Lesão rara de Luis Fabiano vira aprendizado para fisioterapeuta

O atacante está liberado para jogar os 90 minutos diante do Flamengo

Fonte CLP
A contusão sofrida por Luis Fabiano no dia 6 de março, ainda com a camisa do Sevilla, é considerada simples. Já as complicações que adiaram a estreia do atacante pelo São Paulo e o obrigaram a passar por duas cirurgias são raras e serviram de aprendizado para fisioterapeutas e médicos do clube paulista, que já liberaram o camisa 9 para jogar no domingo, contra o Flamengo.
"Tudo fugiu à normalidade. Esses desafios são importantes para quem gosta da profissão. Não gostaria que tivesse acontecido, mas foi um ganho significativo para minha carreira e para todo o departamento médico do São Paulo. A gente aprendeu, e muito", comentou o fisioterapeuta Luiz Rosan, que acompanhou todo o tratamento de Luis Fabiano, à Rádio Bandeirantes.
A lesão do atacante era em um tendão próximo ao joelho direito. Após a cicatrização, formou-se uma "ferida interna" de tamanho considerável, a chamada fibrose. "Essa ferida fica dura depois que cicatriza e machuca quando contrai. O atleta sente dor, não dá para treinar. Achou-se por bem retirar essa fibrose muscular. Ele (Luis Fabiano) tem no mesmo membro uma outra lesão cicatrizada, mas sem essa dor", explica Rosan.
O fisioterapeuta do São Paulo diz que o Fabuloso já teve "umas oito" contusões semelhantes, mas nunca havia sofrido com fibroses. A operação, realizada em 20 de maio, causou um retrocesso na recuperação do centroavante. Para piorar, um dos pontos da cirurgia teimava em não cicatrizar e uma nova intervenção teve de ser feita no dia 28 de julho.
"Não cicatrizava. Pesquisamos tudo e não chegamos a nenhuma conclusão. Consultou-se três especialistas e optou-se por outra cirurgia. O atleta ficou 15 dias inativo, sem poder fazer nada, e a cicatriz se fechou. Aí iniciou-se um trabalho de fisioterapia para que ele voltasse", acrescentou o profissional são-paulino, crente que o paciente corre os mesmos riscos dos demais atletas de sofrer nova contusão.
"A partir do momento em que o atleta entra em campo, seja para jogo, treino ou até recreativo, ele está sujeito a sofrer algum tipo de lesão. A expectativa da gente é que o Luis volte em alta performance, pelo que temos visto. Nós estamos convictos de que ele está muitíssimo bem. Agora, a gente vai ver no decorrer dos jogos", disse.
A utilização de Luis Fabiano depende exclusivamente da comissão técnica. O atacante já foi aprovado pelos fisioterapeutas, pelo departamento médico e pelos preparadores físicos. A intenção é utilizá-lo por 90 minutos no duelo contra o Flamengo, que deve ser testemunhado por mais de 60 mil pessoas por causa do retorno do ídolo.
Avalie esta notícia: 5 1
VEJA TAMBÉM
- COBIÇADO: São Paulo recebe ofertas por Erick e avalia venda em meio à crise financeira
- BOMBA: Polícia Civil investiga saques e depósitos suspeitos de dirigentes do São Paulo
- Escândalo no São Paulo! Polícia civil investiga desvios em vendas de jogadores do São Paulo
- Só falta anunciar? São Paulo esta a detalhes de fechar com craque enquanto Presidente do São Paulo enfrenta crise politica
- MERCADO DA BOLA: São Paulo inicia reformulação para 2026 e planeja saídas e reforços



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net