A última arrancada de João Filipe foi na derrota para o Bahia, há 20 dias, e tirou Emerson Leão do sério. Desde então, o zagueiro não jogou mais devido à contusão no tornozelo direito e, mesmo recuperado, corria o risco de ver Bruno Uvini como titular contra o Palmeiras, no domingo. Mas ganhou mais uma chance para mostrar que aprendeu a lição.
"Precisamos ter confiança no Filipe. Depois da boa cobrança que fizemos, ele vem sendo preparado para isso", contou o treinador, confirmando a escalação do "Blackenbauer" - apelido que o chefe ironiza por ser uma comparação com o craque alemão Beckenbauer - no lugar de Xandão, suspenso, no Choque-Rei.
Com 1,90m de altura, João Filipe acabou sendo escolhido até como arma importante para coibir as bolas alçadas na área por Marcos Assunção, principal alternativa ofensiva do adversário do fim de semana. Com 1,87m, Bruno Uvini acabou treinando a semana toda entre os reservas, embora tenha sido cotado como favorito nos primeiros trabalhos específicos da posição.
O clássico será um importante teste para ver se João Filipe finalmente entendeu que suas corridas com a bola da defesa para o ataque não podem ser a primeira opção. Durante o treinamento na quarta-feira, Leão, fã confesso de defensores que rebatem, teve que parar na frente do comandado para impedi-lo de ir à frente.
"Quando existe a possibilidade de subir, que o faça da melhor maneira possível. Não pode forçar de uma maneira errada. É aí que entramos para estabelecer um parâmetro", afirmou o treinador, que ainda deu outras recomendações ao atleta. "Ele me falou que preciso me impor mais, chegar mais forte, para o adversário sentir", falou o próprio João Filipe.
Na conversa com o chefe, o zagueiro garantiu estar totalmente recuperado das dores no tornozelo direito, machucado quando ele chutou o chão durante um treino há duas semanas. O camisa 21 ainda assegurou estar em plena forma física, já que trabalha normalmente desde terça-feira, e "empolgado" para o Choque-Rei.
"Temos que conseguir este resultado. O Palmeiras também vem de resultado positivo [venceu o Bahia no domingo] e será um jogo difícil, mas vamos com força total. Precisamos vencer para seguir na luta pela vaga na Libertadores", discursou João Filipe.
Cobrado por aventuras no ataque. João Filipe ganha voto de confiança
Fonte Gazeta Esportiva
25 de Novembro de 2011
Avalie esta notícia:
6
5
VEJA TAMBÉM
- Adeus da joia? São Paulo avalia proposta do Botafogo por Pablo Maia no mercado- BOMBA NO TRICOLOR: São Paulo deve realizar troca tripla com o Botafogo
- São Paulo avança por Joaquín Correa e negocia troca com Ferraresi
- São Paulo avança por Joaquín Correa e negocia troca com Ferraresi
- De saída: São Paulo negocia empréstimo de Ferraresi ao Botafogo até o fim de 2026