A base inicialmente será formada pelos atletas que conquistaram o Mundial Sub-20 na Colômbia, no mês de agosto. Há quatro anos, o Brasil acabou eliminado ainda na primeira fase, após derrota por 4 a 2 para o Equador. A torcida brasileira que lotou o Maracanã na ocasião saiu muito decepcionada e vaiou os jogadores.
O elenco que disputou o Pan do Rio de Janeiro era todo ele sub-17, o que claramente foi sentido pelos jogadores. Os rivais equatorinos além de atuarem com a delegação sub-20, tiveram o reforço de dois adultos. Lulinha, ex-Corinthians, e que hoje defende o Bahia, era a grande esperança brasileira, mas assim como seus companheiros sentiu a pressão da pouca idade e de um estádio com mais de 60 mil pessoas.
Em entrevista exclusiva ao Terra, Ney Franco explicou o critério pelos garotos da sub-20.
"Não queremos cometer o mesmo erro do último Pan, temos que equilibrar as forças".
Como os Jogos de Guadalajara não serão disputadas em data Fifa, a tendência é a de que os clubes não liberem seus principais atletas.
"Isso foi planejado com a CBF. Temos consciência e não vamos entrar em colisão com os clubes. O Brasileiro estará na reta final e não queremos prejudicar ninguém", prometeu o ex-treinador do Coritiba.

O meia Oscar, do Internacional, o lateral Danilo, do Santos, e o volante Casemiro, do São Paulo, estão praticamente descartados. Titulares em suas respectivas equipes e fundamentais na conquista do pentacampeonato Mundial Sub-20 na Colômbia, eles com certeza não serão liberados. Essa regra também se encaixa para os atletas que atuam no exterior.
"Os clubes europeus têm suas razões para não ceder. Estarão no começo da temporada", completou Ney Franco. São os casos dos meias Philippe Coutinho e Dudu e do lateral Alex Sandro. As dúvidas se encerram no dia 26 de setembro, data da convocação oficial. Serão chamados 18 jogadores.
No dia 4 de outubro, os atletas se juntam à comissão técnica para o período de treinamentos na Granja Comary. A viagem para a cidade de Guadalajara está marcada para o dia 12.
O Brasil estreia no dia 19 contra a Argentina. Costa Rica e Cuba também estão no Grupo B da competição. Os dois primeiros colocados se classificam para a fase semifinal.