A indisciplina e “marra” de Casemiro, de 19 anos, não são novidades, mas a falta de reação, mesmo diante de uma operação para recondicioná-lo, deixa pessoas influentes no clube crentes de que ele está virando um caso perdido.
Jogadores relataram ao LANCENET! a falta de comprometimento do camisa 8, que excedeu nos problemas extracampo, motivo até de atrasos em treinos. Alguns companheiros até tentaram aconselhá-lo a mudar de postura, mas segundo um jogador, a atitude foi em vão.
A reportagem apurou que o atraso em treinos persistiu mesmo com a chegada de Leão, contratado de maneira emergencial para chacoalhar o elenco. O técnico, aliás, já deu seu recado ao jogador dizendo que já sabe o que fará com ele.
O LANCENET! tentou falar com Casemiro, por meio de diversos contatos telefônicos, mas o celular dele estava desligado. A assessoria de imprensa do jogador também não foi encontrada pela reportagem.
Joseph Lee, agente que passou a representar o jogador recentemente e que tenta negociá-lo na Itália (veja abaixo), tem conhecimento da indisciplina de Casemiro e confirmou que ele chegou atrasado uma vez no último mês. Porém, no dia 3 de outubro, ainda com o técnico Adilson Batista, pela tarde, o jogador também não chegou na hora combinada.
A situação fez com que Joseph tomasse uma atitude inusitada, ao comprar um despertador para evitar os atrasos.
– O atraso não é proposital. Ele mora sozinho e usa o celular para acordar, mas naquele dia acabou a bateria. Até pedi para um funcionário meu comprar um despertador para ele – afirmou, por telefone.
O agente reprova a atitude de seu cliente, mas garante que ele mudará em 2012. Talvez, longe do São Paulo.
Entrevista com Joseph Lee, empresário de Casemiro
Como vê o comportamento de Casemiro, como por exemplo, alguns atrasos aos treinamentos?
Não é gostoso e não é bom para jogador com essa idade. Mas se ele tem uma falha, tem de pagar e corrigir. Quem nunca passou por isso? Acontece com todo mundo. Ele atrasou no mês passado uma vez. Às vezes, o trânsito de São Paulo atrapalha, mas isso também não é motivo, o jogador tem de saber do trânsito.

Você tem conversas com ele para tentar ajudá-lo e passar experiência para Casemiro?
Nós conversamos tudo, como amigo, não só como empresário. Almoçamos juntos, trocamos ideias. Ou por telefone ou pessoalmente. Ele é um rapaz familiar. Eu não vi esse lado de Casemiro, sempre me mostrou bem tranquilo, está pronto para voltar bem. Ano que vem ele pode dar a resposta no Brasil ou no exterior.
O ano de Casemiro
Queixa
Subiu em 2010, mas se firmou neste ano com Carpegiani. Porém, voltou do Sul-Americano Sub-20, em fevereiro, pedindo valorização e incomodou.
Ascensão
Antes do Mundial Sub-20, sem reclamar, comandou o time nas cinco vitórias nos cinco primeiros jogos do Brasileiro. Dois gols e assistências.
Queda
Na volta, conseguiu a tão cobrada renovação de contrato, com valorização substancial. Mas as boas atuações sumiram. Marcou apenas um gol.
Atrasos e banco
Chegou atrasado ao treino no dia 3 de outubro. Dois dias depois, foi reserva contra o Cruzeiro, com Adilson Batista. Com Leão, mais atrasos e banco.