
vipcomm
Mas não é apenas pelo histórico positivo que Corinthians e São Paulo, respectivamente, apostam neles como diferenciais para conquistar o título deste Brasileiro.
Em elencos dominados por homens de ataque baixinhos, leves e velozes, os centroavantes se destacam também por tipos físicos diferentes.
Ambos são altos, fortes e sabem usar seus corpanzis para vencer as disputas de bola com os zagueiros e aguentar as pancadas distribuídas pelos adversários.
O corintiano Adriano, que teve ontem vetada sua estreia contra o Vasco, no domingo, é o único atacante do vice-líder do Brasileiro que possui essas características.
Com 1,90 m e peso mantido em segredo pelo Corinthians (já ultrapassou os 102 kg), parece um monstro quando comparado a seus companheiros ofensivos.
Liedson, o principal centroavante e artilheiro do Corinthians, apesar de bom nas cabeçadas, é 15 centímetros mais baixo e carrega o apelido de "Levezinho" devido ao corpo nada protuberante.
Os atacantes de lado são ainda menores. Emerson e Willian têm 1,71 m. Jorge Henrique nem chega a 1,70 m.
Ao contrário do Corinthians, o São Paulo até tem outro centroavante com o tradicional porte da posição. Mas prefere não escalá-lo.
Com o técnico Adilson Batista, Willian José (1,86 m e 81 kg) se tornou, quando muito, terceira opção para o ataque.
O treinador prefere formar a linha de frente com os "nanicos" e velocistas Lucas (1,72 m) e Dagoberto (1,75 m). Quando tem de mexer, as opções tradicionais são Marlos (1,73 m) ou Henrique (1,77 m).
A estratégia funciona bem quando o time joga nos contra-ataques e encontra espaço para correr com a bola.
Mas, sem poder apelar para a bola aérea ou jogadas de força, o São Paulo sofre para derrubar defesas bem armadas --não à toa, tem campanha melhor fora de casa do que dentro do Morumbi.
Essa formação tem data certa para ser abandonada: domingo. O estreante Luis Fabiano (1,85 m e 85 kg) está confirmado na equipe titular que joga contra o Flamengo.
"Estávamos precisando de um centroavante de referência. O time vai crescer muito com ele. O Luis Fabiano é o homem ideal para jogar de costas e prender os zagueiros adversários", declarou Lucas.