Dos jogadores apresentados na última semana pelo São Paulo, a principal contratação foi a do ex-botafoguense Cortês, eleito melhor lateral-esquerdo do Campeonato Brasileiro desta temporada. Porém, para a posição, o Tricolor já contava com Juan, titular da equipe no ano. Desta forma, inicialmente, em 2012, a vaga de titular na equipe estará em aberto.

A principal diferença entre os laterais é que Cortês saiu ovacionado pela torcida do Alvinegro, enquanto Juan saiu do Rubro-Negro sem deixar saudade. No São Paulo, entretanto, Juan possui ao seu favor a vantagem de estar entrosado com o elenco e adaptado ao clube.
"Acho que são dois excelentes jogadores. O Juan tem gabarito de estar jogando faz um tempo, ele conhece tudo que se relaciona ao São Paulo", disse o treinador Emerson Leão, em entrevista à Rádio Jovem Pan.
Os dois laterais já foram convocados para a Seleção, mas apenas o alvinegro teve uma apresentações proveitosas. Neste ano, Juan ficou longe de atuar em alto nível, enquanto no Botafogo, Cortês foi a revelação. Por isso, ele é esperado como uma nova força, sendo destaque por ter entre as principais caracterísiticas a velocidade e a ousadia.
"O Cortês tem outra dinâmica de trabalho, não há dúvida, mas o importante é que o São Paulo conta com dois excelentes jogadores. Qualquer treinador gostaria de ter estes jogadores", finaliza Leão.
