
Cañete estreou contra o Fluminense
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
O veterano meia Rivaldo vive sua pior fase desde que Adilson Batista assumiu o São Paulo. Depois de voltar ao banco de reservas nas partidas contra Ceará, pela Sul-Americana, e Santos, pelo Campeonato Brasileiro, o meia-atacante foi titular ante o Fluminense, mas acabou substituído por Willian José ainda no intervalo do jogo, que terminou com vitória carioca por 2 a 1.
Adilson Batista minimiza a perda de espaço do jogador, que se desentendeu com o então técnico Paulo César Carpegiani após a eliminação do clube na Copa do Brasil justamente por não se sentir confortável na reserva.
"Vocês (jornalistas) conhecem a qualidade e o potencial do Rivaldo. Ele é um jogador importante e vai nos ajudar", disse o treinador, antes de explicar o motivo da troca no confronto ante o Fluminense. "Foi opção, nós estávamos perdendo o jogo e eu queria um centroavante de área. Nada contra o atleta que saiu, mas vi que o time melhorou", completou.
Independente da opção do treinador, o experiente atleta continua sendo uma referência para os colegas. "Nosso time tem muitos jogadores jovens e até ter a experiência de um cara como o Rivaldo, que está há muito tempo no futebol, demora", disse o zagueiro João Filipe. No segundo tempo contra do jogo de quarta, o argentino Cañete definitivamente se tornou concorrente de Rivaldo. O meio-campista, que chegou cercado de expectativa pela diretoria, finalmente estreou com a camisa do clube - estava regularizado desde o dia 2 de agosto e seis dias depois tinha condições físicas para jogar.
Cañete jogou poucos minutos e seus lances mais significativos, um corta-luz e um lançamento, não deram certo. Mesmo assim, a comissão técnica enxerga potencial para escalá-lo como titular, ainda mais com os constantes desfalques. "Ele entrou e é um jogador de qualidade, mas não podemos avaliar o atleta por 15 minutos", comentou Adilson.
Rivaldo tem mais chances de começar jogando no duelo de sábado, contra o Figueirense, do que o argentino. No entanto, nem mesmo o meia-atacante tem vaga garantida, já que treinador quebra a cabeça para superar os desfalques de Piris, Lucas, Jean, Juan, Wellington, Denilson, Fernandinho, Bruno Uvini e Luis Fabiano. O São Paulo faz treino secreto nessa sexta e a escalação será revelada momentos antes do jogo.