Cortez: Minha Opinião - Por Juvenal Juvêncio Flex
Nunca pedi o Cortez no SPFC, e para ser bastante sincero, mal sabia que ele existia antes de especularem sua vinda do Botafogo.
Chegou com status de astro (conseguido sabe-se lá como, porque o Botafogo não ganha nada) e como principal contratação à época.
Fez alguns bons jogos, mostrou-se dinâmico, agudo no ataque, apenas razoável na defesa, mas, para a maioria, era melhor que Juan, então suas deficiências logo foram esquecidas.
A torcida queria ver um lateral/ala que partisse para cima, driblasse (coisa que Juan não fazia bem), que participasse ativamente dos ataques. Mais um vez, a defesa foi esquecida.
Nunca teve momentos extraordinários no SPFC, mas a fase, e a safra de jogadores da posição eram tão ruins, que o torcedor achava que Cortez era a 8ª maravilha do mundo, "melhor lateral do Brasil", melhor contratação do SPFC nos últimos anos.
O status se manteve, o que não seria difícil, diante de um time perdido, de jogadores amplamente contestados em sua maioria.
Só que Cortês passou a jogar mal. Não conseguia subir e voltar, não conseguia mais driblar, partir para cima. Deixou de fazer as jogadas de fundo, e afunilava as mesmas para o meio. Cruzamentos? Nem em sonho, talvez um a cada 5 ou 10 jogos.
Mas mesmo assim, caiu nas graças da torcida, que ainda acreditava ser o "melhor lateral esquerdo do Brasil".
Hoje, nem sombra do que era no Botafogo, é amplamente contestado. Alguns dizem ser "má fase, apenas", outros já o querem fora do time. Eu estou num meio termo, não o quero fora do time, mas o quero trabalhando, no banco se for preciso, e outra opção em seu lugar, mesmo que para haver disputa.
Para mim, jogador "construído" pela mídia. Tecnicamente razoável, fraco na marcação, comum no apoio, e disciplinarmente no quesito tático não passa de sofrível. Não segue recomendações técnicas e insiste em conduzir as jogadas de modo contraproducente.
A torcida já pega, e muito no seu pé. "Avenida Cortez" é um dos muitos apelidos carinhosos. Não à toa, Cortez tem sido alvo por "matar" 8 entre 10 jogadas das quais é protagonista.
Seria uma "farsa"? Má fase? Ou simplesmente nunca foi o jogador que sugeriram ser, e se destacou, como já disse aqui por diversas vezes, numa época de laterais e alas ruins ou no máximo medianos?
No meu modesto entender, é apenas um jogador mediano, que carrega consigo uma responsabilidade maior do que pode por ter sido taxado como melhor do que jamais foi, e jamais será.
Mais uma dura realidade, no meu entender, que atinge não só o time e torcida do SPFC, como o próprio jogador e todos aqueles que acreditam em praticamente tudo que se lê por aí.
Hoje em dia, infelizmente, "heróis" populares não tem nascido, têm sido construídos, impostos, e como em quase tudo nesse "Brasilzão", as pessoas, carentes de ídolos, "compram" o que está sendo vendido de olhos fechados e sustentam a idéia de melhor negócio do mundo, até quando, da pior maneira, seu olhos são novamente forçosamente abertos.
Uma pena.
- DEU TRETA! A QUEDA POLÊMICA DE RUI COSTA NO SÃO PAULO CAUSOU NOS BASTIDORES
- RETORNO À EUROPA? Lateral recebe proposta milionária da Turquia e se aproxima de adeus ao São Paulo
- QUASE 300 MILHÕES?! Ticketmaster pode injetar grana astrônomica no SPFC e transformar finanças
- Rafinha assume interinamente futebol do São Paulo após saída de Rui Costa
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo
Notícias
EM ALTA! São Paulo ganha reforços em treino e tem novidades para a sequência da temporada
São Paulo avalia novos rumos: Rafinha e Edmilson em pauta na busca por executivo de futebol
SEM ESPAÇO! Meia é liberado pelo São Paulo e aguarda propostas para definir o futuro
São Paulo prefere nova abordagem e deve substituir amistosos com outros planos na intertemporada
REVIRAVOLTA? A novela continua: Arboleda retorna ao CT e São Paulo avalia reintegração
MEIA OFERECIDO! São Paulo recebe sondagem para fechar com volante América do México e avalia
MELOU? São Paulo vê negociação por zagueiro esfriar e trata chegada com pessimismo
REVIRAVOLTA! ARBOLEDA ESTÁ NO CT E TEM REUNIÃO NO SÃO PAULO: ELE VAI VOLTAR?
"UM CRETINO A MENOS"! Líder de torcida organizada detona dirigente de saída do Tricolor
Dorival abre espaço e Cotia pode voltar a ser protagonista no São Paulo
Arboleda pode ser reintegrado ao São Paulo após saída de Rui Costa
BOLADA! São Paulo terá gasto milionário após saída de dirigente
Novo executivo do São Paulo terá desafios com reforços, renovações e finanças
REFORÇO NA ÁREA! Saiba como joga e as estatísticas de Victor Sá, novo reforço do São Paulo
Reviravolta! Arboleda pode ser reintegrado ao São Paulo após conversa com Dorival
DEU TRETA! A QUEDA POLÊMICA DE RUI COSTA NO SÃO PAULO CAUSOU NOS BASTIDORES
NEGÓCIO FECHADO! São Paulo compra atacante em definitivo após acordo com o River Plate
JOGARÁ COM MESSI! Casemiro acerta com Inter Miami e vai jogar ao lado de astros
CHANCE PARA OS JOVENS! São Paulo abre espaço para joias após liberar cinco jogadores
DESPEDIDA! Rui Costa reage à demissão do cargo de executivo de futebol no São Paulo
VOLTOU À MIRA?! Zagueiro do futebol europeu pode voltar ao radar após saída de Rui Costa
Rafinha ou Edmílson? São Paulo define próximos passos após saída de Rui Costa
QUASE 300 MILHÕES?! Ticketmaster pode injetar grana astrônomica no SPFC e transformar finanças
Victor Sá faz exames e aguarda liberação para ser anunciado pelo São Paulo
RETORNO À EUROPA? Lateral recebe proposta milionária da Turquia e se aproxima de adeus ao São Paulo
Ex-auxiliar de Crespo chama Rui Costa de ‘Judas’ após demissão no São Paulo
Dória, Arboleda e Cédric lideram lista de jogadores mais criticados do São Paulo
NOVO CHEFE! Rafinha assume interinamente cargo de futebol do São Paulo após saída de Rui Costa
Após saída do São Paulo, Rui Costa publica mensagem enigmática nas redes
São Paulo rejeita pedida do Botafogo e busca alternativa por contratação de volante