O Grêmio disse que vai esperar até as 17h30 desta sexta-feira para poder embarcar para São Paulo. Caso não consiga embarcar, a equipe gaúcha informou que não irá enfrentar o São Paulo.
"Se não conseguirmos viajar, não tem jogo. Se a partida não for adiada, vamos resolver depois com a CBF e o São Paulo. Tem um monte de quartas-feiras livres pela frente", disse o vice de futebol do clube gaúcho, Antônio Vicente Martins.
Para viajar, o Grêmio espera a liberação do aeroporto Salgado Filho, que está fechado por conta das cinzas do vulcão.
Inicialmente, o time embarcaria no começo da tarde para São Paulo, mas o voo foi cancelado. A delegação está concentrada em um hotel perto do aeroporto.
"O São Paulo aguarda pronunciamento da entidade que organiza o campeonato, a CBF. Eles devem definir isso durante a tarde. Essa questão de jogar ou não jogar não é problema nosso", afirmou o vice de futebol são-paulino, João Paulo de Jesus Lopes.
Procurada, a assessoria de comunicação da CBF disse não existir ainda qualquer posição oficial sobre o assunto. Os telefones do diretor de competições, Virgílio Elísio, e o do assessor de imprensa, Rodrigo Paiva, deram caixa-postal.
A nuvem de cinzas decorrente do vulcão chileno Puyehue ocupa 70% do Rio Grande do Sul e todos os voos no Estado foram cancelados para pouso e decolagens.
MAIS JOGOS DO BRASILEIRO
Outras partidas que estão ameaçadas de não serem realizadas neste final de semana por conta das cinzas do vulcão são Avaí x América-MG, Vasco x Figueirense (ambas no sábado) e Internacional x Palmeiras (domingo).
LIBERTADORES
Por conta disso, as companhias aéreas TAM, Gol e Azul anunciaram o cancelamento das viagens para os aeroportos gaúchos. A Gol também optou por suspender temporariamente as operações nos aeroportos de Florianópolis, Chapecó e Navegantes, em Santa Catarina.
Na quinta-feira, a Conmebol (entidade que dirige o futebol sul-americano) informou que adiou o sorteio da chave da Copa Sul-Americana e que ligou o alerta para a final da Taça Libertadores.
O primeiro jogo da final da Libertadores está marcado para o dia 15, quarta-feira que vem, em Montevidéu. A volta está prevista para o dia 22 no Pacaembu, em São Paulo. A Conmebol teme que um eventual atraso prejudique também a Copa América.
