Washington pretende ser candidato a vereador na cidade de Caxias do Sul-RS, onde defendeu o time do Caxias de 1993 até 1996, quando foi emprestado ao Internacional e depois à Ponte Preta. Ele voltou em 1998 para então ser negociado com o Paraná.
Djalma Vassão/Gazeta Press

Aposentado desde janeiro de 2011, o Coração Valente brilhou nos gramados e agora espera brilhar na Câmara Legislativa de Caxias do Sul, onde sairá candidato pelo PDT
Nascido em Brasília-DF, o ex-jogador pretende lutar pela cidade que o acolheu no início da carreira: "Posso auxiliar o PDT nessa eleição por ter adquirido uma experiência muito grande jogando e morando em várias metrópoles. Agora quero fazer algo pela cidade que me acolheu".
Depois de 17 anos como jogador profissional e passagens por clubes como Atlético-PR, Verdy Tokyo-JAP, Urawa Reds-JAP, São Paulo e Fluminense, Washington assinará a ficha de filiação ao partido apenas em outubro em evento organizado pelo partido. O ex-camisa 9 deu a receita, ainda em discurso de jogador, para o partido se reerguer no cenário político brasileiro: "É um partido grande e forte, mas que perdeu muito espaço nos últimos anos. Estou aqui para ajudar a retomar aquele caminho".
Dessa forma, Washington segue o caminho de outros boleiros, como Romário, deputado federal no Rio de Janeiro, Túlio, vereador em Goiânia, Danrlei, federal pelo Rio Grande do Sul, Bebeto, estadual no Rio de Janeiro, Marques, estadual em Minas Gerais, entre outros.