Morumbi completa 51 anos com polêmicas, títulos e até tragédia

Para celebrar o aniversário do estádio, o iG fez uma lista com os 51 jogos inesquecíveis da casa são-paulina. Relembre

Fonte IG

Morumbi completa 51 anos de existência. Veja imagens de jogos marcantes no estádio - Foto: Gazeta Press

Capa do jornal 'A Gazeta Esportiva' sobre o jogo de estreia, em 1960 - Foto: Gazeta Press

Presidente Médici cumprimenta Roberto Dias na inauguração com capacidade máxima, em 1970 - Foto: Gazeta Press

Brasil 1 x 1 Áustria, em 1971. Último gol de Pelé com a camisa da seleção - Foto: AE

Em 1973, o árbitro Armando Marques errou nas contas e Portuguesa e Santos dividiram o título - Foto: AE
A estreia de Luis Fabiano no São Paulo está marcada para o próximo domingo, dia 2 de outubro, contra o Flamengo, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. E a partida será numa data mais do que especial para o estádio do Morumbi, já que o palco do duelo completará nada menos que 51 anos de idade.
Curiosamente, desde a inauguração do estádio em 1960, ainda parcialmente construído, o Morumbi recebeu dez partidas do São Paulo justamente no dia do aniversário. E o time paulista tem um retrospecto amplamete favorável, já que venceu oito vezes e perdeu apenas duas.
Ao longo da história, o Morumbi viu muita coisa acontecer. Foram muitas polêmicas, títulos, decepções, despedidas e até tragédia. Certamente, o capítulo mais triste desses 51 anos de existência foi a morte do zagueiro Serginho, do São Caetano, durante uma partida do Brasileirão de 2004.
Apesar de ser a casa são-paulina, outros clubes guardam boas lembranças do Morumbi. Corinthians, Grêmio, Vasco, Palmeiras e Inter de Limeira já levantaram taças no local, além, claro, do próprio São Paulo. A equipe tricolor conquistou duas Libertadores em seu estádio e foi campeão do Brasileirão outras duas vezes diante da torcida.
Para celebrar o aniversário do Morumbi, o iG listou os 51 jogos inesquecíveis que o estádio recebeu desde 1960. Veja abaixo as partidas em ordem cronológica:
1. São Paulo 1 x 0 Sporting Lisboa (02/10/1960)
No primeiro jogo da história do Morumbi, Peixinho foi o autor do gol que fez a festa dos quase 65 mil torcedores que foram ao estádio assistir o amistoso internacional.
2. São Paulo 1 x 1 Porto (25/01/1970)
Outro time português foi convidado para a inauguração total do Morumbi, que teve aproximadamente 100 mil pessoas presentes no empate. Entre os espectadores estavam o presidente da República, Emílio Médici, e o governador de São Paulo, Roberto de Abreu Sodré.
3. Brasil 1 x 1 Áustria (11/07/1971)
O jogo amistoso ficou marcado pelo último gol de Pelé com a camisa da seleção brasileira em jogos oficiais. A festa só não ficou completa porque o atacante austríaco Jara também balançou as redes, impedindo o triunfo verde-amarelo.
4. Portuguesa 0 x 0 Santos (26/08/1973)
O empate sem gols levou a decisão do Paulistão daquele ano para os pênaltis. Porém, ninguém imaginava que o árbitro Armando Marques fosse errar nas contas das cobranças, fazendo com que o título ficasse dividido entre as equipes.
5. Ponte Preta 2 x 1 Corinthians (09/10/1977)
A segunda partida da decisão do Paulistão de 77 registrou o maior público de toda história do Morumbi em partidas de futebol. Exatamente 146.082 pessoas viram ao triunfo do time de Campinas sobre o alvinegro da capital.
6. Corinthians 1 x 0 Ponte Preta (13/10/1977)
O jejum de títulos já durava 22 anos, oito meses e seis dias. O empate no tempo normal e na prorrogação já servia para a equipe corintiana, mas, aos 36 minutos do segundo tempo, Basílio anotou o gol da vitória que garantiu o título do Campeonato Paulista.
7. Palmeiras 2 x 3 Internacional (13/12/1979)
Naquele dia, o Morumbi assistiu a uma verdadeira atução de gala do volante Falcão. O jogador colorado marcou duas vezes contra o Palmeiras, aos 19 e 25 do segundo tempo, virando a partida e conduzindo o Inter ao título do Brasileirão.
8. São Paulo 3 x 2 Botafogo (26/04/1981)
Na semifinal do Brasileiro, o time paulista precisava vencer os cariocas, mas viu o rival abrir 2 a 0 antes dos 20 minutos de jogo. Porém, em tarde inspirada de Éverton, que marcou duas vezes, o São Paulo virou o duelo e se classificou à decisão.
9. São Paulo 0 x 1 Grêmio (03/05/1981)
Nem a heroica vitória na semifinal foi suficiente para embalar o São Paulo na final contra o Grêmio. O time precisava vencer, mas foi derrotado com um gol de Baltazar, que calou os 95 mil torcedores presentes no Morumbi. Grêmio campeão!
10. Palmeiras 1 x 2 Inter de Limeira (03/09/1986)
Um time do interior jamais havia ganhado o Paulistão. Mas a história foi reescrita em 86, quando a Inter de Limeira surpreendeu o favorito Palmeiras, ficando com o título. Uma façanha história para o time comandado por Pepe, na ocasião.
11. São Paulo 0 x 1 Vasco (16/12/1989)
