Leão assume papel de pai para organizar subida em massa da base

Fonte Gazeta Esportiva
Após a demissão de Ricardo Gomes, em agosto de 2009, Juvenal Juvêncio resolveu parar de contratar em excesso e forçou o aproveitamento de atletas vindos das categorias de base. Dois anos depois, Sérgio Baresi, Paulo César Carpegiani e Adilson Batista não conseguiram ter sucesso com a exigência do presidente. Quarto a fazer essa tentativa, Emerson Leão tem uma nova estratégia: bancar o pai com os garotos de vez em quando.
"Quando minha mãe e meu pai conversavam comigo, minha aceitação era profunda porque estavam passando ensinamentos através de autoridade e experiência. Para o atleta, isso é sempre para tentar melhorar, e os mais inteligentes vão aproveitar", projetou o treinador, preocupado em dar paciência não só aos jovens, mas aos dirigentes que querem resultado imediato.
"É uma subida em massa, precisamos tomar cuidado. Não vamos aproveitar toda a massa, mas podemos lhe dar uma estrutura para que uns sejam usados em um ano e outros, talvez, posteriormente", avisou o treinador, que hoje tem em seu elenco 29 atletas, 11 recém-promovidos da base e Willian José, contratado aos 19 anos.
Fernando Dantas/Gazeta Press

Leão quer que os tímidos acompanhem quem se destaca para resgatar jovens escondidos e sem brilho
Entre os garotos, há quem se destaca, como Lucas, Casemiro e Wellington, por exemplo. Quem se esconde - alguns por timidez, como Willian José -, é vítima dos polichinelos e flexões que o técnico ordena como punição a erros durante os treinamentos. Se oficialmente é um castigo, na prática é uma maneira de chamar atenção.
"Às vezes, faço um tímido pagar mais, o provoco, forço seu erro para que ele se torne mais notável no grupo. Ficar na esquina esperando o trem passar ou na penumbra não dá. Preciso introduzi-lo", contou Leão, que sempre enfatiza tratar todos como profissionais, fazendo, inclusive, exigências fora de campo. E está à disposição integralmente de qualquer um.
"O atleta que vai passando sua personalidade e necessidade. Eu, como experiente no ramo, tenho que descobri-lo. Às vezes em um diálogo simples ou em um relaxamento na hora em que ele nem está percebendo, mas está trabalhando", falou o técnico. "Estarei sempre próximo. Com alguns, acompanho à distância porque se conduzem sozinhos. Com outros, tenho que caminhar junto", completou.
Avalie esta notícia: 11 3
VEJA TAMBÉM
- Escândalo no São Paulo! Polícia civil investiga desvios em vendas de jogadores do São Paulo
- Só falta anunciar? São Paulo esta a detalhes de fechar com craque enquanto Presidente do São Paulo enfrenta crise politica
- MERCADO DA BOLA: São Paulo inicia reformulação para 2026 e planeja saídas e reforços
- São Paulo prioriza Copinha, mas segura Lucca no elenco principal em 2026
- Escândalo no Morumbi: Polícia apura desvio de dinheiro em negociações de jogadores do São Paulo



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net