Cortez: Minha Opinião - Por Juvenal Juvêncio Flex

Cortez: Minha Opinião - Por Juvenal Juvêncio Flex

juvenal_juvencio_flex

Nunca pedi o Cortez no SPFC, e para ser bastante sincero, mal sabia que ele existia antes de especularem sua vinda do Botafogo.

Chegou com status de astro (conseguido sabe-se lá como, porque o Botafogo não ganha nada) e como principal contratação à época.

Fez alguns bons jogos, mostrou-se dinâmico, agudo no ataque, apenas razoável na defesa, mas, para a maioria, era melhor que Juan, então suas deficiências logo foram esquecidas.

A torcida queria ver um lateral/ala que partisse para cima, driblasse (coisa que Juan não fazia bem), que participasse ativamente dos ataques. Mais um vez, a defesa foi esquecida.

Nunca teve momentos extraordinários no SPFC, mas a fase, e a safra de jogadores da posição eram tão ruins, que o torcedor achava que Cortez era a 8ª maravilha do mundo, "melhor lateral do Brasil", melhor contratação do SPFC nos últimos anos.

O status se manteve, o que não seria difícil, diante de um time perdido, de jogadores amplamente contestados em sua maioria.

Só que Cortês passou a jogar mal. Não conseguia subir e voltar, não conseguia mais driblar, partir para cima. Deixou de fazer as jogadas de fundo, e afunilava as mesmas para o meio. Cruzamentos? Nem em sonho, talvez um a cada 5 ou 10 jogos.

Mas mesmo assim, caiu nas graças da torcida, que ainda acreditava ser o "melhor lateral esquerdo do Brasil".

Hoje, nem sombra do que era no Botafogo, é amplamente contestado. Alguns dizem ser "má fase, apenas", outros já o querem fora do time. Eu estou num meio termo, não o quero fora do time, mas o quero trabalhando, no banco se for preciso, e outra opção em seu lugar, mesmo que para haver disputa.

Para mim, jogador "construído" pela mídia. Tecnicamente razoável, fraco na marcação, comum no apoio, e disciplinarmente no quesito tático não passa de sofrível. Não segue recomendações técnicas e insiste em conduzir as jogadas de modo contraproducente.

A torcida já pega, e muito no seu pé. "Avenida Cortez" é um dos muitos apelidos carinhosos. Não à toa, Cortez tem sido alvo por "matar" 8 entre 10 jogadas das quais é protagonista.

Seria uma "farsa"? Má fase? Ou simplesmente nunca foi o jogador que sugeriram ser, e se destacou, como já disse aqui por diversas vezes, numa época de laterais e alas ruins ou no máximo medianos?

No meu modesto entender, é apenas um jogador mediano, que carrega consigo uma responsabilidade maior do que pode por ter sido taxado como melhor do que jamais foi, e jamais será.

Mais uma dura realidade, no meu entender, que atinge não só o time e torcida do SPFC, como o próprio jogador e todos aqueles que acreditam em praticamente tudo que se lê por aí.

Hoje em dia, infelizmente, "heróis" populares não tem nascido, têm sido construídos, impostos, e como em quase tudo nesse "Brasilzão", as pessoas, carentes de ídolos, "compram" o que está sendo vendido de olhos fechados e sustentam a idéia de melhor negócio do mundo, até quando, da pior maneira, seu olhos são novamente forçosamente abertos.

Uma pena.

Avalie esta notícia: 34 28
VEJA TAMBÉM
- São Paulo avalia proposta de Mirassol e Lucas Ramon surge como nova opção para o elenco
- Pênaltis ignorados, expulsões não dadas e viradas suspeitas: os erros que marcaram o São Paulo em 2025
- Defesa em alerta: Crespo indica zagueiro argentino e São Paulo avalia cenário
- De saída! São Paulo anuncia empréstimo de lateral ao Fortaleza
- CAMPANHA #RenunciaCasares: até quando o torcedor vai aguentar tantos escândalos no São Paulo?




Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net