
A edição 2011 do Campeonato Brasileiro surpreende pelo bom ritmo apresentado pelos líderes desde as rodadas iniciais. Normalmente, as principais forças são atrapalhadas na primeira parte da competição por dividir as atenções com as fases decisivas da Copa Libertadores da América e da Copa do Brasil. Mas apenas o Santos foi perturbado por dividir suas atenções com a final continental.
Enquanto isso, os quatro melhores da classificação estão com números que chamam a atenção. Corinthians (77,77%), Flamengo (69,23%), São Paulo e Palmeiras (ambos 64,10%) tiram vantagem de um aproveitamento melhor em relação aos últimos dois campeões nacionais. Em 2010, o Fluminense levantou a taça com 62,28% dos pontos. No ano anterior, o Flamengo faturou o título com 60,53%.
"Eu já vinha alertando que esse aproveitamento poderia acontecer, pois apenas o Santos ficou na fase final da Copa Libertadores da América, os outros brasileiros caíram logo. É um campeonato diferente", previne Adilson Batista, técnico do São Paulo, o melhor visitante do Brasileirão até o momento.
Até a décima rodada, o desempenho do líder Corinthians era ainda melhor, classificado por muitos como inacreditável - com 93,3% de aproveitamento. Foram 28 pontos em 30 disputados. Agora, a equipe de Parque São Jorge demonstra uma queda após as derrotas para Cruzeiro, em casa, e Avaí, fora. Ainda assim, o Timão segue tratado como um dos favoritos, até porque continua na frente com um jogo a menos em relação aos rivais.
"Todos os participantes estão inteiros, acredito nessa pegada até o final, é muita gente brigando. O objetivo dos times é ficar sempre próximos dos líderes, caminhar ao lado com a turma da frente. Nós também queremos isso", emenda o são-paulino Adilson Batista.
Mesmo com os dois tropeços consecutivos, o Corinthians pode pensar em uma campanha histórica. A equipe do técnico Tite continua superior em relação ao Cruzeiro de 2003, campeão da "era dos pontos corridos" com melhor desempenho: 72,46%.
Para quem está na cola da liderança, a ordem é acreditar que o rival de Parque São Jorge não vai recuperar o ritmo veloz das dez rodadas iniciais. Comandante do Palmeiras, quarto colocado da classificação, Luiz Felipe Scolari já faz, inclusive, uma projeção para a pontuação do futuro campeão.
"Por enquanto, o Palmeiras tem uma campanha que o deixaria em primeiro, quem sabe em segundo. Acho que o campeão terá 75 pontos. Podemos sonhar com o título. Mas, no fim das contas, vontade e espírito é que vão fazer a diferença", alerta Felipão.
Na parte de baixo da tabela, a disputa também promete ser ferrenha. Até o momento, estão na zona de rebaixamento América-MG (8 pontos), Atlético-PR (8), Avaí (10) e Santos (11). Outros clubes de tradição como Grêmio (13) e Atlético-MG (14) não iniciaram bem a competição e permanecem em estado de alerta.
Melhores e Piores do Brasileirão-2011
Melhor ataque: Flamengo (26 gols)
Melhor defesa: Corinthians (8 gols)
Melhor mandante: Palmerias (19 pontos)
Melhor visitante: São Paulo (15 pontos)
Pior ataque: Atlético-PR (9 gols)
Pior defesa: Avaí (29 gols)
Pior mandante: Avaí (5 pontos)
Pior visitante: Atlético-PR (nenhum ponto)
Artilheiro: Ronaldinho Gaúcho (9 gols)