Rivaldo revelou logo após o jogo detalhes do discurso do goleiro-artilheiro, que falou em honrar a camisa, e deu outros detalhes que ajudam a explicar o espírito de superação do grupo. Segundo apurou o MARCA BRASIL, Rogério procurou motivar individualmente cada um dos 17 atletas que entraram no gramado do Orlando Scarpelli. Posteriormente, na conversa com o grupo, momentos antes de entrar em campo, as palavras do capitão tocaram fundo a muitos de seus companheiros.
“Ele sempre dá uma preleção antes e depois da partida para nos motivar. Desta vez não foi diferente, mas alguns jogadores se emocionaram bastante com as palavras dele antes daquele jogo. Ele é um verdadeiro líder, que sabe mexer com o espírito do grupo”, admitiu Xandão, que em seguida completou: “Assim que acabou o discurso do Rogério Ceni, vi que o Carlinhos Paraíba estava muito emocionado. Outros também ficaram muito emocionados, mas seguraram as lágrimas”, comentou.

Entre os assuntos colocados em pauta pelo goleiro estava seu desejo de encerrar sua carreira com o título do Brasileiro e da Libertadores, coroando toda a atual jovem geração do Morumbi. “Ele procurou levantar o moral dos jovens jogadores e falou sobre o prazer e a responsabilidade de vestirem a camisa do São Paulo”, admitiu o zagueiro Rhodolfo.
Rogério, que amanhã fará seu milésimo jogo pelo Tricolor, deve encerrar a carreira no fim de 2012.