
Para Leão, São Paulo não pode parar de sonhar com o título do Campeonato Brasileiro
Foto: João Neto/Vipcomm/Divulgação
Emerson Leão estreou neste Campeonato Brasileiro avaliando como "médio" um 0 a 0 contra o então líder Vasco, em São Januário, com o São Paulo praticamente com um a menos em campo desde os 20 minutos do segundo tempo, por conta da lesão de Cañete. O técnico enfatiza que, apesar da valorização ao sacrifício, o grupo pode mais. Em outras palavras, é possível ganhar os seis jogos que restam.
"É difícil um clube grande ganhar seis jogos seguidos? Para mim, não", opinou o comandante, que retruca ao ouvir sobre qualquer limite que possa ser colocado diante dessa possibilidade. "É necessário passar a linha, e não parar nela. Se não pensarmos nessa linha, a ultrapassamos sem perceber", ensinou.
O ex-goleiro lembra que, em um de seus trabalhos no futebol japonês, seus dirigentes lhe avisaram que ficar em 15º lugar na liga nacional seria considerado um grande trabalho. Incomodado com a mentalidade, Leão diz que o time terminou o campeonato entre os primeiros. Defendendo que o São Paulo, por ser grande, não pode se contentar com pouco.
"Sinceramente, não posso analisar o que acontecia antes de eu chegar. O São Paulo sempre foi um possuidor de título e talvez estivesse satisfeito com o que conseguiu. Mas a ambição faz parte do ser humano. É possível se chegar onde quiser, desde que haja ambição dentro de você", indicou.
Por conta desse raciocínio, o treinador insiste em se colocar na disputa para ser campeão, mesmo em sétimo lugar, a oito pontos dos líderes e a dois da zona de classificação para a Libertadores.
"Brigamos pelo título. Se não conseguirmos, vamos estar próximo a ele. Com isso, pegamos o direito à Libertadores. Penso assim", afirmou.
E isso precisa se fazer presente na mente do elenco. Dizer que a autoestima está baixa por conta das oito rodadas seguidas sem vitória não convence Leão.
"Não entro nessa filosofia de que o psicológico está abalado. Penso só no daqui para frente e em ganhar. Para isso, o que precisamos fazer? Chutar a bola a gol e fazê-la entrar. Não tem outro jeito", simplificou.
Fazer contas na busca pela meta também é algo descartado. Nesta temporada, o São Paulo ainda visita Bahia, Atlético-PR e Palmeiras e será anfitrião contra Avaí, América-MG e Santos. Todos com a obrigação de sair vencedor.
"Vencer o Bahia no sábado, no Nordeste, já é pensar em título. Quem pensa maior, pode ir muito mais além. É necessário ser ousado para atingir o topo. E a torcida pode esperar dedicação com alegria", prometeu Leão.