu contrato.
No final de 2007 foi cotado para assumir o Palmeiras, porém acabou acertando com o Coritiba para a temporada de 2008. No final de 2008, Dorival não renovou seu contrato com o Coritiba e ficou disponível no mercado outra vez.
Em dezembro de 2008, Dorival assinou contrato de um ano com o Vasco da Gama para enfrentar um grande desafio: levar o clube carioca de volta à elite do futebol brasileiro.[1] Objetivo alcançado, com algumas rodadas de antecedência, com a vitória do clube da colina sobre o Juventude por 2 a 1. O título da Série B veio poucas semanas depois, com o triunfo sobre o América de Natal, também por 2 a 1.
No final de novembro, Dorival e diretoria do clube decidiram que o contrato não seria renovado para a temporada de 2010.[2]
Foi contratado pelo Santos FC, assim que o presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, assumiu a presidência no dia 15 de dezembro, assinando contrato de dois anos, pois Luís Álvaro não queria permanecer com Vanderlei Luxemburgo. E o presidente depositou nele muita confiança para 2010.
Com uma equipe extremamente ofensiva, contando com jogadores como Robinho, Neymar e Paulo Henrique Ganso, Dorival levou o Santos à conquista do título paulista de 2010, superando o Santo André em uma final muito disputada, e da Copa do Brasil, derrotando o Vitória na final.
Após richa com o atacante Neymar, em episódio no qual o jovem jogador xingou o então técnico por ter sido proibido de cobrar um pênalti, Dorival disse que deixaria o atacante fora do clássico contra o Corinthians, declaração essa que não agradou à diretoria santista e resultou em sua demissão por "insubordinação".[3] após ser demitido na terça, acertou com o Atlético Mineiro, com a missão de salvar a equipe do descenso para a Série B.[4]
O Atlético Mineiro, quando da apresentação de Dorival, se encontrava há mais de 20 rodadas na zona de rebaixamento, a 7 pontos do primeiro time fora do chamado Z-4 e, segundo estatísticas especializadas, com 89% de chances de rebaixamento. Dorival Júnior conseguiu restabelecer a confiança da equipe, trabalhou a parte psicológica dos jogadores, ficando célebre o clássico disputado contra o maior rival, Cruzeiro, em 24 de outubro de 2010, onde a palestra pré-jogo foi feita por Paulo Storani, ex-capitão do BOPE, fez com que a equipe revertesse uma série de vitórias do Cruzeiro sobre o Atlético (nos 16 derbys anteriores, a equipe do Cruzeiro havia vencido 13, empatado 2 e perdido apenas uma, quando jogou com uma equipe reserva). O Atlético Mineiro venceu o Cruzeiro por 4x3.
Em 28 de novembro de 2010, Dorival Júnior conseguiu livrar o Atlético Mineiro do rebaixamento, com uma rodada para o final do Campeonato Brasileiro, sendo que em 12 jogos comandando o Galo Mineiro, obteve 24 pontos, a mesma quantidade de pontos que seu antecessor, Vanderlei Luxemburgo, havia conquistado com o dobro de jogos, 24 jogos.
Fonte: Wikipédia
- ESCALADOS! Confira a escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- "NÃO SOU LADRÃO": Casares quebra silêncio e nega acusações de desvio de recursos
- PREJUÍZO! São Paulo é condenado a indenizar agente em R$ 4,6 milhões por Beraldo; entenda
- TRANSFER BAN! São Paulo sofre com penalização e não relaciona reforço contra o Flamengo
Notícias
GOOOOOOOOOOL DO SÃO PAULO! CALLERI EMPATA O JOGO!! 1 A 1 NO PLACAR!
ESCALADOS! Confira a escalação do Tricolor para o jogo de hoje
Situação complicada: Dívida por Marcos Antônio trava inscrição de Domingos Duarte e reforços
JOGO IMPORTANTE! São Paulo abre o returno no Maracanã buscando repetir feito da estreia
PREJUÍZO! São Paulo é condenado a indenizar agente em R$ 4,6 milhões por Beraldo; entenda
"NÃO SOU LADRÃO": Casares quebra silêncio e nega acusações de desvio de recursos
BAIXAS! São Paulo enfrenta Flamengo sem Bobadilla, Enzo Díaz e mais dois importantes desfalques
TRANSFER BAN! São Paulo sofre com penalização e não relaciona reforço contra o Flamengo
FORA DOS PLANOS! São Paulo libera lateral para negociar com novo clube e aposta em reforços
AGORA VAI? São Paulo quer repetir jogo que poderia ter mudado história do ano contra o Flamengo
ABRIU O JOGO! Julio Casares decide falar sobre polêmicas de sua gestão no São Paulo; veja
Enzo Díaz volta a ficar fora no São Paulo; bastidores apontam incômodo com atrasos em direitos de imagem
São Paulo tenta encerrar jejum de quase seis anos contra o Flamengo no Maracanã pelo Brasileirão
Flamengo x São Paulo: onde assistir, horário, escalações e tudo sobre o duelo pelo Brasileirão
Rafinha revela detalhes sobre a saída de Alan Franco do São Paulo
São Paulo sofre baixa: Bobadilla fica fora do confronto decisivo contra o Flamengo
São Paulo Chega ao Rio com Novidades e Expectativas Para o Confronto
Novo reforço, Buta, revela motivos de querer vir jogar no São Paulo
Seis jogos sem vencer! São Paulo ganha reforços e busca reação contra o Flamengo.
Sem o Morumbi o São Paulo pode mandar jogos no Pacaembu? Entenda o cenário
São Paulo é condenado a pagar milhões a agente por venda de Beraldo
São Paulo conta com retorno de craque e Dorival define escalação para enfrentar o Flamengo
São Paulo se prepara para enfrentar o Flamengo e quebrar longo jejum de derrotas
São Paulo estuda trocar campo do Morumbi após maratona de shows
Ministério Público rejeita pedido de Casares e descarta investigar suposto vazamento no São Paulo
Aurélio Buta destaca posição preferencial e motivações para escolher o São Paulo no Brasileirão
QUANDO ENTRA NO BID? São Paulo busca encerrar Transfer Ban e liberar Domingos Duarte logo
FÁCIL DECISÃO! Buta destaca escolha pelo São Paulo e reafirma seu papel chegando na equipe
NOVO ACORDO MILIONÁRIO! São Paulo encaminha acordo com a Ticketmaster para venda de ingressos e sócio-torcedor; veja os detalhes
PODE SURPREENDER? Tricolor pode ir para o desespero para vencer o Flamengo no Maracanã