O Alvo errado!!!

O Alvo errado!!!

Pantaneiro_X_

O São Paulo foi eliminado em mais uma competição e a resposta não demorou nem um pouco: ainda em Florianópolis torcedores protestaram contra o time. Um bando, segundo relato em matéria do portal GloboEsporte, cercou o ônibus com os jogadores e precisou ser contido pelos policiais catarinenses. Em São Paulo, os muros do CT da Barra Funda amanheceram pichados.

A raiva se volta contra jogadores e contra o treinador.

Como sempre, como de hábito, as vítimas usuais.


Enquanto isso, os verdadeiros responsáveis seguem tranquilamente suas trajetórias: os dirigentes.

A atual gestão do presidente Juvenal Juvêncio, que permanece no poder graças a um golpe contra o espírito do Estatuto Social do clube, teve sua fase boa encerrada em dezembro de 2007. Desde então é uma sucessão de decisões erradas em todos os sentidos e níveis. Em 2008, graças ao trabalho de Muricy Ramalho, o clube ainda foi campeão brasileiro, título conquistado pela terceira vez consecutiva. Poucos meses depois, o treinador, incomparavelmente o melhor do Brasil, foi defenestrado de forma sumária, injusta e deselegante.

Como é de seu feitio, sem ouvir ninguém – se é que há alguém que mereça ser ouvido na direção são-paulina de então, a mesma de agora –, o presidente contratou Ricardo Gomes, um técnico que, era notório, não estava à altura do desafio que era dirigir o São Paulo naquele momento. Deu no que deu.

Seguindo uma linha absolutista, cultivada com esmero e admirada por incautos graças aos resultados de uma fase, o presidente, diante de resultados ruins demitiu Ricardo e contratou Paulo Cesar Carpegiani. Ora, Carpegiani foi um grande jogador, um craque, mesmo, tive o prazer de vê-lo jogar, mas como treinador é um fracasso. Conquistou um título expressivo em 1981, há 29 anos e 5 meses e, desde então, mais nada. Já passara pelo São Paulo em outro momento, nada conquistando. Mesmo assim, foi contratado.

O resultado foi visível no jogo de ontem, na Ressacada. Mesmo com a vantagem da vitória na primeira partida, e mesmo saindo na frente no marcador, o São Paulo não soube segurar o Avaí e foi derrotado de forma acachapante, perdido em campo, livrando-se, verdade seja dita, de sofrer goleada como sofreu o coirmão na semana anterior.

Carpegiani, entretanto, não está no São Paulo porque quis e forçou e sim porque foi contratado. Pelo mesmo dirigente que contratou algumas baciadas de jogadores que só serviram para levar a folha de pagamentos do clubes a impressionantes 88 milhões de reais em 2010. Jogadores vieram a peso de ouro, nada fizeram, foram emprestados a outros clubes, com o São Paulo pagando parte ou grande parte de seus salários. Isso ocorreu em 2010 e novamente agora (segundo o jornalista Cosme Rimoli divulgou em seu blog, Cleber Santana vai para o Atlético Paranaense, mas o São Paulo seguirá pagando a ele 170.000 por mês, cabendo ao CAP os 80.000 restantes; ora, 170.000 x 12 + encargos = 2 milhões, por baixo, por baixo).

O São Paulo termina a primeira parte da temporada do futebol brasileiro sem um time formado ou sequer desenhado. Não tem lateral-direito. Tem um problema sério na lateral-esquerda, onde Juan está longe de jogar o que jogou no Flamengo e Junior Cesar, parece, vai ser emprestado, sem falar que Diogo, promessa da base, foi emprestado ao Goiás e agora está sendo negociado com um clube europeu. Da zaga, um zagueiro já está arrumando as malas e desembarca em Cumbica nos próximos dias, o que já se sabia desde janeiro, mas assim mesmo foi titular absoluto por todo esse início de temporada. Outro zagueiro, provavelmente, seguirá o mesmo caminho. O elenco continua sem um meia-armador. Curiosamente, durante anos Muricy pediu Conca e não obteve, até pela alegação de ser caro. Aparentemente, a direção do clube, ou melhor, o presidente Juvenal Juvêncio deve aou foi mera coincidência?) bem na véspera da eleição presidencial. Vai estrear qualquer dia desses, garantem os médicos, depois de voltar a sentir o joelho por ter treinado forte para jogar antes do tempo normal e necessário para uma boa recuperação. Seu custo, no total de 4 anos de contrato, será de no mínimo 34 milhões de reais. No mínimo, pois é difícil acreditar que terá salário tão baixo como se comentou no Morumbi, sem falar que é improvável que tenha vindo sem receber luvas.

O São Paulo tem uma grande e formidável estrutura. Tem um balanço ainda de respeito, mesmo depois de um ano péssimo para o futebol. Essa estrutura toda, em seus diferentes níveis e aspectos, segura o clube e dá-lhe relativa estabilidade, mas, por quanto tempo?

Quantos desaforos administrativos ainda será capaz de agüentar?

A torcida e aqueles indivíduos que se travestem em torcedores e barbarizam, tem os jogadores como alvo de protestos, dos primeiros, e ameaças, dos segundos. Uma vez mais fizeram a escolha errada dos alvos.

Os culpados por situações como essa do São Paulo são encontrados, sempre e exclusivamente, nas ricas e bem decoradas salas de presidentes e diretores. Jogadores e treinador estão trabalhando e fazendo o que podem e são capazes em circunstâncias determinadas. Protestar contra eles é perder tempo e aprofundar crises.

Problemas têm que ser resolvidos na sua origem, jamais nos seus sintomas.


Post um – Rivaldo x Carpegiani

Rivaldo, atleta profissional dos melhores e mais competentes, tem história, tem caráter e tem vergonha na cara. Reclamou por ficar no banco e não ser escalado ou entrar durante o jogo.

Há quem diga que desrespeitou o treinador e “comandante”.

Não concordo.

Essa história de obedecer comandantes cegamente, vendo o desastre se avizinhar, conduziu a muitas tragédias na história.

É diferente de disciplina e respeito.

Entre Rivaldo e Carpegiani, não há o que hesitar ou pensar: fico com Rivaldo.

Avalie esta notícia: 7 4
VEJA TAMBÉM
- Adeus? Goleiro se despede do São Paulo ao final do ano
- De saída? Time da serie B tenta emprestimo de jogador do São Paulo e diretoria responde proposta
- São Paulo acelera negociações por Savarino e mais dois, após Botafogo avançar por Ferraresi e Pablo Maia
- Compra obrigatória? Situação de Marcos Antonio pega torcida de surpresa no São Paulo!
- São Paulo reage e entra na disputa por Pochettino, mas concorrência milionária complica negócio




Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net