Fifa impede divulgação de documentos contra Teixeira, diz BBC

Fonte Carta Capital

O site da BBC Brasil informou que a Fifa está impedindo o programa de TV Panorama, da emissora inglesa, de divulgar documentos que supostamente revelam a identidade de dois dirigentes do órgão máximo do futebol que foram forçados a devolver dinheiro de propinas em um acordo com autoridades suíças – sede da entidade. Um dos dirigentes seria o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, integrante do comitê executivo da Fifa.
Um promotor de Zug, cidade no nordeste da Suíça, tenta divulgar detalhes do caso, mas é contestado pelos advogados contratados pela Fifa.
Segundo a BBC, Teixeira foi obrigado a devolver o dinheiro por ter supostamente recebido propinas, durante a década de 1990 pagas pela empresa de marketing esportivo, a ISL (International Sports and Leisure). A empresa comercializava direitos de televisão e anúncios durante a Copa do Mundo para anunciantes e patrocinadores e foi à falência em meados de 2001.
No ano passado, o mesmo programa da BBC levantou a suspeita sobre integrantes do comitê executivo da Fifa. Além de Teixeira, foram citados o paraguaio Nicolas Leoz e o camaronês Issa Hayatou.
O total de propinas pagas aos dirigentes chegaria, segundo a reportagem, a 100 milhões de dólares.
Segundo o jornalista suíço Jean François Tanda, que requisitou a divulgação de detalhes do acordo na Justiça, a Fifa está atrasando a liberação do documento para que ela não ocorra antes das eleições da entidade.
Segundo a nota da BBC Brasil, tanto Ricardo Teixeira como João Havelange – também citado entre os suspeitos –se recusaram a responder perguntas feitas pela emissora. A Fifa, por sua vez, s limitou a afirmar que o caso já está encerrado.
Avalie esta notícia: 14 24
VEJA TAMBÉM
- São Paulo x Juventude – Onde assistir, horários e bastidores da Copa do Brasil
- São Paulo enfrenta o Juventude com desfalques importantes
- São Paulo chega pressionado e cheio de desfalques para decisão contra o Juventude
- Torcida organizada invade CT do São Paulo e exige saída de Rui Costa
- INCOMPETÊNCIA? Nome de Dorival surge, mas problema no São Paulo vai muito além do técnico



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Copa do Brasil

Ter - 19:15 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Juventude
Juventude
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net