Os segredos do Independência, o alçapão do Atlético-MG

Fonte ESPN
A Libertadores começa na próxima quarta-feira para os clubes brasileiros. E será na competição sul-americana que a mística da força do jogo em casa e dos estádios dos mandantes será colocado à prova. Principalmente para o Independência, local em que o Atlético-MG ficou invicto no Brasileiro 2012 e que provocou até mesmo a indignação do técnico Vanderlei Luxemburgo.
O estádio mineiro não viu derrotas do time de Cuca durante a disputa da Séria A do ano passado. Algo que aconteceu com todos os outros brasileiros que estão na competição sul-americana nas suas respectivas casas.
Em 19 jogos no Independência, o Atlético-MG somou 14 vitórias e cinco empates, aproveitamento total de 82% - é melhor no quesito do que os demais ‘parceiros’ de Libertadores. O time ainda fez um jogo como visitante, quando empatou o clássico local contra o Cruzeiro. O São Paulo iguala a marca mineira em aproveitamento, mas saiu derrotado duas vezes do Morumbi no último ano.
Na sequência aparecem o Grêmio (75% de aproveitamento no Olímpico no Brasileiro de 2012), Corinthians (63% no Pacaembu), Fluminense (60% nos 16 jogos que fez no Engenhão, sua casa na Libertadores) e Palmeiras (38% no Pacaembu em sete jogos; o estádio será a casa do clube na Libertadores).
A campanha incrível dos atleticanos no Independência durante o Brasileiro foi alvo da fúria do técnico gremista Vanderlei Luxemburgo. Logo após o empate em 0a 0 com o time de Ronaldinho e cia., o treinador disse que as dimensões do gramado eram menores que as divulgadas. “Tem 98m por 68m, é tudo migué. Eu mandei medir, não sou tonto. O pessoal tem uma estratégia”, disse, à época.
Segundo Luxa, as dimensões reduzidas ajudavam o Atlético-MG a abusar da velocidade, umas das principais características da equipe. A empresa que cuida do gramado do estádio rebateu a afirmação, dizendo o campo tinha as medidas no padrão Fifa, de 105mx68m.
Ajudado pelo gramado ou não, fato é que o Independência é bem diferente dos demais estádios. Enxuto – tem a menor capacidade público entre as cinco arenas, para cerca de 23 mil pessoas -, o local, quando cheio, cria o famoso alçapão. O fato da distância entre torcida e gramado ser curta colabora com o efeito, algo que não pode ser visto, por exemplo, no Morumbi.
O estádio 'estreia' na Libertadores na próxima quarta-feira, quando o Atlético-MG recebe o São Paulo, na primeira partida pela fase de grupos da competição continental.
Veja dados dos cinco estádios brasileiros na Libertadores:
Mandante: Atlético-MG

Estádio: Independência
Medida: 105m x 68m
Capacidade: 23.018
Brasileiro 2012: 19J, 14V, 5E, 0D, 42GP, 15GC, 82% de aproveitamento
Mandante: Grêmio
Estádio: Arena Grêmio
Medida: 105m x 68m
Capacidade: 60.540
Brasileiro 2012:19J, 13V, 4E, 2D 30GP, 10GC, 75% de aproveitamento (Olímpico)
Mandante: São Paulo
Estádio: Morumbi
Medida: 108m x 72m
Capacidade: 66.795
Brasileiro 2012: 19J, 15V, 2E, 2D, 37GP, 10GC, 82% de aproveitamento
Mandante: Corinthians
Estádio: Pacaembu
Medida: 105m x 68m
Capacidade: 40.199
Brasileiro 2012: 19J, 10V, 6E, 3D, 31GP, 18GC, 63% de aproveitamento
Mandante: Palmeiras
Estádio: Pacaembu
Medida: 105m x 68m
Capacidade: 40.199
Brasileiro 2012: 7J, 2V, 2E, 3d, 9GP e 8GC, 38% de aproveitamento
Mandante: Fluminense*
Estádio: Engenhão
Medida: 105mx68m
Capacidade: 46.931
Brasileiro 2012: 16J, 8V, 5E e 3D, 25GP, 12GC, 60% de aproveitamento
*Palmeiras foi itinerante no Brasileiro. Além do Pacaembu, foram três jogos na Fonte Luminosa (1V, 1E e 1D), sete jogos na Arena Barueri (3V, 2E e 2D), um na Palestra Itália (derrota) e um em Presidente Prudente (uma derrota)
** Fluminense mandou dois jogos em São Januário e um jogo em Volta Redonda. Ganhou os três duelos
Avalie esta notícia: 7 6
VEJA TAMBÉM
- NÃO VAI RESCINDIR? Interesse externo pode mudar tudo: São Paulo define novo plano para zagueiro
- TROCA PROBLEMA POR CRAQUE? São Paulo observa craque de saída no Atlético e troca esquenta nos bastidores
- São Paulo trava conversas sobre novo Naming Rights do Morumbi até chegada de novo diretor de marketing
- São Paulo enfrenta o O'Higgins na Sul-Americana; Saiba onde assistir o confronto!
- EXCLUSIVO: Roger Machado vai mexer muito no time do São Paulo



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Bahia
Bahia
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net