Mais uma vez o time paulista decepcionou sua torcida e deixou escapar o título do Brasileirão em seus domínios. O gol do atacante Sorato, logo no início do segundo tempo, garantiu a conquista nacional para a equipe carioca.
12. São Paulo 0 x 1 Corinthians (16/12/1990)
A decisão do Brasileirão colocou frente a frente duas equipes paulistas. Melhor para o alvinegro, que contou com gol do talismã Tupãzinho, aos nove minutos da etapa final, para celebrar seu primeiro título nacional.
13. São Paulo 1 x 0 Bragantino (05/06/1991)
O azarão Bragantino chegou à final do Brasileirão como franco atirador. E o São Paulo sofreu para vencer a primeira partida da decisãol. O time de Telê Santana contou com um gol espírita de Mário Tilico para levar a vantagem ao segundo duelo (que terminou empatado e com título para o São Paulo)
14. Corinthians 0 x 3 São Paulo (08/12/1991)
Raí, Raí e Raí. O meio-campista deu show e fez, simplesmente, os três gols da vitória no primeiro jogo da final do Paulistão. Um dia inesquecível para os são-paulinos, que comemorariam o título uma semana depois, após empate sem gols.
15. São Paulo 1 (3) x (2) 0 Newell's Old Boys (17/06/1992)
Raí fez, de pênalti, o gol são-paulino no tempo normal, levando a decisão da Libertadores para as penalidades. Na disputa da marca da cal, brilhou a estrela de Zetti, que defendeu a cobrança de Gamboa e garantiu o primeiro título do torneio para o clube.
16. São Paulo 2 x 0 Sevilla (27/03/1993)
Um amistoso que, aparentemente, não merecia destaque, mas que ganhou importância devido a presença de ninguém menos que Maradona pelo lado do time espanhol. Porém, foi o camisa 10 brasileiro que brilhou. Raí fez os dois gols do triunfo tricolor.
17. São Paulo 5 x 1 Universidad Católica (19/05/1993)
Com show de Raí e Müller, o São Paulo não tomou conhecimento dos chilenos na primeira partida da final da Libertadores e levou grande vantagem para o jogo de volta. Em Santiago, derrota por 2 a 0, mas bicampeonato assegurado.
18. Palmeiras 4 x 0 Corinthians (12/06/1993)
O alviverde não sabia o que era ser campeão há 16 anos. Mas, comandado por Vanderlei Luxemburgo, o Palmeiras goleou o arquirrival na final do Paulistão (3 a 0 no tempo normal e 1 a 0 na prorrogação) e saiu da incômoda fila.
19. São Paulo 2 (5) x (3) 2 Flamengo (24/11/1993)
A final da Supercopa foi simplesmente espetacular. Leonardo e Juninho Paulista fizeram os gols tricolores, com Renato Gaúcho e Marquinhos anotando os tentos do rubro-negro. Nos pênaltis, Marcelinho Carioca desperdiçou sua cobrança e a taça ficou no Morumbi.
20. Palmeiras 2 x 0 Vitória (12/12/1993)
Embalado pela conquista do Paulistão, o Palmeiras tomou gosto por ganhar títulos e faturou mais um no mesmo ano, para esquecer de vez o jejum anterior. Evair e Edmundo foram os grandes nomes do alviverde na decisão diante dos baianos.
21. São Paulo 4 x 0 Araçatuba (29/07/1994)
O jogo pela Copa Bandeirante ficou marcado por ter registrado o menor público da história do Morumbi. Foram 29 testemunhas - sendo 24 pagantes e outros cinco que não pagaram - que viram a goleada com tentos de Danilo, Douglas, Pereira e Claudio Moura. A renda foi de R$ 66.
22. São Paulo 1 (3) x (5) 0 Vélez Sarsfield (31/08/1994)
Era a chance do tricampeonato da Libertadores, mas o sonho acabou diante da equipe argentina. Depois da vitória no tempo normal, gol de Müller, a decisão foi para os pênaltis. E ai brilhou a estrela do goleiro paraguaio Chilavert, que defendeu a cobrança de Palhinha e calou o Morumbi.
23. São Paulo 2 x 2 Palmeiras (30/10/1994)
No clássico válido pelo Brasileirão, após um empate bastante movimentado, o atacante Edmundo iniciou uma briga com o lateral são-paulino André Luiz, que logo se generalizou com quase todos os jogadores de ambos os lados. O jogo acabou ali.
24. São paulo 3 x 1 Sporting Cristal e São Paulo 3 x 1 Grêmio (16/11/1994)
Por conta do bizarro calendário brasileiro, o São Paulo teve que jogar duas vezes no Morumbi no mesmo dia. Pela Conmebol, triunfo sobre os peruanos, e pelo Campeonato Brasileiro, vitória sobre os gaúchos. Juninho Paulista participou dos dois jogos, entrando no segundo tempo em ambos.
25. São Paulo 3 x 1 Corinthians (10/05/1998)
Na final do Paulistão, o São Paulo contou com um providencial reforço de última hora. O meia Raí havia acabado de acertar seu retorno ao Morumbi, fez sua reestreia sem sequer treinar com a equipe, e ainda fez um gol e deu uma assistência. Título garantido.
*Continua em outro post.
Avalie esta notícia: 6 2
VEJA TAMBÉM
- Escândalo no São Paulo! Polícia civil investiga desvios em vendas de jogadores do São Paulo
- Só falta anunciar? São Paulo esta a detalhes de fechar com craque enquanto Presidente do São Paulo enfrenta crise politica
- MERCADO DA BOLA: São Paulo inicia reformulação para 2026 e planeja saídas e reforços
- São Paulo prioriza Copinha, mas segura Lucca no elenco principal em 2026
- Escândalo no Morumbi: Polícia apura desvio de dinheiro em negociações de jogadores do São Paulo



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net