Ídolo sem títulos, Luis Fabiano busca conquista de expressão

Atacante ergueu só uma taça pelo São Paulo, mas o espírito guerreiro e os gols o transformaram em herói

Fonte IG
No futebol, ídolo é aquele jogador que se identifica com o clube. E, principalmente, o ídolo fica marcado na história por conquistar títulos. No São Paulo, por exemplo, alguns desses nomes são fáceis de serem citados, como Raí, Pedro Rocha, Darío Pereyra, Lugano, Müller, Careca, Rogério Ceni, entre muitos outros atletas.
Mas não é isso que acontece com Luis Fabiano, que nunca ganhou nada de relevante pelo São Paulo, deixou o time na metade de 2004 sendo chamado de "pipoqueiro" pela torcida e que agora retorna com status de ídolo, com direito a apresentação de gala para mais de 45 mil pessoas no estádio do Morumbi.
O único título do atacante no clube paulista foi o Torneio Rio-São Paulo de 2001, quando viu Kaká ser protagonista na final contra o Botafogo. Até sua saída, três anos mais tarde, Luis Fabiano cansou de marcar gols – atualmente é 12º artilheiro da história, com 118 gols, com Serginho Chulapa liderando com 242 –, mas não levantou nenhuma outra taça pelo clube.
O próprio Luis Fabiano se considera um ídolo e sabe explicar o motivo de todo esse carinho da torcida tricolor por ele. “É porque sou guerreiro, batalhei muito pela equipe. Para ganhar títulos precisa de algo mais, o que faltou na minha primeira passagem, mas o torcedor reconhece quem entra em campo para dar o máximo”, disse o atacante quando chegou, em março.
O mais próximo que Luis Fabiano chegou de uma conquista de peso pelo São Paulo foi em 2003, quando o time caiu na semifinal da Copa Sul-Americana diante do River Plate, e no ano seguinte, na eliminação da Copa Libertadores, também na semifinal, contra o Once Caldas.
Um fato que definitivamente pode ter transformado Luis Fabiano em um ídolo aconteceu justamente contra o River Plate. Depois de vencer por 2 a 0 em casa, a partida semifinal foi para os pênaltis. Antes das cobranças, porém, os jogadores dos dois times se envolveram em uma briga generalizada no gramado e a cena do camisa 9 acertando uma voadora no rival argentino é emblemática.

Foto: Arquivo iG
Luis Fabiano acerta voadora nas costas de um jogador do River Plate, em 2003
Expulso, Luis Fabiano não pôde ajudar o São Paulo nas penalidades. A equipe perdeu por 4 a 2 na disputa, não se classificou à final, mas o atacante admitiu que estava mais preocupado em vencer a outra batalha fora do âmbito esportivo. “Entre brigar e bater o pênalti, eu prefiro ajudar na briga”, disse o centroavante na ocasião.
Mesmo sem títulos, o técnico Adilson Batista considera Luis Fabiano um ídolo são-paulino, muito em função do que apresenta em campo. “Eu acho que pela qualidade dele. É um jogador de seleção, atleta interessante, artilheiro, guerreiro. Eu já acompanho Luis desde o início na Ponte, então é um atleta que a gente sempre admirou e hoje tenho o prazer de trabalhar junto”, avaliou o comandante.
Agora mais maduro, Luis Fabiano deixou um pouco de lado a fama de briguento e indisciplinado, ganhou títulos importantes pelo Sevilla, como a Copa da Uefa, Copa do Rei, outros pela seleção brasileira, como a Copa América de 2004 e a Copa das Confederações de 2009, e agora tenta vencer pelo São Paulo. Tempo para isso ele tem, já que seu contrato com o time paulista vai até 2015.
"Chego para continuar a minha história e ganhar o que faltou aqui no São Paulo. Venho para ganhar títulos. Quero chegar a ser o quinto artilheiro da história, mas meu objetivo é conquistar títulos. Tenho quatro anos, sei que se não for bem no primeiro, vai haver pressão", concluiu Luis Fabiano depois de ser apresentado.
Avalie esta notícia: 4 3
VEJA TAMBÉM
- Reforço de peso: Mesmo com crise no Tricolor, Coronel escolhe São Paulo para voltar ao futebol brasileiro
- Mais um capítulo explosivo: filho de Casares é citado em suposta relação com a Osten
- REFORÇO DE PESO! São Paulo anuncia goleiro de seleção para 2026
- SERÁ? São Paulo admite problema antigo e promete pagar jogadores em dia a partir de 2026
- Torcida cobra resposta: São Paulo chega à janela com carências em quase todos os setores



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net