
Luis Fabiano e Kempes: duelo de atacantes no Morumbi (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Na tabela de classificação, a equipe comandada por Emerson Leão, que, apesar de todo o seu trabalho, ainda não conseguiu colocar o time nos eixos, ocupa a oitava colocação, com 53 pontos. Se vencer na noite de sábado, dorme no G-5. Já o time de Givanildo Oliveira, se marcar a quadra, alcançará o Atlético-PR, que é o primeiro time da zona de rebaixamento. Situação que era inimaginável até rodadas atrás, quando os mineiros ocupavam a lanterna.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O duelo será transmitido para todo o país pelo canal Premiére, através do sistema pay-per-view.

São Paulo: Como não existe mais remédio a não ser vencer, o técnico Emerson Leão radicalizou e mandará um time super ofensivo a campo neste final de semana. Será apenas um volante (Jean) e quatro homens de frente (Lucas, Dagoberto, Luis Fabiano e Fernandinho). Na lateral-direita, Piris retornará após se ausentar das duas últimas partidas por estar na seleção do Paraguai. João Filipe, machucado, segue fora, assim como Carlinhos Paraíba. Wellington e Denilson, suspensos, vão cumprir a automática. O time entrará em campo com: Rogério Ceni; Jean, Xandão, Rhodolfo e Juan; Jean, Cícero e Dagoberto; Lucas, Luis Fabiano e Fernandinho.
América-MG: mesmo com vários desfalques, o técnico Givanildo Oliveira indica que manterá o esquema habitual, o 3-5-2. Com base nos treinamentos da semana, é possível prever que o Coelho entrará em campo com Neneca; Gabriel, Micão e Everton Luiz; Marcos Rocha, Dudu, Glauber, Rodriguinho e William Rocha; Kempes e Fábio Júnior.

São Paulo: João Filipe, Carlinhos Paraíba e Cañete (machucados); Denilson e Wellington (suspensos)
América-MG: o departamento médico do América-MG está cheio. Estão entregue aos cuidados médicos os zagueiros Otávio e Anderson, além dos meias Luciano e Fabrício. O lateral-esquerdo Thiago Carleto, que pertence ao São Paulo, não poderá entrar em campo. Gilson, da mesma posição, está suspenso pela expulsão contra o Botafogo. Já os volantes Amaral e Leandro Ferreira não jogam por terem recebido o terceiro amarelo.

São Paulo: Lucas, Luiz Eduardo, Rhodolfo e Rogério Ceni.
América-MG: Anderson, Dudu, Fábio Júnior, Gabriel Santos, Marcos Rocha, Neneca, Otávio, Rodriguinho, Thiago Carleto e William Rocha.

Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ) apita a partida, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ) e Lilian da Silva Fernandes (RJ). Ao todo, Marcelo de Lima participou de 15 jogos, aplicou 83 cartões amarelos (média de 5,5) e seis vermelhos (média de 0,4), marcou 528 faltas (média de 35,2) e sete pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,5 faltas. Destes amarelos, 39 foram para mandantes e 44 para visitantes. Ele apitou um jogo de cada equipe na Série A deste ano: São Paulo 2 x 1 Cruzeiro, pela nona rodada, e Cruzeiro 0 x 0 América-MG, pela 24ª.

São Paulo: após ter cumprido suspensão automática na derrota para o Atlético-PR, o atacante Luis Fabiano volta e espera repetir o que fez em sua última partida no Morumbi. Foram dele os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o Avaí, resultado que interrompeu uma sequência de nove jogos sem vitória da equipe no Campeonato Brasileiro.
América-MG: Kempes, em boa fase, sempre é motivo de alerta para as defesas adversárias. O jogador, com 12 gols, é artilheiro do time no Brasileirão. Das últimas três vitórias, Kempes marcou em duas partidas, contra Botafogo e Fluminense.

Emerson Leão, técnico do São Paulo: “O América cresceu muito de rendimento a partir do momento em que transferiu a sua responsabilidade para os outros times. Se o América conseguiu buscar o resultado, não é por acaso. Se eles acham que é possível (fugir do rebaixamento) porque nós não vamos achar que é muito possível? (brigar pela Libertadores)"
Kempes, atacante do América-MG: “Eu acho que depois das três vitórias temos condições de enfrentar qualquer time de igual para igual. Mas temos que respeitar a grande história do São Paulo. Não é qualquer má fase que vai nos deixar ganhar fácil os três pontos”.

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Jogar no estádio do Morumbi tem sido um tormento para o São Paulo, que tem apenas a 14ª melhor campanha como mandante no Campeonato Brasileiro, com sete vitórias, seis empates e quatro derrotas.
* A defesa do América-MG é um dos pontos negativos da equipe na competição. O setor é o segundo pior no geral, com 60 gols sofridos em 35 partidas, atrás apenas do Avaí, que tomou 71. E a equipe de Givanildo Oliveira é a que mais leva gols nos primeiros 15 minutos de jogo. Foram 15 até agora.
* Computando apenas o rendimento no segundo turno do torneio, o América-MG tem campanha melhor que o São Paulo. O Coelho somou 21 pontos, fruto de cinco vitórias, seis empates e cinco derrotas. Já o Tricolor conquistou 16, com quatro vitórias, seis empates e seis derrotas.

América-MG e São Paulo enfrentaram-se pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro no dia 18 de agosto, em partida realizada em Sete Lagoas. O Tricolor saiu na frente, com um gol marcado pelo meia Marlos, que havia entrado na etapa complementar. Porém, o Coelho correu atrás do prejuízo e, com um belo gol marcado por Kempes, de bicicleta, deixou tudo igual no placar. Final: 1 x 1.