
Por Rubens Chiri / saopaulofc.net
Considerando o Campeonato Brasileiro como de 1971 em diante, ou mesmo de 1959 até hoje, em ambos os modelos o São Paulo lidera o ranking de pontos conquistados da principal competição nacional. Este ranking se trata, basicamente, da somatória de pontos obtidos por vitórias e empates, sem nenhuma inclusão de critérios subjetivos ou de atributos duvidosos e arbitrários. Se venceu, ganhou três pontos (ou dois, antes de 1995). Se empatou, um ponto - salvo pontos extras por motivo de regulamento, outro fato indiscutível.
Ainda que se possa argumentar que existiram dezenas de regulamentos diferentes ao longo dos anos, atribuindo pesos diferentes a cada edição (exemplo: em campeonatos de pontos corridos existem mais partidas disputadas, o que tende a aumentar a pontuação dos clubes, diferentemente dos campeonatos de tiro curto), nada há a se fazer objetivamente, posto que os clubes concordaram com os mesmos e todos tiveram sua cota de participação em cada modelo experimentado. Ou seja, todos tiveram as mesmas chances.
Desta forma, eis os 20 melhores colocados do Ranking de Clubes do Campeonato Brasileiro de 1971 a 2011.

Em resumo: O São Paulo é o clube que mais pontuou, mais venceu, mais marcou gol, que possui melhor saldo de gols (o único acima da casa dos 500 gols) e que possui melhor aproveitamento de pontos. Válido mencionar o fato de que já forneceu por quatro vezes o artilheiro da competição. Ao passo que rivais da capital nunca.