Para acabar com 100% tricolor, Timão aposta em ótima série no Pacaembu
Corinthians defende, neste domingo, a invencibilidade de 16 clássicos no estádio paulistano. Última vitória do São Paulo lá aconteceu em 2005
Fonte Globo Esporte
24 de Junho de 2011
Enquanto espera pela construção de sua própria arena, o Corinthians continua usando o Pacaembu como sua casa. Nos últimos anos, o Timão não vem sendo um bom anfitrião, sobretudo quando os visitantes são um dos três rivais do estado. O Alvinegro não perde um clássico no estádio mais tradicional da capital paulista há 16 partidas. Neste domingo, às 16h, o adversário será o São Paulo, seu grande inimigo nos últimos anos.
A última derrota corintiana no Paulo Machado de Carvalho foi no dia 5 de outubro de 2006, quando foi batido pelo Santos por 3 a 0, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. A equipe era dirigida na época por Emerson Leão e contava com jogadores como Amoroso, Roger, Rafael Moura e Magrão. Kleber, Leandro e Zé Roberto fizeram os gols para o Peixe.
Depois disso, o Corinthians engrenou e não mais perdeu no Pacaembu nos jogos que realizou pelo Campeonato Brasileiro e Paulistão. Foram 16 partidas, sendo 12 vitórias e quatro empates, aproveitamento de 83,3% dos pontos disputados.
O estádio paulistano voltou a ser mais usado pelo Timão em clássicos com o início da guerra de poder contra o São Paulo. No início de 2009, Juvenal Juvêncio se recusou a dar mais de 10% dos ingressos ao Alvinegro antes de um confronto no Morumbi. Em represália, Andrés Sanches determinou que, em sua gestão, o clube nunca mais seria mandante na casa tricolor.
A medida deu certo e, curiosamente, fez do São Paulo a principal vítima, sem conseguir roubar um ponto sequer do adversário – foram quatro derrotas. Diante do Santos, os corintianos obtiveram cinco vitórias e dois empates. Contra o Palmeiras, três triunfos e duas igualdades.
O Pacaembu, aliás, foi decisivo para o Corinthians contra os rivais na temporada 2009. Pelo estadual, o Timão venceu o Tricolor por 2 a 1, de virada, pelas semifinais, gol marcado por Cristian no último minuto, abrindo caminho para o título. Já na decisão, ficou no 1 a 1 com o Peixe, mas o triunfo por 3 a 1, na Vila Belmiro, permitiu o empate.
Em 2011, porém, os números são inferiores, principalmente na reta final do Paulista. O Alvinegro empatou por 1 a 1 com o Palmeiras, pelas semifinais, e se classificou nos pênaltis. Entretanto, o 0 a 0 frente ao Santos afastou a equipe do caneco – perdeu por 2 a 1, no litoral, e ficou com o vice-campeonato.
- É um aspecto importante estar perto da nossa torcida. O Corinthians leva muito isso em consideração. Os jogadores sentem essa proximidade – afirmou o técnico Tite.
Mais do que se manter na liderança e com 100% de aproveitamento, o São Paulo tentará também quebrar uma marca. A última vitória sobre o Corinthians, no Pacaembu, foi em 8 de maio de 2005. E causou estragos. O placar de 5 a 1 revoltou a torcida adversária e culminou na queda do técnico argentino Daniel Passarella em meio à polêmica parceria com a MSI.
Para o atacante Dagoberto, o Tricolor não pode deixar a rivalidade com o rival interferir no desempenho em campo. O camisa 25 diz que a partida é importante porque pode deixar a equipe em situação ainda mais confortável na tabela.
- O clássico é difícil, mas precisamos manter o bom futebol e focar nossa posição na tabela. São três pontos que nos deixarão ainda mais na frente e que lá na frente vão nos ajudar a brigar pelo título de campeão brasileiro. Temos que entrar em campo respeitando o Corinthians, sabemos que a rivalidade é grande, mas temos que vencer - ressaltou o artilheiro do São Paulo na temporada 2011, com 14 gols.
Avalie esta notícia:
2
5
VEJA TAMBÉM
- São Paulo inicia sua jornada na Sul-Americana no Uruguai; Confira a provável escalação!- Dívidas milionária e promessa não cumprida de diretor do São Paulo motivaram fuga de Arboleda!
- ÚLTIMA HORA: São Paulo sobe o tom e dá ultimato de 24 horas para Arboleda se reapresentar
- Exclusivo: Saiba tudo sobre a treta de Arboleda no São Paulo! Você não vai acreditar
- São Paulo enfrenta o Boston River na Sul-Americana; Saiba onde assistir!