
Por Arquivo Histórico / saopaulofc.net
Um dos principais nomes da história do Tricolor Paulista chega aos 90 anos de idade nesta sexta-feira (11).
Manoel Raymundo Paes de Almeida nasceu em 11 de novembro de 1921, na cidade mineira de Uberaba. Sócio do São Paulo Futebol Clube desde 1934, Manoel Raymundo é reconhecido por todos como um dos maiores são-paulinos de toda a história, já que fez de tudo um pouco no clube.
Fundou, em 1939, a primeira torcida uniformizada do Brasil, o Grêmio São-Paulino, que mais tarde se tornaria a TUSP (Torcida Uniformizada do São Paulo), implantando nos estádios as coreografias de torcida. Foi Diretor Social no biênio 47/49 e Diretor de Futebol de 56 a 64. Nesse período realizou grandes contratações como Zizinho, Bellini, Benê e o técnico húngaro Bella Guttmann, que em 1957 dariam o oitavo título paulista ao São Paulo. Chegou até mesmo a ser treinador da equipe em 15 oportunidades, com ótimo desempenho: 15 jogos, 7 vitórias, 6 empates e somente 2 derrotas.
Eleito membro da Comissão Pró-Estádio, em 1952, e membro Secretário em 1958, participou ativamente na construção do imponente Morumbi. Em 1960, por serviços prestados ao clube, recebeu o Título de Sócio Benemérito, e em 1965, um busto no estádio o qual ajudou a erguer. Na gestão de Laudo Natel, entre 66 e 68, foi Vice-Presidente (assumindo interinamente a presidência no final de 1966 e início de 1967, quando Laudo se licenciou do clube para governar o Estado de São Paulo).
Afastou-se dos estádios em 1970 para melhor preservar o coração das emoções do futebol, mas em 1973 foi eleito Conselheiro Vitalício e Presidente do Conselho Consultivo.
Atualmente é um dos mais importantes e influentes consultores da presidência são-paulina, e seu nome batiza todo o complexo social e esportivo do São Paulo Futebol Clube no Morumbi.
O São Paulo Futebol Clube festeja os 90 anos de um dos maiores são-paulinos da História, a quem deseja os mais sinceros votos tricolores de saúde e felicidade.