
vipcomm
Santo de casa não faz milagre, diz o dito popular, mas o São Paulo está decidido a colocar um fim na falta de cerimônia dos visitantes em seus jogos pelo Brasileirão no Morumbi. "Perder em casa é sempre difícil, mas precisamos levantar a cabeça", diz o meia Rivaldo.
Terceiro colocado, com 25 pontos, o Tricolor está a apenas três do líder Corinthians e a dois do Flamengo, mas só venceu três de seis jogos no Morumbi até agora. "São pontos que podem fazer falta lá na frente", afirma o lateral-esquerdo Juan.
No domingo, após perder por 2 a 0 para o Vasco, o Tricolor deixou o campo vaiado pela torcida. Foi a segunda derrota em seus domínios na competição. "O São Paulo tem time para ser campeão, mas não pode ficar perdendo pontos quando joga em casa", reconhece Rivaldo, mostrando quais têm sido as falhas da equipe no seu estádio: "O São Paulo entra na empolgação de querer decidir muito rápido e os clubes vêm aqui com inteligência para jogar no contra-ataque".
A receita para escapar dessa armadilha é simples, acredita o meia. "O time tem de jogar como o Barcelona, tocar a bola. Temos 90 minutos para vencer o jogo", compara. "O importante é jogar como no treino: marcar, fazer o mais simples, mostrar que é o São Paulo quem manda em casa".
Para Juan, o time também não pode se deixar intimidar quando o adversário fica em vantagem, como aconteceu contra o Vasco. "Precisamos manter nossa postura tática, mesmo tomando o gol. Os resultados não estão acontecendo como queríamos, mas precisamos ter maturidade. A torcida sempre quer ver seu time vencer. Precisamos assimilar isso e levar a pressão para o lado positivo. A situação só muda com o time vencendo."
O São Paulo vai ter a chance de testar a teoria de seus jogadores nesta quinta-feira, quando recebe o Bahia pela 14 rodada do Brasileirão. "Já conversamos sobre essa afobação e vamos continuar falando até o dia do jogo", garante Rivaldo.