Aí sim seria um campeonato nacional fraco.
Não é bem assim. O Brasileirão é muito equilibrado e os clubes aprenderam a disputar o “pontos corridos”. Desde que foi criado em 1971, em 40 edições, 17 clubes já conquistaram o título. Considerando que Guarani, Coritiba, Sport e Bahia não ganham há mais de 20 anos, nem entram como favoritos, podemos admitir que cerca de 13 clubes têm condições de brigar pelo título. Sendo mais pessimista, analisando os principais torneios nos últimos 10 anos, 8 clubes estão sempre levando: São Paulo, Corinthians, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Inter, Grêmio e Cruzeiro.
Palmeiras, Botafogo e Atlético Mineiro estão devendo. Têm sido coadjuvantes.
Em 8 anos de “pontos corridos” tivemos 6 campeões distintos.
Ou seja, não é fácil conquistar o título. Quando criticam os atuais líderes do Brasileirão, dizendo que são fracos, acho que o pessoal está acostumado com o Espanhol onde só existem 2 clubes. Barcelona e Real Madri só enfrentam babaiada. A competição forte na Europa é a Champions League. Aí sim. O Inglês e o Italiano são mais equilibrados. É verdade. Mas não são mais fortes que o Brasileirão.
Depois de muita cornetagem em cima dos líderes que perderam na última rodada, fui checar a classificação da 23a rodada nos últimos anos. Em 2010, Corinthians 44, Flu 42, Cruzeiro 41. Em 2009, Palmeiras 44, Inter 43, São Paulo 40. Ora, a média de pontuação é essa mesma. A exceção é 2007, com São Paulo 50, Cruzeiro 42, Vasco 39. Mesmo 2003, primeiro ano do “pontos corridos” quando o Cruzeiro foi campeão com antecipação, na 23a rodada tinhamos Cruzeiro 47, Sant0s 44, São Paulo 42.
Portanto, não existe nada de anormal neste Brasileiro de 2011.

vipcomm
Rivaldo acredita que o são Paulo chegará à liderença na hora certa
O equilíbrio é assim mesmo. As derrotas de Corinthians e São Paulo foram absolutamente normais. O Botafogo vinha de uma boa sequência de vitórias, mas jogou 5 das últimas 7 no Engenhão. Perdeu as últimas 3 fora. Perder para o Coritiba foi normal. Palmeiras x Inter foi normal, qualquer um poderia ter vencido aquela partida.
A única exceção foi o Flamengo. A cornetagem na Gávea faz todo sentido.
O pessoal está frustrado porque queria assumir a ponta do campeonato.
Calma, tem muito campeonato pela frente.