Criada pela Fifa, a pedido dos clubes ¨não-europeus¨ para evitar as negociações de atletas a qualquer instante e também proteger mercados, a politica de transferência internacional de jogadores não respeita uma mesma data.
O fato cria confusões na hora de entender como e quando funciona a regra de transferências internacionais.
O principal mercado do futebol, o europeu, está com a janela aberta até 31 de agosto. Com o mês inteiro para negociações, os clubes correm o risco de perder jogadores ou podem ter a chance de realizar bons negócios (depende da ótica e do interesse, evidente). Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, Portugal e França são compradores natos.
Ainda em agosto, outro mercado estará fechado. O Japão tranca a janela no dia 10 de agosto.
Três outros lugares estarão abertos para transferências até setembro: Turquia (dia 5), Arábia Saudita (6) e Catar (9).
A China, cada vez mais interessada em investir no futebol, encerrou as contratações no dia 8 de julho e a tradicional Coréia do Sul, em 28 de julho.
No caso brasileiro, a proteção tem apenas uma via. Jogadores podem ainda sair, mas não podem chegar ao Brasil. Dá para entender?
O ideal seria a Fifa unificar, não apenas os calendários de clubes e seleções, mas também definir o mesmo período para as transações de jogadores, entre os times de todo planeta.
Ps.: A próxima janela estará aberta em janeiro.
Datas diferentes confundem janela de transferências
Fonte UOL/Quesada
4 de Agosto de 2011
Avalie esta notícia:
13
1
VEJA TAMBÉM
- COBIÇADO: São Paulo recebe ofertas por Erick e avalia venda em meio à crise financeira- BOMBA: Polícia Civil investiga saques e depósitos suspeitos de dirigentes do São Paulo
- FINALMENTE! Conselheiros protocolam pedido de impeachment de Julio Casares
- Escândalo no São Paulo! Polícia civil investiga desvios em vendas de jogadores do São Paulo
- Só falta anunciar? São Paulo esta a detalhes de fechar com craque enquanto Presidente do São Paulo enfrenta crise politica