Rio e São Paulo perto de conquista histórica no Brasileirão

Se campeonato for para cariocas ou paulistas, estados alcançarão oitava taça consecutiva, recorde na história da competição

Fonte Lancenet
Emerson, Juninho e Loco Abreu: disputa acirrada na reta final do Brasileirão
O Campeonato Brasileiro está com cara de Torneio Rio-São Paulo. Além de os seis primeiros colocados serem dos dois estados, o matemático Tristão Garcia garante que a chance de a taça ficar com Corinthians, Vasco ou Botafogo é de 91%. Caso as previsões se confirmem, este será o oitavo título consecutivo de cariocas e paulistas, recorde em toda a história da competição.
A marca ultrapassaria a sequência estabelecida entre os anos de 1989 e 1995, quando Vasco (1989), Corinthians (1990), São Paulo (1991), Flamengo (1992), Palmeiras (1993 e 1994) e Botafogo (1995) obtiveram sete conquistas seguidas.
Com isso, as equipes de outros estados do país iriam amargar o pior jejum da história no Brasileirão, já que o Cruzeiro, em 2003, foi o último clube de fora a levantar a taça. De lá pra cá, somente equipes de Rio e São Paulo foram campeãs: Santos (2004), Corinthians (2005), São Paulo (2006, 2007 e 2008), Flamengo (2009) e Fluminense (2010).
O domínio dos dois estados impressiona ainda mais se considerado o histórico de todos os Brasileiros: desde a primeira edição, em 1971, foram 30 títulos conquistados, sendo17 para São Paulo e 13 para o Rio, contra apenas 11 das equipes de fora.
Caso a classificação atual seja mantida, com clubes de Rio e São Paulo entre os líderes, outro recorde será quebrado: desde que o sistema de pontos corridos passou a ser usado, em 2003, nunca clubes dos dois estados terminaram o campeonato juntos nas seis primeiras colocações. A marca anterior pertence à edição de 2007, quando São Paulo, Santos, Flamengo e Fluminense formaram o G4 e deixaram o Inter no quinto lugar.
Opinião dos especialistas do LANCE! sobre o domínio Rio-São Paulo em 2011:
ROBERTO ASSAF – Colunista do LANCE!
Atlético-MG e Cruzeiro estão sem o Mineirão, o que faz muita falta. Grêmio e Inter parecem ter se importado apenas com competições internacionais, e se esqueceram do Brasileiro. Já os outros clubes menores não conseguiram acompanhar o ritmo de profissionalização, que foi muito forte.
DANIEL BORTOLLETTO - Editor do LANCE!
Tecnicamente, não vejo uma vantagem tão larga sobre os clubes de outros estados. Lógico que o dinheiro das cotas de TV ajudou, mas não esperava que essa diferença pudesse ser notada tão rapidamente. Esse ano alguns concorrentes perderam força, como o Cruzeiro, por exemplo, que joga fora de Belo Horizonte e tem sentido a diferença. Mas acredito que o Inter ainda vai entrar na disputa na reta final e mudar esse panorama.
FLAVIO GARCIA - Editor do LANCE!
Acho que o domínio acontece principalmente por investimentos, sobretudo do Rio de Janeiro. Depois de anos de soberania de São Paulo, o Rio passou a ter administrações melhores e mais sérias. São Paulo mantém o nível, mas agora encontra adversários do mesmo nível no Rio.
Avalie esta notícia: 1 2
VEJA TAMBÉM
- Escândalo no São Paulo! Polícia civil investiga desvios em vendas de jogadores do São Paulo
- Só falta anunciar? São Paulo esta a detalhes de fechar com craque enquanto Presidente do São Paulo enfrenta crise politica
- MERCADO DA BOLA: São Paulo inicia reformulação para 2026 e planeja saídas e reforços
- São Paulo prioriza Copinha, mas segura Lucca no elenco principal em 2026
- Escândalo no Morumbi: Polícia apura desvio de dinheiro em negociações de jogadores do São Paulo



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net