São Paulo bate a Portuguesa e encara o Santos nas semifinais

Fonte band

O São Paulo venceu a Portuguesa por 2 a 0 neste domingo, na Arena Barueri, e se classificou para as semifinais do Paulistão. Ilsinho e Dagoberto marcaram os gols do Tricolor. Agora, o time do técnico Paulo César Carpegiani encara na próxima fase da competição o Santos, que eliminou a Ponte Preta no sábado. Mandante da partida por ter melhor campanha que o rival, o São Paulo deverá optar pelo Morumbi como palco do jogo, que será realizado no próximo fim de semana.
O São Paulo mostrou oportunismo e um jogo envolvente pelos lados do campo, especialmente através de Ilsinho, Marlos e Dagoberto, e dominou todo o primeiro tempo. Aos 40 minutos, Ilsinho marcou seu terceiro gol nas últimas cinco partidas e abriu o placar em Barueri.
A Lusa melhorou na etapa final e esboçou o empate, mas Rogério Ceni salvou o Tricolor por duas vezes. No fim do jogo, Ilsinho foi decisivo mais uma vez e deu o passe para Dagoberto sacramentar a classificação do São Paulo. Foi a segunda vitória do Tricolor sobre a Portuguesa neste Paulistão. Na primeira fase da competição, a equipe venceu por 3 a 2, no Canindé.
O clássico

Vipcomm
O São Paulo entrou em campo com um desfalque de última hora: Lucas, que sentiu a coxa direita em treinamento no sábado e não se recuperou a tempo, deu lugar a Marlos no meio-campo tricolor, abrindo ainda uma vaga para Ilsinho nos onze iniciais. Rodrigo Souto era a outra novidade, substituindo Alex Silva, com inchaço no joelho direito.
Pelo lado da Portuguesa, o terceiro cartão amarelo do lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro obrigou o técnico Jorginho a improvisar o volante Ademir Sopa na posição. O ânimo nos lados do clube do Canindé era grande, afinal, a última vez que a Lusa chegara às semifinais de um Paulistão fora em 1998, quando perdeu para o Corinthians em arbitragem polêmica do argentino Javier Castrilli.
Com um volante de ofício em uma lateral e o aplicado Marcos Pimentel na outra, a Portuguesa começou a partida fechada pelas laterais, sem dar espaço ao Tricolor. Nem mesmo as infiltrações pelo meio, com Juan, Marlos e Dagoberto, surtiam efeito. Durante os primeiros 20 minutos de jogo, o paredão rubroverde pareceu intransponível e a Lusa aproveitou para se lançar ao ataque, tentando algumas investidas, sem sucesso.
Só o Tricolor se reorganizou em campo. Marlos e Ilsinho trocavam de posições e Miranda, de cabeça aos 24 minutos, triscou a trave de Weverton. Quando Carpegiani tirou Rodrigo Souto, machucado, para promover a entrada de Henrique, a defesa rubroverde simplesmente ruiu. O São Paulo passou a frequentar o campo de ataque mais à vontade. Juan, aos 27, cruzou por baixo e Dagoberto se antecipou à zaga tocando com perigo. Parecia questão de tempo até o primeiro gol da partida, muito mais perto Tricolor do que da Portuguesa.
Mais solto e envolvente pelo meio e pelos flancos, o São Paulo acabou marcando de cabeça. Ilsinho, aos 40 minutos da primeira etapa, aproveitou cruzamento de Jean e testou para o fundo das redes de Weverto.
À Portuguesa, que até ensaiou um bom começo de partida e depois cedeu ao ímpeto do rival, sobraram arremates de longe. Guilherme e Ferdinando, a dupla de volantes rubroverde, arriscaram de fora da área e assustaram Rogério Ceni, no que parecia a única chance da Portuguesa quebrar o gelo são-paulino.
Na segunda etapa, as equipes não mostraram inspiração e poucas eram as chances de gol. Em compensação, os técnicos travaram um duelo à parte. Jorginho viu na entrada do atacante Rafael Silva no lugar de Marco Antônio uma oportunidade para alavancar o ataque rubroverde. Diante da ofensiva adversária, Carpegiani moveu suas peças e tratou de promover a substituição de Marlos para Luiz Eduardo, zagueiro revelado na base tricolor, entrar e proteger a defesa.
O movimento do técnico tricolor "anulou" a ofensiva de Jorginho no tabuleiro de Barueri: a trinca de atacantes lusos foi facilmente marcada pelo novo trio de zagueiros são-paulinos. No entanto, o técnico da Portuguesa colocou Ananias no lugar de Henrique. A mudança não surtiu o efeito desejado, e as equipes continuaram cozinhando a partida. O São Paulo, satisfeito, tocava a bola; a Lusa, sem conseguir decifrar a tática adversária, não tinha profundidade.
Para ultrapassar o inteligente jogo tricolor, Jorginho viu a Portuguesa apostar nas jogadas pelo alto. Jael aos 24, e Luís Ricardo, exigindo defesa incrível de Rogério Ceni aos 28, arrancaram suspiros da torcida lusitana. Rogério, heroico, ainda evitou o que seria o gol de empate em arremate de Ferdinando, aos 32.
Mas, no fim, Ilisinho novamente foi decisivo. Faltando 10 minutos para o fim da etapa regulamentar, ele recebeu na área e tocou para Dagoberto, que só teve o trabalho de acertar o lado oposto de Weverton e marcar.

Ceni fez grandes defesas quando exigido e foi um dos destaques da classificação tricolor
Foto: Fernando Borges/Terra
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO (2): Rogério Ceni, Jean, Rhodolfo, Miranda e Juan; Rodrigo Souto (Henrique 29'/1ºT), Casemiro, Carlinhos e Ilsinho (Cléber Santana 37'/2ºT); Marlos (Luiz Eduardo 11'/2ºT) e Dagoberto. Técnico: Paulo César Carpegiani
PORTUGUESA (0): Weverton; Marcos Pimentel, Domingos, Maurício, Ademir Sopa (Ronaldo 33'/2ºT); Ferdinando, Guilherme, Marco Antonio (Rafael Silva, intervalo) e Henrique (Ananias 17'/2ºT); Jael e Luis Ricardo. Técnico: Jorginho
Gols: Ilsinho, 40'/1ºT (1-0); Dagoberto, 35'/2ºT (2-0)
Cartões amarelos: Rhodolfo (SPO); Marco Antônio, Maurício, Domingos (POR)
Estádio: Morumbi, São Paulo (SP)
Árbitro: Aurélio Sant'Anna Martins
Auxiliares: Reinaldo Rodrigues dos Santos e Marco Antonio de Andrade Motta Junior
Renda/público: R$ 287.118,00 / 11.134 pagantes
Avalie esta notícia: 2 0
VEJA TAMBÉM
- Vídeo da filha do presidente Harry Massis festejando gol do Corinthians gera turbulência política
- São Paulo chega à 152 cruzamentos em 5 jogos no comando de Roger
- O que a diretoria do São Paulo tem para falar após o empate contra o Internacional?
- Renovação próxima: São Paulo se aproxima de estender contrato com a New Balance
- QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL? Saiba quem se destacou na partida de ontem pelo São Paulo!



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 18:30 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Cruzeiro
Cruzeiro
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net