
Marcelo Nicácio decidiu! Com o gol da vitória marcado por ele aos 48 minutos do segundo tempo, o Ceará venceu o São Paulo por 2 a 1 nesta quarta-feira, no estádio Presidente Vargas, pela Segunda Fase da Copa Sul-Americana. De virada, a equipe cearense conseguiu dar um passo importante para avançar às oitavas da Sul-Americana.
Com o resultado, o Vozão terá a vantagem do empate diante do Tricolor no jogo de volta, no próximo dia 24, no Morumbi. O São Paulo, porém, se classifica caso vença o Vozão com uma vitória simples. Assim como no último encontro das duas equipes, na quinta rodada, o Ceará dificultou para o São Paulo, mas, desta vez, saiu com a vitória.
O jogo foi de muita movimentação e disputado a todo momento. O Vozão, contudo, levou a vantagem. Após um predomínio total no primeiro tempo que terminou, o Vozão se viu em vantagem numérica quando Denilson saiu expulso aos 2 minutos da segunda etapa. Contudo, o São Paulo parecia administrar o jogo até que o Vozão, que insistiu na pressão, chegou ao gol da vitória.
Vozão sufoca o Tricolor
Assim como na última vez em que o São Paulo enfrentou o Ceará no Presidente Vargas, o Vozão dificultou o jogo a todo momento para o Tricolor. Durante toda a primeira etapa, a equipe cearense se mostrou melhor: nos avanços dos laterais, na movimentação do ataque (destaque para Osvaldo), na aproximação do meia Felipe Azevedo e dos volantes.
Ofensivamente, as duas equipes iam bem e criavam chances. Defensivamente, porém, a situação era outra. Com pouca marcação no meio de campo, o jogo era incessante e as chances a todo momento pipocavam em cada uma das áreas. Restava a quem criava, definir as chances. E foi o São Paulo quem o fez, na primeira oportunidade mais aguda de gol que teve, após um lance emblemático.
Aos 21, Felipe Azevedo fez grande jogada pela direita e deixou Roger livre para marcar. O atacante, porém, não conseguiu concluir bem a gol e Rogério Ceni fez grande defesa. Na sequência, Fernandinho arrancou pela esquerda e Rivaldo se posicionou muito bem para, no minuto seguinte, apenas empurrar a bola para o gol e abrir o placar para o São Paulo.
Mesmo com a vantagem, o São Paulo não conseguiu segurar o ímpeto cearense. A equipe pressionava, criava e o empate parecia questão de tempo. E ele veio no último minuto do tempo regulamentar. Osvaldo aproveitou furada de Wellington, avançou pela direita e cruzou para a área. Rudnei chegou de trás e completou de letra. Golaço que deu moral ao Vozão.
São Paulo sofre na volta do intervalo
O intervalo e o início do segundo tempo não poderiam ter sido piores para o time do São Paulo. Rhodolfo sentiu lesão e teve de ser substituído por Jean. Com isso, Denilson foi recuado para compor a zaga. Contudo, o volante foi expulso com apenas dois minutos de jogo (esta foi sua segunda expulsão desde seu retorno ao São Paulo). Piris teve de ser improvisado na zaga, Jean passou a ocupar a lateral direita e o São Paulo apostou em duas linhas de quatro homens, com apenas Fernandinho à frente.
Apesar da desvantagem numérica, o São Paulo suportou uma pressão inicial do Ceará e, nos minutos seguintes, conseguiu administrar bem a partida. A boa disposição tática do Ceará no primeiro tempo foi dificultada na segunda etapa quando o São Paulo, com um a menos, se fechou e priorizou a marcação. Sem o meio de campo livre, o Vozão sofreu. E o Tricolor, além da marcação, saía com velocidade e sabia segurar a posse de bola.
O Ceará, então, se lançou de vez ao ataque. Washington substituiu Boiadeiro e o Vozão ficou com três atacantes. E o gol foi mesmo na raça. Após cruzamento da esquerda, Washington cabeceou na trave e Marcelo Nicácio aproveitou o rebote para dar a vantagem definitiva ao Vozão. Boa vitória da equipe da casa no Presidente Vargas.
Próximos jogos
O Tricolor agora enfrenta o Atlético-PR no próximo sábado, às 18h30, em casa. Já o Vozão vai ao Pacaembu no próximo domingo, às 16h, para enfrentar o Corinthians.