Leão lembra confusão com Marinho, em 74: 'Indisciplinado e mal educado'

Atual técnico do São Paulo credita derrota do Brasil na Copa ao erro do lateral-esquerdo e confirma briga entre os dois no vestiário

Fonte Sportv
Após o terceiro título mundial em 70, a Seleção Brasileira estava confiante na conquista do tetra. Mas, sob comando de Zagallo, a equipe não fez uma boa companha em 74, na Alemanha, e perdeu para a Holanda por 2 a 0, na semifinal. Com isso, disputou o terceiro lugar do campeonato contra a Polônia. Apesar de o Brasil não ter jogado bem durante o torneio, poucos esperavam uma vitória polonesa. Porém, uma falha do lateral-esquerdo Marinho Chagas abriu espaço para atacante polonês Grzegorz Lato fazer o gol da vitória. Mais de 35 anos depois, Emerson Leão, o goleiro da Seleção na época e atual técnico do São Paulo, ainda credita a derrota ao erro do companheiro de equipe.
- Infelizmente não ganhamos. Por mérito e inteligência da Polônia, que tinha no seu principal atleta um carequinha chamado Lato, que tinha uma velocidade muito grande pela direita. Foi por ali que esse mesmo Lato fez o gol, nas costas do nosso lateral, que era indisciplinado taticamente para a época e avançou desordenadamente - disse em entrevista exclusiva ao "SporTV Repórter".

Após a derrota e o quarto lugar na competição, Leão admite que se desentendeu com Marinho Chagas no vestiário.
- O que aconteceu é que ele foi indisciplinado e mal educado nas respostas quando nós o chamamos para fazer uma fixação pela lateral esquerda. Como era o último jogo, ele disse que era 'jogador show'. Nós não estávamos para dar show, estávamos ali cumprindo uma determinação e representando um país. Nós perdemos por causa disso também. E aí, dentro do vestiário, nós nos desentendemos. Coisa natural de dois homens que pensam diferente. Esquece do objetivo comum que era um bom resultado.
Questionado se a discussão chegou "às vias de fato", Leão foi suscinto:
- Muito pouco.
Apesar da derrota, o ex-goleiro da Seleção relembra que o Brasil jogou melhor que a Polônia e merecia ter ficado com a terceira colocação no campeonato.
- Nós massacramos a Polônia, mas perdemos de 1 a 0. Inteligência do técnico da Polônia, que soube explorar o nosso lado, eu diria, aberto e com um possível erro.
Wladyslaw Zmuda, que defendeu a Polônia em quatro Copas do Mundo, relembra a mentalidade que a seleção polonesa tinha na época, dois anos depois de ter conquistado a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Munique. Para eles, era possível vencer qualquer adversário. (Veja a íntegra do programa no vídeo ao lado)
- Não éramos favoritos antes da Copa de 74. Tínhamos Itália, Argentina e Haiti em nosso grupo. Diziam que íamos lutar pelo terceiro lugar com o Haiti, mas surpreendemos já na primeira fase. Na decisão do terceiro lugar, entramos muito cansados. O Brasil é uma ótima seleção, sempre entra com grandes jogadores, mas se nós estavamos com medo? Não acredito. Éramos verdadeiros guerreiros. Na nossa cabeça, tanto fazia pegar o Brasil ou Argentina que nós lutariamos até o fim. Sempre nos consideramos iguais a nossos adversários. E essa mentalidade funcionou durante a Copa do Mundo - afirmou o ex-zagueiro.
Avalie esta notícia: 2 2
VEJA TAMBÉM
- De saída? São Paulo trava negociação e Rodriguinho pode sair de graça em 2026
- Problemas internos: Crise política se agrava e oposição pede renúncia de Julio Casares no São Paulo
- Zagueiro estrangeiro encaminhado? São Paulo se aproxima de fechar contratação de zagueiro de time da Europa
- 3 Milhões para festa junina!! São Paulo aprova orçamento para 2026 com diferença de 5 votos e conta com gastos suspeitos
- Adeus da joia? São Paulo avalia proposta do Botafogo por Pablo Maia no mercado



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net